A sustentabilidade financeira do sistema de pensões da segurança social portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/7893 |
Resumo: | Enquanto conquista civilizacional, o Welfare Sate permitiu às populações ocidentais atingir condições de vida nunca antes alcançadas. Assente nos Pilares da Saúde e da Segurança Social, o Estado do Bem-Estar prosperou nos trinta gloriosos anos do Capitalismo. Todavia, a sua lógica de funcionamento revelou-se acertada em contextos demográficos e económicos específicos, como os do período citado. Surgem os problemas quando a estabilidade no ritmo de crescimento daquelas dimensões “enfraquece”. Neste trabalho de projecto aprofunda-se a crise do Welfare State, focando a análise no Pilar da Segurança Social, mais precisamente na sua função de Protecção Social na Velhice. Tendo o Sistema Público de Pensões Português enquanto Estudo de Caso, pretende-se responder à seguinte questão: Como Garantir a Sustentabilidade Financeira do Esquema Público de Pensões? Inerente à mesma, existem dois grandes objectivos: identificar em que medida está garantida a citada sustentabilidade do Sistema; e apresentar sugestões de reforço do seu equilíbrio financeiro. Segundo o Modelo de Previsão desenvolvido, de natureza contabilística e assente em Projecções Demográficas e num Cenário Macroeconómico pré-determinado, o Sistema de Pensões Português, na arquitectura institucional actual, é financeiramente insustentável, registando a partir de 2027/29, saldos correntes negativos que se agravam sucessivamente. O conjunto de medidas reformistas sugeridas consistem em, até 2050: Aumentar gradualmente a Idade da Reforma para os 68; Aumentar progressivamente a Taxa Social Única para os 39,5%; e Reduzir gradualmente as Pensões Médias de Velhice em 9%. Desta forma, e segundo o Modelo construído, garante-se a Sustentabilidade Financeira do Esquema Público de Pensões Português até 2050. |
id |
RCAP_e2acff7eb9b1d0b42457f79e531a7392 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/7893 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A sustentabilidade financeira do sistema de pensões da segurança social portuguesaWelfare stateSegurança SocialEsquema público de pensõesSustentabilidade financeiraSocial SecurityPublic pension systemFinancial sustainabilityEnquanto conquista civilizacional, o Welfare Sate permitiu às populações ocidentais atingir condições de vida nunca antes alcançadas. Assente nos Pilares da Saúde e da Segurança Social, o Estado do Bem-Estar prosperou nos trinta gloriosos anos do Capitalismo. Todavia, a sua lógica de funcionamento revelou-se acertada em contextos demográficos e económicos específicos, como os do período citado. Surgem os problemas quando a estabilidade no ritmo de crescimento daquelas dimensões “enfraquece”. Neste trabalho de projecto aprofunda-se a crise do Welfare State, focando a análise no Pilar da Segurança Social, mais precisamente na sua função de Protecção Social na Velhice. Tendo o Sistema Público de Pensões Português enquanto Estudo de Caso, pretende-se responder à seguinte questão: Como Garantir a Sustentabilidade Financeira do Esquema Público de Pensões? Inerente à mesma, existem dois grandes objectivos: identificar em que medida está garantida a citada sustentabilidade do Sistema; e apresentar sugestões de reforço do seu equilíbrio financeiro. Segundo o Modelo de Previsão desenvolvido, de natureza contabilística e assente em Projecções Demográficas e num Cenário Macroeconómico pré-determinado, o Sistema de Pensões Português, na arquitectura institucional actual, é financeiramente insustentável, registando a partir de 2027/29, saldos correntes negativos que se agravam sucessivamente. O conjunto de medidas reformistas sugeridas consistem em, até 2050: Aumentar gradualmente a Idade da Reforma para os 68; Aumentar progressivamente a Taxa Social Única para os 39,5%; e Reduzir gradualmente as Pensões Médias de Velhice em 9%. Desta forma, e segundo o Modelo construído, garante-se a Sustentabilidade Financeira do Esquema Público de Pensões Português até 2050.The Welfare State as enable the ocidental population to achieve living conditions like never before. Based on the pillars of Health and Social Security, the Welfare State thrived in the thirty glorious years of Capitalism. However, its operating logic as proved right in specific demographic and economic contexts, like in the period mentioned above. Problems arise when stability “weakens” in the growing rhythm of those dimensions. This project looks deeply at the crisis of the Welfare State, focusing the analysis on the pillar of Social Security, and on its role of social protection in old age in particular. Having the Public Portuguese Pension System as a case study, this project aims to answer to the following question: How to ensure Financial Sustainability of the Public Pension System? There are two major objectives inherent to it: to identify to which extension sustainability is guaranteed to the aforementioned System; and to make suggestions for strengthening its financial balance. According to the prediction model developed, its accounting nature and based on demographic projections and in a pre-determined macroeconomic scenario, the Portuguese Pension System, in the current institution, is financially unsustainable, recording current negative balances worsening successively starting from 2027/29. Until 2050, the suggest reform measures set consist of: gradually increase the Retirement Age to 68; gradually increase the Payroll Tax to 39,5%; and gradually reduce the Average Old Age Pensions in 9%. Therefore, and according to the built model, ensures the Financial Sustainability of the Public Portuguese Pension System until 2050.2014-11-03T15:36:35Z2012-01-01T00:00:00Z20122012-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/7893porVaz, Tiago Miguel Ramalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:41:23Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/7893Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:19:14.861170Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A sustentabilidade financeira do sistema de pensões da segurança social portuguesa |
title |
A sustentabilidade financeira do sistema de pensões da segurança social portuguesa |
spellingShingle |
A sustentabilidade financeira do sistema de pensões da segurança social portuguesa Vaz, Tiago Miguel Ramalho Welfare state Segurança Social Esquema público de pensões Sustentabilidade financeira Social Security Public pension system Financial sustainability |
title_short |
A sustentabilidade financeira do sistema de pensões da segurança social portuguesa |
title_full |
A sustentabilidade financeira do sistema de pensões da segurança social portuguesa |
title_fullStr |
A sustentabilidade financeira do sistema de pensões da segurança social portuguesa |
title_full_unstemmed |
A sustentabilidade financeira do sistema de pensões da segurança social portuguesa |
title_sort |
A sustentabilidade financeira do sistema de pensões da segurança social portuguesa |
author |
Vaz, Tiago Miguel Ramalho |
author_facet |
Vaz, Tiago Miguel Ramalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaz, Tiago Miguel Ramalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Welfare state Segurança Social Esquema público de pensões Sustentabilidade financeira Social Security Public pension system Financial sustainability |
topic |
Welfare state Segurança Social Esquema público de pensões Sustentabilidade financeira Social Security Public pension system Financial sustainability |
description |
Enquanto conquista civilizacional, o Welfare Sate permitiu às populações ocidentais atingir condições de vida nunca antes alcançadas. Assente nos Pilares da Saúde e da Segurança Social, o Estado do Bem-Estar prosperou nos trinta gloriosos anos do Capitalismo. Todavia, a sua lógica de funcionamento revelou-se acertada em contextos demográficos e económicos específicos, como os do período citado. Surgem os problemas quando a estabilidade no ritmo de crescimento daquelas dimensões “enfraquece”. Neste trabalho de projecto aprofunda-se a crise do Welfare State, focando a análise no Pilar da Segurança Social, mais precisamente na sua função de Protecção Social na Velhice. Tendo o Sistema Público de Pensões Português enquanto Estudo de Caso, pretende-se responder à seguinte questão: Como Garantir a Sustentabilidade Financeira do Esquema Público de Pensões? Inerente à mesma, existem dois grandes objectivos: identificar em que medida está garantida a citada sustentabilidade do Sistema; e apresentar sugestões de reforço do seu equilíbrio financeiro. Segundo o Modelo de Previsão desenvolvido, de natureza contabilística e assente em Projecções Demográficas e num Cenário Macroeconómico pré-determinado, o Sistema de Pensões Português, na arquitectura institucional actual, é financeiramente insustentável, registando a partir de 2027/29, saldos correntes negativos que se agravam sucessivamente. O conjunto de medidas reformistas sugeridas consistem em, até 2050: Aumentar gradualmente a Idade da Reforma para os 68; Aumentar progressivamente a Taxa Social Única para os 39,5%; e Reduzir gradualmente as Pensões Médias de Velhice em 9%. Desta forma, e segundo o Modelo construído, garante-se a Sustentabilidade Financeira do Esquema Público de Pensões Português até 2050. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2012-10 2014-11-03T15:36:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/7893 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/7893 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134751484805120 |