Caligrafia e tipografia góticas: factores culturais, políticos e religiosos inerentes a uma forma de letra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/5026 |
Resumo: | No contexto actual da Europa Ocidental, a letra normalmente utilizada na comunicação visual de teor empresarial, institucional, cultural e científico, tem uma tradição formal baseada na escrita romana. Contudo, observa-se por vezes a existência de uma forma de letra diferente da romana: a letra gótica. Nesta conjuntura, supõe-se que a letra gótica seja muitas vezes associada ao lado negro da vida, à morte, a determinados estilos musicais e a certos grupos raciais, ao mesmo tempo que se lhes conjectura uma ideia de facilitismo e de ociosidade. Neste contexto, é objectivo desta investigação chegar a algumas conclusões acerca dos factores culturais, políticos e religiosos que puderam ter condicionado o desenvolvimento formal e estético da letra gótica, bem como analisar a origem e a validade dos estereótipos que, presumivelmente, lhe estão associados. Em termos metodológicos, considera-se necessária uma abordagem histórica ao tema, pelo que se recorreu ao plano cronológico, num percurso temporal que se situa entre o século IX e a primeira década do século XXI. Para se entender melhor o enquadramento actual deste tema, realizou-se uma entrevista a alguns designers que já fizeram, pelo menos, uma interpretação da letra gótica. |
id |
RCAP_e3037d9d5c8ed94da3dc58b182fe0e3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/5026 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Caligrafia e tipografia góticas: factores culturais, políticos e religiosos inerentes a uma forma de letraLetraGóticaRomanaPolíticaCulturaNo contexto actual da Europa Ocidental, a letra normalmente utilizada na comunicação visual de teor empresarial, institucional, cultural e científico, tem uma tradição formal baseada na escrita romana. Contudo, observa-se por vezes a existência de uma forma de letra diferente da romana: a letra gótica. Nesta conjuntura, supõe-se que a letra gótica seja muitas vezes associada ao lado negro da vida, à morte, a determinados estilos musicais e a certos grupos raciais, ao mesmo tempo que se lhes conjectura uma ideia de facilitismo e de ociosidade. Neste contexto, é objectivo desta investigação chegar a algumas conclusões acerca dos factores culturais, políticos e religiosos que puderam ter condicionado o desenvolvimento formal e estético da letra gótica, bem como analisar a origem e a validade dos estereótipos que, presumivelmente, lhe estão associados. Em termos metodológicos, considera-se necessária uma abordagem histórica ao tema, pelo que se recorreu ao plano cronológico, num percurso temporal que se situa entre o século IX e a primeira década do século XXI. Para se entender melhor o enquadramento actual deste tema, realizou-se uma entrevista a alguns designers que já fizeram, pelo menos, uma interpretação da letra gótica.Repositório ComumOliveira, Sandra2013-12-05T15:42:20Z2013-12-052013-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/5026porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:25:11Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/5026Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:22:47.443203Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caligrafia e tipografia góticas: factores culturais, políticos e religiosos inerentes a uma forma de letra |
title |
Caligrafia e tipografia góticas: factores culturais, políticos e religiosos inerentes a uma forma de letra |
spellingShingle |
Caligrafia e tipografia góticas: factores culturais, políticos e religiosos inerentes a uma forma de letra Oliveira, Sandra Letra Gótica Romana Política Cultura |
title_short |
Caligrafia e tipografia góticas: factores culturais, políticos e religiosos inerentes a uma forma de letra |
title_full |
Caligrafia e tipografia góticas: factores culturais, políticos e religiosos inerentes a uma forma de letra |
title_fullStr |
Caligrafia e tipografia góticas: factores culturais, políticos e religiosos inerentes a uma forma de letra |
title_full_unstemmed |
Caligrafia e tipografia góticas: factores culturais, políticos e religiosos inerentes a uma forma de letra |
title_sort |
Caligrafia e tipografia góticas: factores culturais, políticos e religiosos inerentes a uma forma de letra |
author |
Oliveira, Sandra |
author_facet |
Oliveira, Sandra |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Sandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letra Gótica Romana Política Cultura |
topic |
Letra Gótica Romana Política Cultura |
description |
No contexto actual da Europa Ocidental, a letra normalmente utilizada na comunicação visual de teor empresarial, institucional, cultural e científico, tem uma tradição formal baseada na escrita romana. Contudo, observa-se por vezes a existência de uma forma de letra diferente da romana: a letra gótica. Nesta conjuntura, supõe-se que a letra gótica seja muitas vezes associada ao lado negro da vida, à morte, a determinados estilos musicais e a certos grupos raciais, ao mesmo tempo que se lhes conjectura uma ideia de facilitismo e de ociosidade. Neste contexto, é objectivo desta investigação chegar a algumas conclusões acerca dos factores culturais, políticos e religiosos que puderam ter condicionado o desenvolvimento formal e estético da letra gótica, bem como analisar a origem e a validade dos estereótipos que, presumivelmente, lhe estão associados. Em termos metodológicos, considera-se necessária uma abordagem histórica ao tema, pelo que se recorreu ao plano cronológico, num percurso temporal que se situa entre o século IX e a primeira década do século XXI. Para se entender melhor o enquadramento actual deste tema, realizou-se uma entrevista a alguns designers que já fizeram, pelo menos, uma interpretação da letra gótica. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-05T15:42:20Z 2013-12-05 2013-12-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/5026 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/5026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130672890118144 |