Impacto de um programa educativo com tecnologia online na pessoa pós-intervenção coronária percutânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832023000100218 |
Resumo: | Resumo Enquadramento: A doença isquémica coronária constituiu uma das principais causas de morte em Portugal. Como doença crónica, é imperativo desenvolver competências de mudanças comportamentais efetivas e um maior nível de aceitação e adesão às recomendações disponibilizadas. Objetivo: Avaliar o impacto de um programa educativo de enfermagem online, tendo em conta as características sociodemográficas, fatores de risco cardiovasculares, estilo de vida, indicadores clínicos, adesão à terapêutica farmacológica, capacidade de autocuidado terapêutico, literacia e aceitação do recurso à tecnologia. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo, do tipo experimental, com desenho antes-após e com grupo controlo. Resultados: A intervenção educativa resultou numa diminuição do peso, perímetro abdominal, índice de massa corporal, tensão arterial, colesterol, glicemia, e no aumento da aceitação dos participantes sobre a sua condição clínica e utilização de tecnologia. Conclusão: A implementação de um programa estruturado de ensino constitui-se como uma boa metodologia na melhoria dos indicadores clínicos, aumento da adesão à terapêutica farmacológica, capacidade de autocuidado terapêutico, literacia em saúde, estilo de vida e aceitação da tecnologia por parte dos participantes. |
id |
RCAP_e2aaaece133e9c17f073725fc31d968e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0874-02832023000100218 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Impacto de um programa educativo com tecnologia online na pessoa pós-intervenção coronária percutâneaenfermagemprograma educativointervenção coronária percutâneaprevenção secundáriaintervenção onlineResumo Enquadramento: A doença isquémica coronária constituiu uma das principais causas de morte em Portugal. Como doença crónica, é imperativo desenvolver competências de mudanças comportamentais efetivas e um maior nível de aceitação e adesão às recomendações disponibilizadas. Objetivo: Avaliar o impacto de um programa educativo de enfermagem online, tendo em conta as características sociodemográficas, fatores de risco cardiovasculares, estilo de vida, indicadores clínicos, adesão à terapêutica farmacológica, capacidade de autocuidado terapêutico, literacia e aceitação do recurso à tecnologia. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo, do tipo experimental, com desenho antes-após e com grupo controlo. Resultados: A intervenção educativa resultou numa diminuição do peso, perímetro abdominal, índice de massa corporal, tensão arterial, colesterol, glicemia, e no aumento da aceitação dos participantes sobre a sua condição clínica e utilização de tecnologia. Conclusão: A implementação de um programa estruturado de ensino constitui-se como uma boa metodologia na melhoria dos indicadores clínicos, aumento da adesão à terapêutica farmacológica, capacidade de autocuidado terapêutico, literacia em saúde, estilo de vida e aceitação da tecnologia por parte dos participantes.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem2023-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832023000100218Revista de Enfermagem Referência v.serVI n.2 2023reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832023000100218Costa,ConstançaFerreira,Paulo AlexandreSilva,Ana Catarinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:13:19Zoai:scielo:S0874-02832023000100218Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:42.232755Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto de um programa educativo com tecnologia online na pessoa pós-intervenção coronária percutânea |
title |
Impacto de um programa educativo com tecnologia online na pessoa pós-intervenção coronária percutânea |
spellingShingle |
Impacto de um programa educativo com tecnologia online na pessoa pós-intervenção coronária percutânea Costa,Constança enfermagem programa educativo intervenção coronária percutânea prevenção secundária intervenção online |
title_short |
Impacto de um programa educativo com tecnologia online na pessoa pós-intervenção coronária percutânea |
title_full |
Impacto de um programa educativo com tecnologia online na pessoa pós-intervenção coronária percutânea |
title_fullStr |
Impacto de um programa educativo com tecnologia online na pessoa pós-intervenção coronária percutânea |
title_full_unstemmed |
Impacto de um programa educativo com tecnologia online na pessoa pós-intervenção coronária percutânea |
title_sort |
Impacto de um programa educativo com tecnologia online na pessoa pós-intervenção coronária percutânea |
author |
Costa,Constança |
author_facet |
Costa,Constança Ferreira,Paulo Alexandre Silva,Ana Catarina |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira,Paulo Alexandre Silva,Ana Catarina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa,Constança Ferreira,Paulo Alexandre Silva,Ana Catarina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
enfermagem programa educativo intervenção coronária percutânea prevenção secundária intervenção online |
topic |
enfermagem programa educativo intervenção coronária percutânea prevenção secundária intervenção online |
description |
Resumo Enquadramento: A doença isquémica coronária constituiu uma das principais causas de morte em Portugal. Como doença crónica, é imperativo desenvolver competências de mudanças comportamentais efetivas e um maior nível de aceitação e adesão às recomendações disponibilizadas. Objetivo: Avaliar o impacto de um programa educativo de enfermagem online, tendo em conta as características sociodemográficas, fatores de risco cardiovasculares, estilo de vida, indicadores clínicos, adesão à terapêutica farmacológica, capacidade de autocuidado terapêutico, literacia e aceitação do recurso à tecnologia. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo, do tipo experimental, com desenho antes-após e com grupo controlo. Resultados: A intervenção educativa resultou numa diminuição do peso, perímetro abdominal, índice de massa corporal, tensão arterial, colesterol, glicemia, e no aumento da aceitação dos participantes sobre a sua condição clínica e utilização de tecnologia. Conclusão: A implementação de um programa estruturado de ensino constitui-se como uma boa metodologia na melhoria dos indicadores clínicos, aumento da adesão à terapêutica farmacológica, capacidade de autocuidado terapêutico, literacia em saúde, estilo de vida e aceitação da tecnologia por parte dos participantes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832023000100218 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832023000100218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832023000100218 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Enfermagem Referência v.serVI n.2 2023 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137316635148288 |