Caçador de sonhos: (des)construindo o caminho de uma futura profissional de educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Carla Patrícia Queirós
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/43265
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_e29f0f4f4f5d65dcda39f5ba276db15a
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43265
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Caçador de sonhos: (des)construindo o caminho de uma futura profissional de educação básicaFormação profissionalDesenvolvimento profissionalAprendizagem profissionalSocialização profissionalIdentidade profissionalProfessional trainingProfessional developmentProfessional knowledgeProfessional socializationProfessional identityCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o percurso realizado por mim durante os anos finais da formação, a partir de uma narrativa descritiva e reflexiva das aprendizagens e experiências que foram essenciais para a (des)construção da minha identidade enquanto futura profissional da Educação Básica. De facto, considera-se que a construção de uma narrativa permite mobilizar todo um manancial de saberes e competências adquiridos durante o percurso formativo, que, depois de passados pelos fios da reflexão, lançam um novo olhar sobre a minha Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Pré-escolar e de 1º Ciclo do Ensino Básico. Utilizou-se como desenho metodológico deste estudo a (auto)biografia narrativa por permitir a reconstrução das experiências formadoras inscritas na memória, ao mesmo tempo que possibilita a reflexão sobre elas desde uma perspetiva mais pessoal e integrada. Por isso, toda a narrativa está descrita na 1ª pessoa, como se da página de um diário se tratasse, assumindo-se, assim, o presente trabalho como uma conversa de mim para mim mesma na busca de significados e sentidos para este caminho. A elaboração deste trabalho permitiu compreender a importância que a minha formação profissional teve na construção da aprendizagem, do conhecimento, da socialização e da identidade profissionais, no sentido de me tornar uma profissional reflexiva e autónoma nas minhas práticas.The present investigation aims to think about the last years of the my professional training from a descriptive and reflective point of view. This narrative talks about the experiences that were essential for the (de)construction of my identity as a future teacher. The construction of a narrative allowed me to mobilize a wealth of knowledge and skills acquired during the training course, that gives me a new look about my Supervised Teaching Practice. In this study was used, as project methodology, an (auto)biographical narrative approach in allow to reconstruct the training experiences inscribed in my memory. At the same time this approach gives me the possibility to think about my formative path from a more personal and integrated perspective. Therefore, the entire narrative is described in 1st person, like the page of a diary, a conversation from me to myself, in search of meanings and senses to this path. This work made me understand the importance of my training in my professional development and in the construction of my professional knowledge and identity in order to become a more reflexive professional in my educational practices.Carvalho, Maria de Lurdes Dias deUniversidade do MinhoMiranda, Carla Patrícia Queirós20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/1822/43265por201275031info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43265Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:03.317104Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Caçador de sonhos: (des)construindo o caminho de uma futura profissional de educação básica
title Caçador de sonhos: (des)construindo o caminho de uma futura profissional de educação básica
spellingShingle Caçador de sonhos: (des)construindo o caminho de uma futura profissional de educação básica
Miranda, Carla Patrícia Queirós
Formação profissional
Desenvolvimento profissional
Aprendizagem profissional
Socialização profissional
Identidade profissional
Professional training
Professional development
Professional knowledge
Professional socialization
Professional identity
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Caçador de sonhos: (des)construindo o caminho de uma futura profissional de educação básica
title_full Caçador de sonhos: (des)construindo o caminho de uma futura profissional de educação básica
title_fullStr Caçador de sonhos: (des)construindo o caminho de uma futura profissional de educação básica
title_full_unstemmed Caçador de sonhos: (des)construindo o caminho de uma futura profissional de educação básica
title_sort Caçador de sonhos: (des)construindo o caminho de uma futura profissional de educação básica
author Miranda, Carla Patrícia Queirós
author_facet Miranda, Carla Patrícia Queirós
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Carla Patrícia Queirós
dc.subject.por.fl_str_mv Formação profissional
Desenvolvimento profissional
Aprendizagem profissional
Socialização profissional
Identidade profissional
Professional training
Professional development
Professional knowledge
Professional socialization
Professional identity
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Formação profissional
Desenvolvimento profissional
Aprendizagem profissional
Socialização profissional
Identidade profissional
Professional training
Professional development
Professional knowledge
Professional socialization
Professional identity
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/43265
url http://hdl.handle.net/1822/43265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201275031
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132661663399936