Implementação de um balanced scorecard na Turexpresso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casquilho, Nélson Guerreiro Martins
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/15275
Resumo: No contexto económico atual extremamente agressivo, criar valor através da estratégia é o derradeiro desafio de qualquer gestor. A informação adequada é hoje mais vital que nunca para formular estratégias adequadas. Toda a informação financeira tradicional baseada maioritariamente na contabilidade, embora importante, não é, de todo, suficiente para a tomada de decisão. Avaliar o desempenho das organizações exige hoje outras abordagens capazes de adicionar outras perspetivas extremamente relevantes à criação de valor. Aos gestores financeiros (CFO – Chief Financial Officer) cabe uma nova missão neste novo paradigma da gestão financeira. Ao CFO da atualidade e do futuro é exigido um papel mais interventivo no planeamento estratégico, mais “parceiro” do negócio não perdendo a sua clareza técnica enquanto especialista em finanças empresariais. Neste contexto inserem-se ferramentas como o Balanced Scorecard. Este documento contempla a implementação de um Balanced Scorecard na Turexpresso, operadora no setor do turismo e transporte rodoviário de passageiros. Existe muita literatura sobre este tema, e muitas foram as suas tentativas de implementação ainda que estas apresentem grandes desafios e grandes necessidades de compromisso. Ainda assim, o BSC é hoje uma importante ferramenta de gestão através da qual se pode dinamizar e unificar os recursos disponíveis de modo a conduzir um negócio de forma mais eficiente. Inferimos sobre a necessidade de medidas de integração dos trabalhadores no processo de condução da estratégia, assim como sobre a necessidade de incentivos que garantam uma gestão sustentável de longo prazo por parte do CFO.
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