Comportamentos enunciativos de professores em formação nas interações em ambiente virtual de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/6315 |
Resumo: | As interações que se estabelecem por meio de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) vêm-se tornando importante objeto de investigação linguística. Em contexto de cultura digital, intensamente perpassado pelas múltiplas linguagens, é necessário compreender a aprendizagem resultante dessas interações como coconstrução de saberes. Com base em Charaudeau (2008), para quem todo ato de linguagem constitui uma “interação de intencionalidades”, procuraremos perceber de que maneira professores em formação agem na mise en scène do ato de linguagem, a partir da identificação de seus comportamentos enunciativos nos registros de produção de textos que eles mesmos realizam em ambiente virtual de aprendizagem. |
id |
RCAP_e25b101ba78ce9c7bc6d86b5598bf5a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6315 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comportamentos enunciativos de professores em formação nas interações em ambiente virtual de aprendizagemResponsabilidade enunciativaAnálise do discursoComportamentos enunciativosInterações virtuaisAnálise discursivo-pragmáticaAmbiente virtual de aprendizagemFormação docenteAs interações que se estabelecem por meio de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) vêm-se tornando importante objeto de investigação linguística. Em contexto de cultura digital, intensamente perpassado pelas múltiplas linguagens, é necessário compreender a aprendizagem resultante dessas interações como coconstrução de saberes. Com base em Charaudeau (2008), para quem todo ato de linguagem constitui uma “interação de intencionalidades”, procuraremos perceber de que maneira professores em formação agem na mise en scène do ato de linguagem, a partir da identificação de seus comportamentos enunciativos nos registros de produção de textos que eles mesmos realizam em ambiente virtual de aprendizagem.Centro Universitário Padre Anchieta Jundiaí/SPRepositório AbertoCasotti, JanaynaSeara, Isabel2017-03-20T12:47:56Z2016-112016-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/6315porCasotti, Janayna; Seara, Isabel - Comportamentos enunciativos de professores em formação nas interações em ambiente virtual de aprendizagem. “Intersecções [Em linha]: revista de estudos sobre práticas discursivas e textuais”. ISSN 1984-2406. A. 3, nº 9 (novembro 2016), p. 121-1321984-2406info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:24:09Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6315Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:46:49.314202Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comportamentos enunciativos de professores em formação nas interações em ambiente virtual de aprendizagem |
title |
Comportamentos enunciativos de professores em formação nas interações em ambiente virtual de aprendizagem |
spellingShingle |
Comportamentos enunciativos de professores em formação nas interações em ambiente virtual de aprendizagem Casotti, Janayna Responsabilidade enunciativa Análise do discurso Comportamentos enunciativos Interações virtuais Análise discursivo-pragmática Ambiente virtual de aprendizagem Formação docente |
title_short |
Comportamentos enunciativos de professores em formação nas interações em ambiente virtual de aprendizagem |
title_full |
Comportamentos enunciativos de professores em formação nas interações em ambiente virtual de aprendizagem |
title_fullStr |
Comportamentos enunciativos de professores em formação nas interações em ambiente virtual de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Comportamentos enunciativos de professores em formação nas interações em ambiente virtual de aprendizagem |
title_sort |
Comportamentos enunciativos de professores em formação nas interações em ambiente virtual de aprendizagem |
author |
Casotti, Janayna |
author_facet |
Casotti, Janayna Seara, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Seara, Isabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casotti, Janayna Seara, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Responsabilidade enunciativa Análise do discurso Comportamentos enunciativos Interações virtuais Análise discursivo-pragmática Ambiente virtual de aprendizagem Formação docente |
topic |
Responsabilidade enunciativa Análise do discurso Comportamentos enunciativos Interações virtuais Análise discursivo-pragmática Ambiente virtual de aprendizagem Formação docente |
description |
As interações que se estabelecem por meio de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) vêm-se tornando importante objeto de investigação linguística. Em contexto de cultura digital, intensamente perpassado pelas múltiplas linguagens, é necessário compreender a aprendizagem resultante dessas interações como coconstrução de saberes. Com base em Charaudeau (2008), para quem todo ato de linguagem constitui uma “interação de intencionalidades”, procuraremos perceber de que maneira professores em formação agem na mise en scène do ato de linguagem, a partir da identificação de seus comportamentos enunciativos nos registros de produção de textos que eles mesmos realizam em ambiente virtual de aprendizagem. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11 2016-11-01T00:00:00Z 2017-03-20T12:47:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/6315 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/6315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Casotti, Janayna; Seara, Isabel - Comportamentos enunciativos de professores em formação nas interações em ambiente virtual de aprendizagem. “Intersecções [Em linha]: revista de estudos sobre práticas discursivas e textuais”. ISSN 1984-2406. A. 3, nº 9 (novembro 2016), p. 121-132 1984-2406 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário Padre Anchieta Jundiaí/SP |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário Padre Anchieta Jundiaí/SP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135043416752128 |