Desenvolvimento Profissional e Perfis de Orientação Pedagógica na Docência no Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Marta Mateus
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25749/sis.15275
Resumo: O artigo resulta de um estudo em extensão, etapa subsequente a uma primeira incursão de natureza qualitativa, integrando-se de forma sequencial e complementar num estudo mais amplo, em que se procurou contribuir para a compreensão do processo de desenvolvimento profissional dos professores do ensino superior. Atendendo, em particular, à dimensão docente do exercício profissional, e circunscrevendo-se aos docentes que atuam na formação de professores no subsistema de ensino superior politécnico, procurou-se associar as preocupações manifestadas e as conceções perfilhadas relativamente ao processo de ensino-aprendizagem a diferentes perfis de orientação pedagógica. Recorrendo à aplicação de questionários à população docente das Escolas Superiores de Educação da região de Lisboa e Vale do Tejo foi possível agrupar os docentes em três grupos com diferentes traços de orientação pedagógica, tendo-se ainda concluído, que nenhuma das variáveis sociodemográficas analisadas interferiu per si na composição dos grupos.
id RCAP_e2f50a0b0266888068751ed0bb7543b8
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/15275
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento Profissional e Perfis de Orientação Pedagógica na Docência no Ensino SuperiorDesenvolvimento Profissional e Perfis de Orientação Pedagógica na Docência no Ensino SuperiorArticlesO artigo resulta de um estudo em extensão, etapa subsequente a uma primeira incursão de natureza qualitativa, integrando-se de forma sequencial e complementar num estudo mais amplo, em que se procurou contribuir para a compreensão do processo de desenvolvimento profissional dos professores do ensino superior. Atendendo, em particular, à dimensão docente do exercício profissional, e circunscrevendo-se aos docentes que atuam na formação de professores no subsistema de ensino superior politécnico, procurou-se associar as preocupações manifestadas e as conceções perfilhadas relativamente ao processo de ensino-aprendizagem a diferentes perfis de orientação pedagógica. Recorrendo à aplicação de questionários à população docente das Escolas Superiores de Educação da região de Lisboa e Vale do Tejo foi possível agrupar os docentes em três grupos com diferentes traços de orientação pedagógica, tendo-se ainda concluído, que nenhuma das variáveis sociodemográficas analisadas interferiu per si na composição dos grupos.The article results from an extension study, a stage that follows a first qualitative study, and is integrated in a sequential and complementary way in a larger study, in which we tried to deepen the understanding of the professional development process of higher education teachers. Considering, in particular, the teaching dimension of the professional practice, and regarding teachers who work in the training of polytechnic higher education teachers, different profiles of pedagogical orientation have been linked both to the concerns expressed by teachers, as to their concepts about the teaching-learning process. By applying questionnaires to the teaching population of the Higher Education Schools of the Lisbon and Vale do Tejo region, it was possible to group the teachers into three groups with different traits of pedagogical orientation. We, also, conclude that none of the sociodemographic variables analyzed interfered per se in the groups' composition.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)2018-10-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25749/sis.15275por2182-96402182-8474Almeida, Marta Mateusinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-30T08:15:43Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/15275Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:53.713734Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento Profissional e Perfis de Orientação Pedagógica na Docência no Ensino Superior
Desenvolvimento Profissional e Perfis de Orientação Pedagógica na Docência no Ensino Superior
title Desenvolvimento Profissional e Perfis de Orientação Pedagógica na Docência no Ensino Superior
spellingShingle Desenvolvimento Profissional e Perfis de Orientação Pedagógica na Docência no Ensino Superior
Almeida, Marta Mateus
Articles
title_short Desenvolvimento Profissional e Perfis de Orientação Pedagógica na Docência no Ensino Superior
title_full Desenvolvimento Profissional e Perfis de Orientação Pedagógica na Docência no Ensino Superior
title_fullStr Desenvolvimento Profissional e Perfis de Orientação Pedagógica na Docência no Ensino Superior
title_full_unstemmed Desenvolvimento Profissional e Perfis de Orientação Pedagógica na Docência no Ensino Superior
title_sort Desenvolvimento Profissional e Perfis de Orientação Pedagógica na Docência no Ensino Superior
author Almeida, Marta Mateus
author_facet Almeida, Marta Mateus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Marta Mateus
dc.subject.por.fl_str_mv Articles
topic Articles
description O artigo resulta de um estudo em extensão, etapa subsequente a uma primeira incursão de natureza qualitativa, integrando-se de forma sequencial e complementar num estudo mais amplo, em que se procurou contribuir para a compreensão do processo de desenvolvimento profissional dos professores do ensino superior. Atendendo, em particular, à dimensão docente do exercício profissional, e circunscrevendo-se aos docentes que atuam na formação de professores no subsistema de ensino superior politécnico, procurou-se associar as preocupações manifestadas e as conceções perfilhadas relativamente ao processo de ensino-aprendizagem a diferentes perfis de orientação pedagógica. Recorrendo à aplicação de questionários à população docente das Escolas Superiores de Educação da região de Lisboa e Vale do Tejo foi possível agrupar os docentes em três grupos com diferentes traços de orientação pedagógica, tendo-se ainda concluído, que nenhuma das variáveis sociodemográficas analisadas interferiu per si na composição dos grupos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25749/sis.15275
url https://doi.org/10.25749/sis.15275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9640
2182-8474
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130455972249600