Aprender a Reutilizar a Modernidade: o desafio para o ensino da Arquitetura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/96901 https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v17i3p62-83 |
Resumo: | Três décadas após a fundação da DOCOMOMO1, a educação continua a ser uma questão essencial quando se pensa sobre o futuro da herança moderna, mas hoje exige-se uma reflexão crítica sobre as mudanças conceituais e metodológicas que precisamos para enfrentar no atual contexto de complexidade. Assim, este texto apresenta três experiências didáticas diversas e complementares desenvolvidas na Europa e na América do Sul: Projeto Consciente para atualizar bairros habitacionais coletivos (Politecnico di Milano, Itália), re-design experimental para integrar casas individuais modernas na vida contemporânea (Universidade de Belgrano, Argentina) e projeto participativo para abrir à comunidade uma escola moderna (Universidade de Coimbra, Portugal). |
id |
RCAP_e2d5c6c0a10560d09db59aff9e2dc456 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/96901 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprender a Reutilizar a Modernidade: o desafio para o ensino da ArquiteturaLearning to Reuse Modernity: the Educational ChallengeAprendiendo a reutilizar la modernidad: el reto para enseñar arquitecturaArquitetura modernaReusoEnsinoModern architectureReuseTeachingArquitectura modernaReutilizaciónEnseñanzaTrês décadas após a fundação da DOCOMOMO1, a educação continua a ser uma questão essencial quando se pensa sobre o futuro da herança moderna, mas hoje exige-se uma reflexão crítica sobre as mudanças conceituais e metodológicas que precisamos para enfrentar no atual contexto de complexidade. Assim, este texto apresenta três experiências didáticas diversas e complementares desenvolvidas na Europa e na América do Sul: Projeto Consciente para atualizar bairros habitacionais coletivos (Politecnico di Milano, Itália), re-design experimental para integrar casas individuais modernas na vida contemporânea (Universidade de Belgrano, Argentina) e projeto participativo para abrir à comunidade uma escola moderna (Universidade de Coimbra, Portugal).After three decades since the founding of DOCOMOMO, education continues to be an essential matter when thinking about the future of modern heritage, but today it requires a critical reflection on the conceptual and methodological changes we need to face the present context of complexity.´This paper presents three different and complementary didactic experiences developed in Europe and South-America: Mindful design for updating mass housing neighbourhoods (Politecnico di Milano, Italy), Experimental re-design to integrate modern single housing to contemporary life (University of Belgrano, Argentina) and Participatory design to open up a modern school building to the neighbourhood (University of Coimbra, Portugal).A tres décadas de la fundación de DOCOMOMO, la educación continúa siendo una cuestión esencial para pensar un futuro de la herencia moderna. Sin embargo, hoy requiere pensar nuevos conceptos y metodologías adaptados al complejo contexto actual. Así, este texto presenta tres experiencias didácticas que destacan la importancia de confrontar a los alumnos con la reutilización del patrimonio moderno: Proyecto Consciente para actualizar barrios habitacionales colectivos (Politecnico di Milano, Itália), Re-diseño Experimenal para integrar casas individuales modernas a la vida contemporánea (Universidade de Belgrano, Argentina) y Proyecto Participativo para abrir a la comunidad una escuela moderna (Universidade de Coimbra, Portugal).Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/96901http://hdl.handle.net/10316/96901https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v17i3p62-83por1808-723X1984-4506https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v17i3p62-83Moniz, Gonçalo CantoCanziani, AndreaQuiroga, Carolinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T06:33:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96901Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:04.532996Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender a Reutilizar a Modernidade: o desafio para o ensino da Arquitetura Learning to Reuse Modernity: the Educational Challenge Aprendiendo a reutilizar la modernidad: el reto para enseñar arquitectura |
title |
Aprender a Reutilizar a Modernidade: o desafio para o ensino da Arquitetura |
spellingShingle |
Aprender a Reutilizar a Modernidade: o desafio para o ensino da Arquitetura Moniz, Gonçalo Canto Arquitetura moderna Reuso Ensino Modern architecture Reuse Teaching Arquitectura moderna Reutilización Enseñanza |
title_short |
Aprender a Reutilizar a Modernidade: o desafio para o ensino da Arquitetura |
title_full |
Aprender a Reutilizar a Modernidade: o desafio para o ensino da Arquitetura |
title_fullStr |
Aprender a Reutilizar a Modernidade: o desafio para o ensino da Arquitetura |
title_full_unstemmed |
Aprender a Reutilizar a Modernidade: o desafio para o ensino da Arquitetura |
title_sort |
Aprender a Reutilizar a Modernidade: o desafio para o ensino da Arquitetura |
author |
Moniz, Gonçalo Canto |
author_facet |
Moniz, Gonçalo Canto Canziani, Andrea Quiroga, Carolina |
author_role |
author |
author2 |
Canziani, Andrea Quiroga, Carolina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moniz, Gonçalo Canto Canziani, Andrea Quiroga, Carolina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arquitetura moderna Reuso Ensino Modern architecture Reuse Teaching Arquitectura moderna Reutilización Enseñanza |
topic |
Arquitetura moderna Reuso Ensino Modern architecture Reuse Teaching Arquitectura moderna Reutilización Enseñanza |
description |
Três décadas após a fundação da DOCOMOMO1, a educação continua a ser uma questão essencial quando se pensa sobre o futuro da herança moderna, mas hoje exige-se uma reflexão crítica sobre as mudanças conceituais e metodológicas que precisamos para enfrentar no atual contexto de complexidade. Assim, este texto apresenta três experiências didáticas diversas e complementares desenvolvidas na Europa e na América do Sul: Projeto Consciente para atualizar bairros habitacionais coletivos (Politecnico di Milano, Itália), re-design experimental para integrar casas individuais modernas na vida contemporânea (Universidade de Belgrano, Argentina) e projeto participativo para abrir à comunidade uma escola moderna (Universidade de Coimbra, Portugal). |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/96901 http://hdl.handle.net/10316/96901 https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v17i3p62-83 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/96901 https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v17i3p62-83 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1808-723X 1984-4506 https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v17i3p62-83 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134048266747904 |