O espaço flexível : o caso dos museus de arte contemporânea pós-minimalista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Bruna Gomes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/8697
Resumo: As transformações ocorridas nos museus de arte contemporânea, face ao cenário artístico no final do século XX, motivaram a realização deste estudo. As variadas linguagens artísticas, como formas, tamanhos e caraterísticas. evidenciaram preocupações espaciais em cada envolvente. O espaço expositivo teve que se adaptar às novas expressões artísticas, para uma melhor compreensão da arquitetura e da sua relação com a arte. A investigação foi desenvolvida através da análise de três estudos de caso. A análise do objeto de estudo, centrada no museu de arte contemporânea, é focada através da exposição itinerante Ideias K de Fernando Sinaga. Esta exposição, de arte contemporânea pós-minimalista, esteve patente no Museu de Arte Contemporânea de Castilla y Léon, no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais de Bragança e no Museu de Arte Contemporânea de Alicante. A análise da exposição itinerante fundamenta-se na definição das caraterísticas arquitetónicas evidentes nos museus de arte contemporânea e na sua interação com a arte contemporânea pós-minimalista. Os objetivos deste estudo consistem em identificar os processos de transformações arquitetónicos e museológicos nos museus de arte contemporânea, no século XX e definir os vínculos mais relevantes entre o espaço arquitetónico museográfico e o espaço expositivo museológico da arte contemporânea pós-minimalista. A metodologia da investigação fundamenta-se no método de multicasos, de natureza comparativa, dos três museus de arte contemporânea. As técnicas de recolha de informação baseiam-se na análise documental e na análise documental gráfica dos projetos dos museus em estudo, para assinalar as caraterísticas espaciais, tendo em consideração a sua relação com a exposição itinerante Ideias K. Para uma informação sustentada foram ainda realizadas quatro entrevistas, que fundamentam a análise dos estudos de caso e argumentam as necessidades da arte contemporânea pós-minimalista. O estudo demonstrou a relevância da investigação na temática, sendo esta de relevância para o projeto dos museus de arte contemporânea. O propósito da investigação é de realizar um contributo para a reflexão sobre o espaço flexível, no caso dos museus de arte contemporânea pós-minimalista. Este estudo é pertinente para o desenho da sala expositiva contemporânea, de acordo com as necessidades da arte na atualidade.
id RCAP_e2773a2bb80dab2746f44be79bb6acd8
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/8697
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O espaço flexível : o caso dos museus de arte contemporânea pós-minimalistaMuseuArte contemporâneaPós-minimalismoEspaço arquitectónicoAs transformações ocorridas nos museus de arte contemporânea, face ao cenário artístico no final do século XX, motivaram a realização deste estudo. As variadas linguagens artísticas, como formas, tamanhos e caraterísticas. evidenciaram preocupações espaciais em cada envolvente. O espaço expositivo teve que se adaptar às novas expressões artísticas, para uma melhor compreensão da arquitetura e da sua relação com a arte. A investigação foi desenvolvida através da análise de três estudos de caso. A análise do objeto de estudo, centrada no museu de arte contemporânea, é focada através da exposição itinerante Ideias K de Fernando Sinaga. Esta exposição, de arte contemporânea pós-minimalista, esteve patente no Museu de Arte Contemporânea de Castilla y Léon, no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais de Bragança e no Museu de Arte Contemporânea de Alicante. A análise da exposição itinerante fundamenta-se na definição das caraterísticas arquitetónicas evidentes nos museus de arte contemporânea e na sua interação com a arte contemporânea pós-minimalista. Os objetivos deste estudo consistem em identificar os processos de transformações arquitetónicos e museológicos nos museus de arte contemporânea, no século XX e definir os vínculos mais relevantes entre o espaço arquitetónico museográfico e o espaço expositivo museológico da arte contemporânea pós-minimalista. A metodologia da investigação fundamenta-se no método de multicasos, de natureza comparativa, dos três museus de arte contemporânea. As técnicas de recolha de informação baseiam-se na análise documental e na análise documental gráfica dos projetos dos museus em estudo, para assinalar as caraterísticas espaciais, tendo em consideração a sua relação com a exposição itinerante Ideias K. Para uma informação sustentada foram ainda realizadas quatro entrevistas, que fundamentam a análise dos estudos de caso e argumentam as necessidades da arte contemporânea pós-minimalista. O estudo demonstrou a relevância da investigação na temática, sendo esta de relevância para o projeto dos museus de arte contemporânea. O propósito da investigação é de realizar um contributo para a reflexão sobre o espaço flexível, no caso dos museus de arte contemporânea pós-minimalista. Este estudo é pertinente para o desenho da sala expositiva contemporânea, de acordo com as necessidades da arte na atualidade.Abstract: This study was motivated by the transformations that occurred in the artistic scenery at the museums of contemporary art in the late 20th century. The diverse artistic languages, such as shapes, sizes and characteristics enhanced artistic worries in each space. The exhibition space had to be adapted to these new artistic expressions for a better understanding of the architecture and its relation with art. The investigation was developed through the analysis of three case studies. The analysis of the object of study, in this case, the contemporary art museum, is focused through the itinerant exhibition Ideias K of Fernando Sinaga. The exhibition, of post-minimalist contemporary art, was exhibited at the Contemporary Art Museum of Castilla y Léon, at the Contemporary Art Center Graça Morais of Bragança, and at the Contemporary Art Museum of Alicante. The analysis of the itinerant exhibition is based on the definition of architectonic characteristics that are evident in contemporary art museums and in its interaction whit post-minimalist contemporary art. The goals of this study are to identify the architectonic and museological transformations processes in contemporary art museums, in the 20th century, and to define the most relevant links between architectonic museographical space and museological expositive space of post-minimalist contemporary art. The research methodology is based on the multi-case method of comparative nature of the three contemporary art museums. The techniques of information collection are based on documental review and a graphical documental review of the museums’ projects to signalize the spatial characteristics, regarding its relation with the itinerant exhibition Ideias K. As a means of information support to the analysis of the case studies, four interviews have also been done, which sustain the claims of the need of post-minimalist contemporary art. This study has demonstrated the relevance of the investigation in this subject, particularly for the contemporary art museum project. The purpose of the investigation is contributing to the reflection about flexible space in post-minimalist contemporary art museums. This study is pertinent to the design of contemporary exhibition room, according to the needs of the art today.Alcindor Huelva, MónicaRepositório ComumTeixeira, Bruna Gomes2015-05-22T10:21:08Z2013-092013-11-29T00:00:00Z2013-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/8697201033666porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:33:11Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/8697Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:11:08.260985Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O espaço flexível : o caso dos museus de arte contemporânea pós-minimalista
title O espaço flexível : o caso dos museus de arte contemporânea pós-minimalista
spellingShingle O espaço flexível : o caso dos museus de arte contemporânea pós-minimalista
Teixeira, Bruna Gomes
Museu
Arte contemporânea
Pós-minimalismo
Espaço arquitectónico
title_short O espaço flexível : o caso dos museus de arte contemporânea pós-minimalista
title_full O espaço flexível : o caso dos museus de arte contemporânea pós-minimalista
title_fullStr O espaço flexível : o caso dos museus de arte contemporânea pós-minimalista
title_full_unstemmed O espaço flexível : o caso dos museus de arte contemporânea pós-minimalista
title_sort O espaço flexível : o caso dos museus de arte contemporânea pós-minimalista
author Teixeira, Bruna Gomes
author_facet Teixeira, Bruna Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alcindor Huelva, Mónica
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Bruna Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Museu
Arte contemporânea
Pós-minimalismo
Espaço arquitectónico
topic Museu
Arte contemporânea
Pós-minimalismo
Espaço arquitectónico
description As transformações ocorridas nos museus de arte contemporânea, face ao cenário artístico no final do século XX, motivaram a realização deste estudo. As variadas linguagens artísticas, como formas, tamanhos e caraterísticas. evidenciaram preocupações espaciais em cada envolvente. O espaço expositivo teve que se adaptar às novas expressões artísticas, para uma melhor compreensão da arquitetura e da sua relação com a arte. A investigação foi desenvolvida através da análise de três estudos de caso. A análise do objeto de estudo, centrada no museu de arte contemporânea, é focada através da exposição itinerante Ideias K de Fernando Sinaga. Esta exposição, de arte contemporânea pós-minimalista, esteve patente no Museu de Arte Contemporânea de Castilla y Léon, no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais de Bragança e no Museu de Arte Contemporânea de Alicante. A análise da exposição itinerante fundamenta-se na definição das caraterísticas arquitetónicas evidentes nos museus de arte contemporânea e na sua interação com a arte contemporânea pós-minimalista. Os objetivos deste estudo consistem em identificar os processos de transformações arquitetónicos e museológicos nos museus de arte contemporânea, no século XX e definir os vínculos mais relevantes entre o espaço arquitetónico museográfico e o espaço expositivo museológico da arte contemporânea pós-minimalista. A metodologia da investigação fundamenta-se no método de multicasos, de natureza comparativa, dos três museus de arte contemporânea. As técnicas de recolha de informação baseiam-se na análise documental e na análise documental gráfica dos projetos dos museus em estudo, para assinalar as caraterísticas espaciais, tendo em consideração a sua relação com a exposição itinerante Ideias K. Para uma informação sustentada foram ainda realizadas quatro entrevistas, que fundamentam a análise dos estudos de caso e argumentam as necessidades da arte contemporânea pós-minimalista. O estudo demonstrou a relevância da investigação na temática, sendo esta de relevância para o projeto dos museus de arte contemporânea. O propósito da investigação é de realizar um contributo para a reflexão sobre o espaço flexível, no caso dos museus de arte contemporânea pós-minimalista. Este estudo é pertinente para o desenho da sala expositiva contemporânea, de acordo com as necessidades da arte na atualidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09
2013-11-29T00:00:00Z
2013-11-29T00:00:00Z
2015-05-22T10:21:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/8697
201033666
url http://hdl.handle.net/10400.26/8697
identifier_str_mv 201033666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129981389897728