Impacto de um programa educativo OnLine de prevenção secundária da pessoa com doença isquémica coronária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Paulo Alexandre Carvalho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://web.esenfc.pt/?url=oAk6ctBa
Resumo: As doenças cardiovasculares, nas quais se inclui a doença isquémica coronária, continuam a ser uma das primeiras causas de morte em Portugal e na Europa, apesar da sua tendência decrescente nas últimas décadas. Trata-se de uma doença crónica em que um dos tratamentos é a Intervenção Coronária Percutânea, na qual a pessoa tem que desenvolver competências de mudanças comportamentais efetivas e um maior nível de aceitação e adesão às recomendações fornecidas. A intervenção educativa de Enfermagem com recurso a tecnologias de comunicação e informação apresenta-se como uma estratégia pertinente na alteração dos comportamentos de saúde da pessoa, potenciando a prevenção secundária e atrasando o desenvolvimento da doença. Este estudo tem como objetivo avaliar o impacto de um programa educativo de Enfermagem à distância, com recurso a tecnologia online, na prevenção secundária da doença isquémica coronária, nos doentes submetidos a Intervenção Coronária Percutânea, tendo em conta as características sociodemográficas, fatores de risco cardiovasculares, estilo de vida, indicadores clínicos, adesão à terapêutica farmacológica, capacidade de autocuidado terapêutico, literacia e aceitação do recurso a tecnologia. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, com pressupostos experimentais, com desenho antes-após e com grupo controlo, tendo estado envolvidos 23 participantes. O grupo experimental foi sujeito, mensalmente e durante 6 meses, a intervenção educativa de Enfermagem personalizada e estruturada sob a forma de um programa de acompanhamento, através de videochamadas, com dois momentos de avaliação em cada grupo: um inicial, antes do programa de acompanhamento mensal, e outro final, através de consulta com aplicação de questionário. Os resultados demonstraram que a intervenção educativa realizada contribuiu para uma melhoria significativa no grupo experimental, na obtenção de ganhos em saúde, através de uma redução significativa dos indicadores clínicos (peso, perímetro abdominal, índice de massa corporal, tensão arterial, colesterol e glicemia), no aumento da adesão à terapêutica farmacológica, capacidade de autocuidado terapêutico, literacia em saúde, estilo de vida e aceitação da tecnologia por parte dos participantes.
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