Aprender a Reutilizar a Modernidade: o desafio para o ensino da Arquitetura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moniz, Gonçalo Canto
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Canziani, Andrea, Quiroga, Carolina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/96901
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v17i3p62-83
Resumo: Três décadas após a fundação da DOCOMOMO1, a educação continua a ser uma questão essencial quando se pensa sobre o futuro da herança moderna, mas hoje exige-se uma reflexão crítica sobre as mudanças conceituais e metodológicas que precisamos para enfrentar no atual contexto de complexidade. Assim, este texto apresenta três experiências didáticas diversas e complementares desenvolvidas na Europa e na América do Sul: Projeto Consciente para atualizar bairros habitacionais coletivos (Politecnico di Milano, Itália), re-design experimental para integrar casas individuais modernas na vida contemporânea (Universidade de Belgrano, Argentina) e projeto participativo para abrir à comunidade uma escola moderna (Universidade de Coimbra, Portugal).
id RCAP_e2d5c6c0a10560d09db59aff9e2dc456
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/96901
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender a Reutilizar a Modernidade: o desafio para o ensino da ArquiteturaLearning to Reuse Modernity: the Educational ChallengeAprendiendo a reutilizar la modernidad: el reto para enseñar arquitecturaArquitetura modernaReusoEnsinoModern architectureReuseTeachingArquitectura modernaReutilizaciónEnseñanzaTrês décadas após a fundação da DOCOMOMO1, a educação continua a ser uma questão essencial quando se pensa sobre o futuro da herança moderna, mas hoje exige-se uma reflexão crítica sobre as mudanças conceituais e metodológicas que precisamos para enfrentar no atual contexto de complexidade. Assim, este texto apresenta três experiências didáticas diversas e complementares desenvolvidas na Europa e na América do Sul: Projeto Consciente para atualizar bairros habitacionais coletivos (Politecnico di Milano, Itália), re-design experimental para integrar casas individuais modernas na vida contemporânea (Universidade de Belgrano, Argentina) e projeto participativo para abrir à comunidade uma escola moderna (Universidade de Coimbra, Portugal).After three decades since the founding of DOCOMOMO, education continues to be an essential matter when thinking about the future of modern heritage, but today it requires a critical reflection on the conceptual and methodological changes we need to face the present context of complexity.´This paper presents three different and complementary didactic experiences developed in Europe and South-America: Mindful design for updating mass housing neighbourhoods (Politecnico di Milano, Italy), Experimental re-design to integrate modern single housing to contemporary life (University of Belgrano, Argentina) and Participatory design to open up a modern school building to the neighbourhood (University of Coimbra, Portugal).A tres décadas de la fundación de DOCOMOMO, la educación continúa siendo una cuestión esencial para pensar un futuro de la herencia moderna. Sin embargo, hoy requiere pensar nuevos conceptos y metodologías adaptados al complejo contexto actual. Así, este texto presenta tres experiencias didácticas que destacan la importancia de confrontar a los alumnos con la reutilización del patrimonio moderno: Proyecto Consciente para actualizar barrios habitacionales colectivos (Politecnico di Milano, Itália), Re-diseño Experimenal para integrar casas individuales modernas a la vida contemporánea (Universidade de Belgrano, Argentina) y Proyecto Participativo para abrir a la comunidad una escuela moderna (Universidade de Coimbra, Portugal).Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/96901http://hdl.handle.net/10316/96901https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v17i3p62-83por1808-723X1984-4506https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v17i3p62-83Moniz, Gonçalo CantoCanziani, AndreaQuiroga, Carolinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T06:33:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96901Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:04.532996Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender a Reutilizar a Modernidade: o desafio para o ensino da Arquitetura
Learning to Reuse Modernity: the Educational Challenge
Aprendiendo a reutilizar la modernidad: el reto para enseñar arquitectura
title Aprender a Reutilizar a Modernidade: o desafio para o ensino da Arquitetura
spellingShingle Aprender a Reutilizar a Modernidade: o desafio para o ensino da Arquitetura
Moniz, Gonçalo Canto
Arquitetura moderna
Reuso
Ensino
Modern architecture
Reuse
Teaching
Arquitectura moderna
Reutilización
Enseñanza
title_short Aprender a Reutilizar a Modernidade: o desafio para o ensino da Arquitetura
title_full Aprender a Reutilizar a Modernidade: o desafio para o ensino da Arquitetura
title_fullStr Aprender a Reutilizar a Modernidade: o desafio para o ensino da Arquitetura
title_full_unstemmed Aprender a Reutilizar a Modernidade: o desafio para o ensino da Arquitetura
title_sort Aprender a Reutilizar a Modernidade: o desafio para o ensino da Arquitetura
author Moniz, Gonçalo Canto
author_facet Moniz, Gonçalo Canto
Canziani, Andrea
Quiroga, Carolina
author_role author
author2 Canziani, Andrea
Quiroga, Carolina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moniz, Gonçalo Canto
Canziani, Andrea
Quiroga, Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura moderna
Reuso
Ensino
Modern architecture
Reuse
Teaching
Arquitectura moderna
Reutilización
Enseñanza
topic Arquitetura moderna
Reuso
Ensino
Modern architecture
Reuse
Teaching
Arquitectura moderna
Reutilización
Enseñanza
description Três décadas após a fundação da DOCOMOMO1, a educação continua a ser uma questão essencial quando se pensa sobre o futuro da herança moderna, mas hoje exige-se uma reflexão crítica sobre as mudanças conceituais e metodológicas que precisamos para enfrentar no atual contexto de complexidade. Assim, este texto apresenta três experiências didáticas diversas e complementares desenvolvidas na Europa e na América do Sul: Projeto Consciente para atualizar bairros habitacionais coletivos (Politecnico di Milano, Itália), re-design experimental para integrar casas individuais modernas na vida contemporânea (Universidade de Belgrano, Argentina) e projeto participativo para abrir à comunidade uma escola moderna (Universidade de Coimbra, Portugal).
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/96901
http://hdl.handle.net/10316/96901
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v17i3p62-83
url http://hdl.handle.net/10316/96901
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v17i3p62-83
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1808-723X
1984-4506
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v17i3p62-83
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134048266747904