Comportamentos enunciativos de professores em formação nas interações em ambiente virtual de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casotti, Janayna
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Seara, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/6315
Resumo: As interações que se estabelecem por meio de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) vêm-se tornando importante objeto de investigação linguística. Em contexto de cultura digital, intensamente perpassado pelas múltiplas linguagens, é necessário compreender a aprendizagem resultante dessas interações como coconstrução de saberes. Com base em Charaudeau (2008), para quem todo ato de linguagem constitui uma “interação de intencionalidades”, procuraremos perceber de que maneira professores em formação agem na mise en scène do ato de linguagem, a partir da identificação de seus comportamentos enunciativos nos registros de produção de textos que eles mesmos realizam em ambiente virtual de aprendizagem.
id RCAP_e25b101ba78ce9c7bc6d86b5598bf5a4
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6315
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comportamentos enunciativos de professores em formação nas interações em ambiente virtual de aprendizagemResponsabilidade enunciativaAnálise do discursoComportamentos enunciativosInterações virtuaisAnálise discursivo-pragmáticaAmbiente virtual de aprendizagemFormação docenteAs interações que se estabelecem por meio de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) vêm-se tornando importante objeto de investigação linguística. Em contexto de cultura digital, intensamente perpassado pelas múltiplas linguagens, é necessário compreender a aprendizagem resultante dessas interações como coconstrução de saberes. Com base em Charaudeau (2008), para quem todo ato de linguagem constitui uma “interação de intencionalidades”, procuraremos perceber de que maneira professores em formação agem na mise en scène do ato de linguagem, a partir da identificação de seus comportamentos enunciativos nos registros de produção de textos que eles mesmos realizam em ambiente virtual de aprendizagem.Centro Universitário Padre Anchieta Jundiaí/SPRepositório AbertoCasotti, JanaynaSeara, Isabel2017-03-20T12:47:56Z2016-112016-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/6315porCasotti, Janayna; Seara, Isabel - Comportamentos enunciativos de professores em formação nas interações em ambiente virtual de aprendizagem. “Intersecções [Em linha]: revista de estudos sobre práticas discursivas e textuais”. ISSN 1984-2406. A. 3, nº 9 (novembro 2016), p. 121-1321984-2406info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:24:09Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6315Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:46:49.314202Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comportamentos enunciativos de professores em formação nas interações em ambiente virtual de aprendizagem
title Comportamentos enunciativos de professores em formação nas interações em ambiente virtual de aprendizagem
spellingShingle Comportamentos enunciativos de professores em formação nas interações em ambiente virtual de aprendizagem
Casotti, Janayna
Responsabilidade enunciativa
Análise do discurso
Comportamentos enunciativos
Interações virtuais
Análise discursivo-pragmática
Ambiente virtual de aprendizagem
Formação docente
title_short Comportamentos enunciativos de professores em formação nas interações em ambiente virtual de aprendizagem
title_full Comportamentos enunciativos de professores em formação nas interações em ambiente virtual de aprendizagem
title_fullStr Comportamentos enunciativos de professores em formação nas interações em ambiente virtual de aprendizagem
title_full_unstemmed Comportamentos enunciativos de professores em formação nas interações em ambiente virtual de aprendizagem
title_sort Comportamentos enunciativos de professores em formação nas interações em ambiente virtual de aprendizagem
author Casotti, Janayna
author_facet Casotti, Janayna
Seara, Isabel
author_role author
author2 Seara, Isabel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Casotti, Janayna
Seara, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade enunciativa
Análise do discurso
Comportamentos enunciativos
Interações virtuais
Análise discursivo-pragmática
Ambiente virtual de aprendizagem
Formação docente
topic Responsabilidade enunciativa
Análise do discurso
Comportamentos enunciativos
Interações virtuais
Análise discursivo-pragmática
Ambiente virtual de aprendizagem
Formação docente
description As interações que se estabelecem por meio de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) vêm-se tornando importante objeto de investigação linguística. Em contexto de cultura digital, intensamente perpassado pelas múltiplas linguagens, é necessário compreender a aprendizagem resultante dessas interações como coconstrução de saberes. Com base em Charaudeau (2008), para quem todo ato de linguagem constitui uma “interação de intencionalidades”, procuraremos perceber de que maneira professores em formação agem na mise en scène do ato de linguagem, a partir da identificação de seus comportamentos enunciativos nos registros de produção de textos que eles mesmos realizam em ambiente virtual de aprendizagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11
2016-11-01T00:00:00Z
2017-03-20T12:47:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/6315
url http://hdl.handle.net/10400.2/6315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Casotti, Janayna; Seara, Isabel - Comportamentos enunciativos de professores em formação nas interações em ambiente virtual de aprendizagem. “Intersecções [Em linha]: revista de estudos sobre práticas discursivas e textuais”. ISSN 1984-2406. A. 3, nº 9 (novembro 2016), p. 121-132
1984-2406
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Padre Anchieta Jundiaí/SP
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Padre Anchieta Jundiaí/SP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135043416752128