Educação como “Toque De Midas” no Combate à Pobreza, Desigualdade e Exclusão Social em Territórios Vulneráveis: Estudo de Caso Colégio Mão Amiga
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/99346 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo apresentada à Faculdade de Economia |
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Educação como “Toque De Midas” no Combate à Pobreza, Desigualdade e Exclusão Social em Territórios Vulneráveis: Estudo de Caso Colégio Mão AmigaEducation as a “Midas touch” in the fight against poverty, inequality, and social exclusion in vulnerable territories: the case study of Colégio Mao AmigaQuebra da pobreza geracionalEducaçãoIntervenção educacional e comunitáriaPeriferiaEquipamento EscolarBreaking Generational PovertyEducationEducational and Community InterventionOutskirtsEducational InstitutionDissertação de Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo apresentada à Faculdade de EconomiaQue a educação é um fator notável para o desenvolvimento humano, promotor de consciência, pensamento crítico e ampliação de capacidades que levam a melhores condições de vida, não é novidade. Mesmo assim, o acesso a esse direito básico parece não ultrapassar as barreiras visíveis e invisíveis das injustiças sociais presentes no Brasil, país que tem uma das maiores desigualdades sociais do mundo, com reflexos consideráveis na promoção da educação de excelência e na geração de oportunidades para crianças e adolescentes. Negligenciar a educação pública, como já proferido por Darcy Ribeiro, é um projeto que visa justamente a não responder aos desafios sociais de promover a mobilidade e a emancipação. Na contramão disso, organizações da sociedade civil criam articulações que lutam para quebrar essa crise, seja por advocacy ou por ações concretas que fomentam a educação de excelência que leva a uma real transformação social. Considerando essa conjuntura, o presente estudo tem como finalidade a apreciação de um equipamento de educação regular denominado Colégio Mão Amiga, interventor em um território em situação de vulnerabilidade, que se propõe a transformar as condições de pobreza e exclusão social por meio da educação de excelência e transmissão de valores humanos. Alicerçado no paradigma sociocrítico, de caráter aplicado, este trabalho é constituído por estudo de caso e embasado pelas ideias de António Nóvoa (1999), Paulo Freire (2016) e Darcy Ribeiro, citado no trabalho de Maurício & Ribeiro (2018). O estudo permitiu conhecer as características físicas, administrativas e sociais do equipamento em questão e sua capacidade de gerar/criar impacto positivo nas condições de pobreza, exclusão social e desigualdade de oportunidade, segundo um conjunto de percepções e sentimentos dos seus participantes.That education is a notable factor for human development, promoting awareness, critical thinking and expanding capabilities that lead to better living conditions, this is nothing new. Even so, access to this basic right does not seem to overcome the visible and invisible barriers of social injustices present in Brazil, a country that has one of the greatest social inequalities in the world, with considerable consequences in the promotion of excellent education and in the generation of opportunities for children and teenagers. Neglecting public education, as already stated by Darcy Ribeiro, is a project that seeks precisely not to respond to social challenges of promoting mobility and emancipation. Opposite to this, civil society organizations create articulations that fight to break this crisis, either through advocacy or through concrete actions that promote excellent education, which leads to real social transformation. Considering this situation, the present study aims to assess a regular education facility called Colégio Mão Amiga, which intervenes in an area under vulnerabilities and proposes to transform the conditions of poverty and social exclusion through excellence in education and the transmission of human values. Based on the sociocritical paradigm, with an applied character, this work consists of a Case Study and is supported by the ideas of António Nóvoa (1999), Paulo Freire (2016) and Darcy Ribeiro, as cited in the work of Maurício & Ribeiro (2018). The study allowed knowing the physical, administrative, and social characteristics of the institution in question and its ability to generate/create a positive impact on conditions of poverty, social exclusion, and inequality of opportunity, according to a set of perceptions and feelings of its participants.2021-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/99346http://hdl.handle.net/10316/99346TID:202963934porSilva, Thiago Rodrigo Santos dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:41:04Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/99346Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:16:58.879892Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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