A tecnologia de hidrogénio: estudo de um sistema de propulsão alternativo para o futuro do setor logístico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Cátia Azevedo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8766
Resumo: A utilização de hidrogénio como combustível está atualmente em constante expansão, em diversos países. Vários órgãos internacionais de estudo de mercado, como a U.S Department of energy (DOE), identificaram recentemente mercados promissores para a implementação de células de combustível, e num desses mercados está presente a utilização de células de combustível em empilhadores. A utilização deste tipo de tecnologia neste ramo, está a ser aplicada com grande ênfase principalmente na América, onde existem também grandes incentivos monetários. Durante a realização desta dissertação foi feita uma revisão do estado da arte da tecnologia de células de combustível. Também se efetuou uma caracterização dos mercados, bem como das condições técnicas e de funcionamento. Na parte final da dissertação é apresentado um estudo viabilidade da implementação da tecnologia de hidrogénio, tanto a nível energético, como a nível económico. Tendo em conta que o desempenho deste tipo de veículos é modulado através de estudos paramétricos, foi criado um modelo em função do número de viagens diárias realizadas por empilhador, que caracteriza o seu gasto energético. Os nossosresultados mostram que de acordo com a carga de trabalho que a cada empresa exige, deve-se dimensionar a frota de empilhadores de forma correta, sendo necessário, em algumas ocasiões escolher o sistema de propulsão que permita obter a maior produtividade. Lembre-se que neste trabalho apenas são abordadas soluções elétricas, ou seja, só são abordados os sistemas de propulsão utilizando baterias e células de combustível.
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