A interpretação ao piano no século XXI: novas técnicas e recursos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Maria João Correia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8785
Resumo: A presente investigação pretende estudar de que forma as novas técnicas e recursos para piano, usadas por compositores do século XX e XXI, podem influenciar o trabalho do intérprete, quais as dificuldades por elas criadas e a forma como podem alterar a preparação do pianista. O projeto está organizado em duas componentes, uma teórica e uma empírica. A primeira está dividida em duas partes e começa com um enquadramento histórico sobre a música para piano desde o início do século XX até aos nossos dias, focando a análise nos compositores mais relevantes para a implementação e desenvolvimento das novas técnicas e recursos pianísticos. Este enquadramento é acompanhado por uma revisão crítica da literatura relevante sobre alguns dos recursos mais importantes da técnica instrumental pianística. Na segunda parte é estabelecida uma ligação direta com a componente empírica do projeto. A partir da prática, são analisadas as obras que foram interpretadas ao piano nos recitais realizados no primeiro e segundo ano do mestrado (nas unidades curriculares de Instrumento e Projeto Artístico), bem como as técnicas estendidas nelas inseridas. Nestes recitais (componente empírica), são interpretadas obras de alguns dos compositores basilares na introdução e desenvolvimento de novos recursos na prática pianística, tais como Henry Cowell, John Cage, George Crumb e Helmut Lachenmann.
id RCAP_e2a7638586c4ac1cf7615f699c3b6868
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8785
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A interpretação ao piano no século XXI: novas técnicas e recursosPerformance de pianoMúsica contemporânea para piano de Henry Cowell, John Cage, Maria de Lourdes Martins, Helmut LachenmannTécnicas estendidasCompositores dos séculos XX e XXIPiano performanceContemporary piano music by Henry Cowell, John Cage, Maria de Lourdes Martins, Helmut LachenmannExtended technics20th and 21st century composersA presente investigação pretende estudar de que forma as novas técnicas e recursos para piano, usadas por compositores do século XX e XXI, podem influenciar o trabalho do intérprete, quais as dificuldades por elas criadas e a forma como podem alterar a preparação do pianista. O projeto está organizado em duas componentes, uma teórica e uma empírica. A primeira está dividida em duas partes e começa com um enquadramento histórico sobre a música para piano desde o início do século XX até aos nossos dias, focando a análise nos compositores mais relevantes para a implementação e desenvolvimento das novas técnicas e recursos pianísticos. Este enquadramento é acompanhado por uma revisão crítica da literatura relevante sobre alguns dos recursos mais importantes da técnica instrumental pianística. Na segunda parte é estabelecida uma ligação direta com a componente empírica do projeto. A partir da prática, são analisadas as obras que foram interpretadas ao piano nos recitais realizados no primeiro e segundo ano do mestrado (nas unidades curriculares de Instrumento e Projeto Artístico), bem como as técnicas estendidas nelas inseridas. Nestes recitais (componente empírica), são interpretadas obras de alguns dos compositores basilares na introdução e desenvolvimento de novos recursos na prática pianística, tais como Henry Cowell, John Cage, George Crumb e Helmut Lachenmann.This research aims to study in what way the new technics and resources for the piano, used by 20th and 21st century composers, influence the music interpreters, what are the difficulties they create and how they can alter the pianist’s preparation. This project is organized into two components: a theoretical one and an empirical one. The first component is divided in two parts and it starts with an historical framework about music for the piano from the 20th century until the present days. This framework focuses on the analysis of the composers that more thoroughly implemented and developed new piano technics and resources. It is accompanied by a critical review of relevant literature about the most important resources of the the pianistic instrumental technic. The second part establishes a direct connection to the empirical component of the project. Based on the practice, the pieces that were played on the first and second year of the masters’ degree (in the courses of “Instrument” and “Artistic Project”), are analyzed, as well as the extended technics therein. In these recitals (empirical component) are played musical pieces from some of the composers that introduced and developed new resources in the piano practice, such as: Henry Cowell, John Cage, George Crumb and Helmut Lachenmann.Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daAguiar, António Augusto Martins da Rocha OliveiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFernandes, Maria João Correia2016-12-13T16:13:02Z2015-11-242015-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8785TID:201339366porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:14Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8785Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:35.540019Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A interpretação ao piano no século XXI: novas técnicas e recursos
title A interpretação ao piano no século XXI: novas técnicas e recursos
spellingShingle A interpretação ao piano no século XXI: novas técnicas e recursos
Fernandes, Maria João Correia
Performance de piano
Música contemporânea para piano de Henry Cowell, John Cage, Maria de Lourdes Martins, Helmut Lachenmann
Técnicas estendidas
Compositores dos séculos XX e XXI
Piano performance
Contemporary piano music by Henry Cowell, John Cage, Maria de Lourdes Martins, Helmut Lachenmann
Extended technics
20th and 21st century composers
title_short A interpretação ao piano no século XXI: novas técnicas e recursos
title_full A interpretação ao piano no século XXI: novas técnicas e recursos
title_fullStr A interpretação ao piano no século XXI: novas técnicas e recursos
title_full_unstemmed A interpretação ao piano no século XXI: novas técnicas e recursos
title_sort A interpretação ao piano no século XXI: novas técnicas e recursos
author Fernandes, Maria João Correia
author_facet Fernandes, Maria João Correia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
Aguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Maria João Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Performance de piano
Música contemporânea para piano de Henry Cowell, John Cage, Maria de Lourdes Martins, Helmut Lachenmann
Técnicas estendidas
Compositores dos séculos XX e XXI
Piano performance
Contemporary piano music by Henry Cowell, John Cage, Maria de Lourdes Martins, Helmut Lachenmann
Extended technics
20th and 21st century composers
topic Performance de piano
Música contemporânea para piano de Henry Cowell, John Cage, Maria de Lourdes Martins, Helmut Lachenmann
Técnicas estendidas
Compositores dos séculos XX e XXI
Piano performance
Contemporary piano music by Henry Cowell, John Cage, Maria de Lourdes Martins, Helmut Lachenmann
Extended technics
20th and 21st century composers
description A presente investigação pretende estudar de que forma as novas técnicas e recursos para piano, usadas por compositores do século XX e XXI, podem influenciar o trabalho do intérprete, quais as dificuldades por elas criadas e a forma como podem alterar a preparação do pianista. O projeto está organizado em duas componentes, uma teórica e uma empírica. A primeira está dividida em duas partes e começa com um enquadramento histórico sobre a música para piano desde o início do século XX até aos nossos dias, focando a análise nos compositores mais relevantes para a implementação e desenvolvimento das novas técnicas e recursos pianísticos. Este enquadramento é acompanhado por uma revisão crítica da literatura relevante sobre alguns dos recursos mais importantes da técnica instrumental pianística. Na segunda parte é estabelecida uma ligação direta com a componente empírica do projeto. A partir da prática, são analisadas as obras que foram interpretadas ao piano nos recitais realizados no primeiro e segundo ano do mestrado (nas unidades curriculares de Instrumento e Projeto Artístico), bem como as técnicas estendidas nelas inseridas. Nestes recitais (componente empírica), são interpretadas obras de alguns dos compositores basilares na introdução e desenvolvimento de novos recursos na prática pianística, tais como Henry Cowell, John Cage, George Crumb e Helmut Lachenmann.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-24
2015-11-24T00:00:00Z
2016-12-13T16:13:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8785
TID:201339366
url http://hdl.handle.net/10400.22/8785
identifier_str_mv TID:201339366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131474305220608