Esferas de avaliação de qualidade: um estudo sobre a percepção de qualidade dos alunos da Universidade Castelo Branco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filho, Sergio Freire França
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/3954
Resumo: O presente estudo relata o desenvolvimento de uma pesquisa que possui como objetivo principal verificar quais são os fatores qualitativos na prestação de serviços percebidos pelos alunos matriculados nos cursos de graduação da Universidade Castelo Branco, instituição de ensino superior privada, localizada na capital do Estado do Rio de Janeiro. Foram realizadas entrevistas, por meio de grupo focal, com alguns discentes, sendo possível construir um questionário estruturado, o qual foi aplicado a uma amostra de 606 alunos em 19 cursos distintos. Após a tabulação dos dados, foi empregada a ferramenta estatística de análise fatorial. Com o resultado, foram identificados três fatores: o primeiro corresponde ao relacionamento, que agrupa variáveis comunicação e clima interno; o segundo, qualidade do ensino, que corresponde às variáveis qualidade do curso e professores; e o terceiro corresponde à administração, que agrupa os atributos secretaria e tesouraria. Esses três fatores apontaram o grau de satisfação dos alunos. Assim, a investigação científica aqui construída serve como base eficaz no processo de melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Universidade Castelo Branco. A implantação de práticas de gestão que favoreçam a melhoria da qualidade é imprescindível nos dias de hoje, principalmente devido à grande concorrência pela qual passa o mercado de ensino superior.
id RCAP_e2721ad0e655c4ed43146afd5247b9d1
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/3954
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Esferas de avaliação de qualidade: um estudo sobre a percepção de qualidade dos alunos da Universidade Castelo BrancoFatores qualitativosPrestação de serviçosAnálise fatorialQualidadeQualitative factorsService performanceFactorial analisysQualityO presente estudo relata o desenvolvimento de uma pesquisa que possui como objetivo principal verificar quais são os fatores qualitativos na prestação de serviços percebidos pelos alunos matriculados nos cursos de graduação da Universidade Castelo Branco, instituição de ensino superior privada, localizada na capital do Estado do Rio de Janeiro. Foram realizadas entrevistas, por meio de grupo focal, com alguns discentes, sendo possível construir um questionário estruturado, o qual foi aplicado a uma amostra de 606 alunos em 19 cursos distintos. Após a tabulação dos dados, foi empregada a ferramenta estatística de análise fatorial. Com o resultado, foram identificados três fatores: o primeiro corresponde ao relacionamento, que agrupa variáveis comunicação e clima interno; o segundo, qualidade do ensino, que corresponde às variáveis qualidade do curso e professores; e o terceiro corresponde à administração, que agrupa os atributos secretaria e tesouraria. Esses três fatores apontaram o grau de satisfação dos alunos. Assim, a investigação científica aqui construída serve como base eficaz no processo de melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Universidade Castelo Branco. A implantação de práticas de gestão que favoreçam a melhoria da qualidade é imprescindível nos dias de hoje, principalmente devido à grande concorrência pela qual passa o mercado de ensino superior.The present study narrates a research development which main purpose is to verify the qualitative factors in the service performance noted by the students enrolled in the Castelo Branco University graduation courses, a private senior teaching institute located in the Rio de Janeiro State capital. Interviews were carried out through a focus group, with some scholars, where a structured questionaire was developed and applied to a sample of 606 students scattered by 19 specific courses. While gathering the data an factorial analisys statistics toll was used. As a result where identified three factors: the first corresponds to the relationship, which links the variables communication and the internal environment; the second is teaching quality, which conforms with course quality and teachers variables and the third is related to administration and consists of secretary and treasury attributes. These three factors define the students' satisfaction degree. Therefore, the performed study serves as an efficient basis for the Castelo Branco University performance services quality improvement. The set up of managerial practices which favor quality improvement are mandatory nowadays, mainly due to the huge competition that the senior teaching market has been passing through.2012-10-31T10:46:57Z2009-01-01T00:00:00Z20092012-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/3954porFilho, Sergio Freire Françainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:00:31Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/3954Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:32:04.439723Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Esferas de avaliação de qualidade: um estudo sobre a percepção de qualidade dos alunos da Universidade Castelo Branco
title Esferas de avaliação de qualidade: um estudo sobre a percepção de qualidade dos alunos da Universidade Castelo Branco
spellingShingle Esferas de avaliação de qualidade: um estudo sobre a percepção de qualidade dos alunos da Universidade Castelo Branco
Filho, Sergio Freire França
Fatores qualitativos
Prestação de serviços
Análise fatorial
Qualidade
Qualitative factors
Service performance
Factorial analisys
Quality
title_short Esferas de avaliação de qualidade: um estudo sobre a percepção de qualidade dos alunos da Universidade Castelo Branco
title_full Esferas de avaliação de qualidade: um estudo sobre a percepção de qualidade dos alunos da Universidade Castelo Branco
title_fullStr Esferas de avaliação de qualidade: um estudo sobre a percepção de qualidade dos alunos da Universidade Castelo Branco
title_full_unstemmed Esferas de avaliação de qualidade: um estudo sobre a percepção de qualidade dos alunos da Universidade Castelo Branco
title_sort Esferas de avaliação de qualidade: um estudo sobre a percepção de qualidade dos alunos da Universidade Castelo Branco
author Filho, Sergio Freire França
author_facet Filho, Sergio Freire França
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Filho, Sergio Freire França
dc.subject.por.fl_str_mv Fatores qualitativos
Prestação de serviços
Análise fatorial
Qualidade
Qualitative factors
Service performance
Factorial analisys
Quality
topic Fatores qualitativos
Prestação de serviços
Análise fatorial
Qualidade
Qualitative factors
Service performance
Factorial analisys
Quality
description O presente estudo relata o desenvolvimento de uma pesquisa que possui como objetivo principal verificar quais são os fatores qualitativos na prestação de serviços percebidos pelos alunos matriculados nos cursos de graduação da Universidade Castelo Branco, instituição de ensino superior privada, localizada na capital do Estado do Rio de Janeiro. Foram realizadas entrevistas, por meio de grupo focal, com alguns discentes, sendo possível construir um questionário estruturado, o qual foi aplicado a uma amostra de 606 alunos em 19 cursos distintos. Após a tabulação dos dados, foi empregada a ferramenta estatística de análise fatorial. Com o resultado, foram identificados três fatores: o primeiro corresponde ao relacionamento, que agrupa variáveis comunicação e clima interno; o segundo, qualidade do ensino, que corresponde às variáveis qualidade do curso e professores; e o terceiro corresponde à administração, que agrupa os atributos secretaria e tesouraria. Esses três fatores apontaram o grau de satisfação dos alunos. Assim, a investigação científica aqui construída serve como base eficaz no processo de melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Universidade Castelo Branco. A implantação de práticas de gestão que favoreçam a melhoria da qualidade é imprescindível nos dias de hoje, principalmente devido à grande concorrência pela qual passa o mercado de ensino superior.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2012-10-31T10:46:57Z
2012-10-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/3954
url http://hdl.handle.net/10071/3954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134882384838656