Caçador de sonhos: (des)construindo o caminho de uma futura profissional de educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/43265 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_e29f0f4f4f5d65dcda39f5ba276db15a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43265 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Caçador de sonhos: (des)construindo o caminho de uma futura profissional de educação básicaFormação profissionalDesenvolvimento profissionalAprendizagem profissionalSocialização profissionalIdentidade profissionalProfessional trainingProfessional developmentProfessional knowledgeProfessional socializationProfessional identityCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o percurso realizado por mim durante os anos finais da formação, a partir de uma narrativa descritiva e reflexiva das aprendizagens e experiências que foram essenciais para a (des)construção da minha identidade enquanto futura profissional da Educação Básica. De facto, considera-se que a construção de uma narrativa permite mobilizar todo um manancial de saberes e competências adquiridos durante o percurso formativo, que, depois de passados pelos fios da reflexão, lançam um novo olhar sobre a minha Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Pré-escolar e de 1º Ciclo do Ensino Básico. Utilizou-se como desenho metodológico deste estudo a (auto)biografia narrativa por permitir a reconstrução das experiências formadoras inscritas na memória, ao mesmo tempo que possibilita a reflexão sobre elas desde uma perspetiva mais pessoal e integrada. Por isso, toda a narrativa está descrita na 1ª pessoa, como se da página de um diário se tratasse, assumindo-se, assim, o presente trabalho como uma conversa de mim para mim mesma na busca de significados e sentidos para este caminho. A elaboração deste trabalho permitiu compreender a importância que a minha formação profissional teve na construção da aprendizagem, do conhecimento, da socialização e da identidade profissionais, no sentido de me tornar uma profissional reflexiva e autónoma nas minhas práticas.The present investigation aims to think about the last years of the my professional training from a descriptive and reflective point of view. This narrative talks about the experiences that were essential for the (de)construction of my identity as a future teacher. The construction of a narrative allowed me to mobilize a wealth of knowledge and skills acquired during the training course, that gives me a new look about my Supervised Teaching Practice. In this study was used, as project methodology, an (auto)biographical narrative approach in allow to reconstruct the training experiences inscribed in my memory. At the same time this approach gives me the possibility to think about my formative path from a more personal and integrated perspective. Therefore, the entire narrative is described in 1st person, like the page of a diary, a conversation from me to myself, in search of meanings and senses to this path. This work made me understand the importance of my training in my professional development and in the construction of my professional knowledge and identity in order to become a more reflexive professional in my educational practices.Carvalho, Maria de Lurdes Dias deUniversidade do MinhoMiranda, Carla Patrícia Queirós20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/1822/43265por201275031info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43265Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:03.317104Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caçador de sonhos: (des)construindo o caminho de uma futura profissional de educação básica |
title |
Caçador de sonhos: (des)construindo o caminho de uma futura profissional de educação básica |
spellingShingle |
Caçador de sonhos: (des)construindo o caminho de uma futura profissional de educação básica Miranda, Carla Patrícia Queirós Formação profissional Desenvolvimento profissional Aprendizagem profissional Socialização profissional Identidade profissional Professional training Professional development Professional knowledge Professional socialization Professional identity Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Caçador de sonhos: (des)construindo o caminho de uma futura profissional de educação básica |
title_full |
Caçador de sonhos: (des)construindo o caminho de uma futura profissional de educação básica |
title_fullStr |
Caçador de sonhos: (des)construindo o caminho de uma futura profissional de educação básica |
title_full_unstemmed |
Caçador de sonhos: (des)construindo o caminho de uma futura profissional de educação básica |
title_sort |
Caçador de sonhos: (des)construindo o caminho de uma futura profissional de educação básica |
author |
Miranda, Carla Patrícia Queirós |
author_facet |
Miranda, Carla Patrícia Queirós |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Maria de Lurdes Dias de Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Carla Patrícia Queirós |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação profissional Desenvolvimento profissional Aprendizagem profissional Socialização profissional Identidade profissional Professional training Professional development Professional knowledge Professional socialization Professional identity Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Formação profissional Desenvolvimento profissional Aprendizagem profissional Socialização profissional Identidade profissional Professional training Professional development Professional knowledge Professional socialization Professional identity Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/43265 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/43265 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201275031 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132661663399936 |