Histórias da Vida e Vidas de História. Testemunho e Ficção na Fotografia a Propósito de um Projeto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camilo, Eduardo J. M.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/vista.4671
Resumo: Neste ensaio apresento um trabalho da minha autoria, concebido e produzido em 2022, caracterizado por uma exposição fotográfica e por um livro: Linhas com Cruzamentos de Destino (photobook; Câmara Municipal de Palmela; Camilo, 2023). A seguir, proporei uma reflexão sobre como nele se cruzam dimensões incontornáveis em qualquer registo fotográfico: a da realidade histórica e a da representação, que é uma realidade simbólica, ficcional. Na última parte, discriminarei os aspetos dos contextos de produção e de receção que subjazem este projeto. Na reflexão apresentarei fotografias quer do projeto, quer da história da fotografia que considero relevantes. Do ponto de vista epistemológico, embora o ensaio incida na implementação de um projeto, nele se cruzam referências inscritas do domínio da história da fotografia, da antropologia visual e da semiótica.
id RCAP_e2a494f0a8141e2cac08c982693fcb96
oai_identifier_str oai:journals.uminho.pt:article/4671
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Histórias da Vida e Vidas de História. Testemunho e Ficção na Fotografia a Propósito de um ProjetoStories of Life and Lives of History. Testimony and Fiction in Photography Regarding a ProjectVariaNeste ensaio apresento um trabalho da minha autoria, concebido e produzido em 2022, caracterizado por uma exposição fotográfica e por um livro: Linhas com Cruzamentos de Destino (photobook; Câmara Municipal de Palmela; Camilo, 2023). A seguir, proporei uma reflexão sobre como nele se cruzam dimensões incontornáveis em qualquer registo fotográfico: a da realidade histórica e a da representação, que é uma realidade simbólica, ficcional. Na última parte, discriminarei os aspetos dos contextos de produção e de receção que subjazem este projeto. Na reflexão apresentarei fotografias quer do projeto, quer da história da fotografia que considero relevantes. Do ponto de vista epistemológico, embora o ensaio incida na implementação de um projeto, nele se cruzam referências inscritas do domínio da história da fotografia, da antropologia visual e da semiótica.In this essay I will present a work of mine, conceived and produced in 2022, which consisted of a photographic exhibition and a book: Linhas com Cruzamentos de Destino (Lines With Destination Crossings; photobook; Câmara Municipal de Palmela; Camilo, 2023). Following this, I will reflect on how this cuts across aspects that are unavoidable in any photographic record, namely that of historical reality and that of representation, which is a symbolic, fictional reality. In the last section, I will outline the production aspects and reception contexts that underlie this project. In this reflection, I will present relevant photographs of the project and the history of photography. From an epistemological point of view, although the essay focuses on the implementation of a project, it weaves in references from the history of photography, visual anthropology and semiotics.Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho2023-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/vista.4671por2184-1284Camilo, Eduardo J. M.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T22:45:19Zoai:journals.uminho.pt:article/4671Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:53:52.796301Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Histórias da Vida e Vidas de História. Testemunho e Ficção na Fotografia a Propósito de um Projeto
Stories of Life and Lives of History. Testimony and Fiction in Photography Regarding a Project
title Histórias da Vida e Vidas de História. Testemunho e Ficção na Fotografia a Propósito de um Projeto
spellingShingle Histórias da Vida e Vidas de História. Testemunho e Ficção na Fotografia a Propósito de um Projeto
Camilo, Eduardo J. M.
Varia
title_short Histórias da Vida e Vidas de História. Testemunho e Ficção na Fotografia a Propósito de um Projeto
title_full Histórias da Vida e Vidas de História. Testemunho e Ficção na Fotografia a Propósito de um Projeto
title_fullStr Histórias da Vida e Vidas de História. Testemunho e Ficção na Fotografia a Propósito de um Projeto
title_full_unstemmed Histórias da Vida e Vidas de História. Testemunho e Ficção na Fotografia a Propósito de um Projeto
title_sort Histórias da Vida e Vidas de História. Testemunho e Ficção na Fotografia a Propósito de um Projeto
author Camilo, Eduardo J. M.
author_facet Camilo, Eduardo J. M.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camilo, Eduardo J. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Varia
topic Varia
description Neste ensaio apresento um trabalho da minha autoria, concebido e produzido em 2022, caracterizado por uma exposição fotográfica e por um livro: Linhas com Cruzamentos de Destino (photobook; Câmara Municipal de Palmela; Camilo, 2023). A seguir, proporei uma reflexão sobre como nele se cruzam dimensões incontornáveis em qualquer registo fotográfico: a da realidade histórica e a da representação, que é uma realidade simbólica, ficcional. Na última parte, discriminarei os aspetos dos contextos de produção e de receção que subjazem este projeto. Na reflexão apresentarei fotografias quer do projeto, quer da história da fotografia que considero relevantes. Do ponto de vista epistemológico, embora o ensaio incida na implementação de um projeto, nele se cruzam referências inscritas do domínio da história da fotografia, da antropologia visual e da semiótica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/vista.4671
url https://doi.org/10.21814/vista.4671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2184-1284
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135136455852032