Gestão do conhecimento na Agência de Inovação, S.A.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/17354 |
Resumo: | O presente projeto empresa visa analisar o estado da Gestão do Conhecimento na Agência Nacional de Inovação, S.A., uma empresa privada detida a 100% por organismos do estado. Esta análise servirá para estruturar um plano de implementação de iniciativas de Gestão do Conhecimento que visem a melhoria desta gestão, com vista a permitir que a organização consiga utilizar o conhecimento como fonte de criação de valor na sua atividade. Para o efeito, foi efetuado um diagnóstico através de dois focus groups, foi realizado um levantamento do estado dos sistemas de tecnologia de informação e comunicação e das iniciativas de Gestão de Conhecimento já existentes na ANI. Os resultados deste diagnóstico revelaram uma organização a dar os primeiros passos na Gestão do Conhecimento, com processos poucos estruturados para a partilha e armazenamento de conhecimento, demonstrando também falta de sistemas informáticos de suporte à mesma, ausência de momentos para socialização, aversão ao risco e ausência de um sistema de estímulo à partilha de conhecimento entre pessoas. Com base nestes resultados, foi encontrada uma estratégia e uma visão para a gestão do conhecimento, adotada uma framework que guia as iniciativas e Gestão do Conhecimento, foram desenvolvidas iniciativas que visam colmatar estas fraquezas, traduzidas num plano de implementação, incluindo ainda recomendações para a melhoria de iniciativas de Gestão do Conhecimento já em prática na ANI. |
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O presente projeto empresa visa analisar o estado da Gestão do Conhecimento na Agência Nacional de Inovação, S.A., uma empresa privada detida a 100% por organismos do estado. Esta análise servirá para estruturar um plano de implementação de iniciativas de Gestão do Conhecimento que visem a melhoria desta gestão, com vista a permitir que a organização consiga utilizar o conhecimento como fonte de criação de valor na sua atividade. Para o efeito, foi efetuado um diagnóstico através de dois focus groups, foi realizado um levantamento do estado dos sistemas de tecnologia de informação e comunicação e das iniciativas de Gestão de Conhecimento já existentes na ANI. Os resultados deste diagnóstico revelaram uma organização a dar os primeiros passos na Gestão do Conhecimento, com processos poucos estruturados para a partilha e armazenamento de conhecimento, demonstrando também falta de sistemas informáticos de suporte à mesma, ausência de momentos para socialização, aversão ao risco e ausência de um sistema de estímulo à partilha de conhecimento entre pessoas. Com base nestes resultados, foi encontrada uma estratégia e uma visão para a gestão do conhecimento, adotada uma framework que guia as iniciativas e Gestão do Conhecimento, foram desenvolvidas iniciativas que visam colmatar estas fraquezas, traduzidas num plano de implementação, incluindo ainda recomendações para a melhoria de iniciativas de Gestão do Conhecimento já em prática na ANI. |
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