Controvérsias e conflitos socioambientais: possibilidades e limites para o trabalho docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicolai-Hernández, Vagner Aparecido de
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Carvalho, Luiz Marcelo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.323
Resumo: A incorporação de temas controversos em atividades de ensino tem sido considerada como caminho de grande significado, não só pelos conhecimentos que promove acerca dos conteúdos, dos processos e da natureza da ciência e da tecnologia, mas, também pelas potencialidades educativas dessas abordagens para o desenvolvimento cognitivo, social, político, moral e ético dos alunos. Embora atividades de ensino que incorporem temas controversos/conflitos ambientais não sejam consideradas em nossas escolas, uma série de evidências empíricas validando as potencialidades educativas da discussão de questões controversas têm sido apontadas. Partindo desses pressupostos, procuramos, nesta pesquisa, investigar as possibilidades e os limites dos professores de uma escola básica em reconhecerem, explicitarem e elaborarem propostas de ensino que incorporem temas controversos/conflitos socioambientais. A coleta de dados para a investigação ocorreu a partir do desenvolvimento de uma proposta de formação continuada em serviço, em uma escola básica no interior do Estado de São Paulo, Brasil. É interessante observar que no início do processo de formação continuada os professores espontaneamente não mencionaram a possibilidade de considerar essa perspectiva em suas reflexões e práticas. No entanto, quando a dimensão da controvérsia relacionada à temática ambiental lhes foi apresentada, os professores não foram apenas capazes de reconhecer controvérsias deste tipo como identificaram múltiplos fatores determinantes desses fenômenos. Ao final do processo, os professores foram capazes de reconhecer a dimensão política e social das controvérsias. Além disso, o papel atribuído à escola básica no processo de explicitação dos conflitos, assim como o potencial pedagógico de tal abordagem, foi por eles enfatizado.
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