Sequenciamento de Operações de Transporte em Rampas de Acesso a Minas Substerrâneas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Ana Isabel Teixeira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/38946
Resumo: Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
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spelling Sequenciamento de Operações de Transporte em Rampas de Acesso a Minas SubsterrâneasSequencing of Transport Operations on Underground Mine Access RampsPlaneamento e controlo de operaçõesMinas subterrâneasProgramação Inteira MistaOptimisationInteger ProgrammingUnderground MineDissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de CoimbraAs minas subterrâneas recorrem a camiões para o transporte de minério desde o seu interior até à superfície. Camiões esses, que circulam ao longo de túneis subterrâneos, denominados de rampas ou declínios onde apenas há largura para passar um camião. Por toda a extensão das rampas subterrâneas existem escapatórias que possibilitam o cruzamento de veículos em sentidos opostos. Os cruzamentos são possíveis através do desvio dos camiões vazios, que circulam em sentido descendente até à escapatória, onde aguardam que o camião carregado em sentido ascendente, passe. O número de escapatórias e a sua localização ótima ao longo da rampa influenciam o transporte de minério, tendo um impacto significativo na boa circulação de veículos no interior da mina e na sua produtividade. Ao longo desta dissertação foi aplicado um modelo de programação inteira mista (PIM), com o objetivo de estudar a ótima localização das escapatórias em minas subterrâneas. O PIM permite determinar a localização das escapatórias que minimizem o tempo necessário para completar um determinado número de viagens. O modelo requer a inserção do número de veículos, de viagens, de escapatórias e dos tempos de carga e descarga para devolver o melhor movimento dos veículos e a melhor localização das escapatórias em prol de uma otimização do tempo de viagens. O PIM possibilita observar que a ótima localização das escapatórias tem implicação na minimização do tempo para completar determinado número de viagens, que são influenciados pelos tempos de carga e descarga. Os resultados obtidos a partir do PIM mostram que as escapatórias colocadas de forma equidistante não são sempre a ótima solução para a sua localização. A melhor localização das escapatórias é a que permite intercalar veículos em sentido ascendente com veículos em sentido descendente com o menor tempo possível de espera na escapatória. Na generalidade, a dissertação demonstra como a otimização adequada das escapatórias e dos horários dos veículos pode ter um impacto significativo na produtividade do transporte e consequentemente na produtividade de minas subterrâneas.In underground mines, haulage vehicles carry ore from underground loading bays to the surface. The vehicles travel in narrow tunnels, called declines, with occasional passing bays that allow descending empty vehicles to pull off the main path and wait for ascending laden vehicles to pass. The number of passing bays and their locations influences the delays to descending vehicles, and hence the haulage productivity of the mine. Throughout this study, we present a Mixed Integer Programming (PIM) model, applied in order to study the optimal location of passing-bays in underground mines. The PIM determines the optimal location of passing-bays, to minimize the time required to complete a specified number of haulage trips. The number of vehicles, bays and time to load and unload are specified. The PIM allows observing that the optimal location of passing-bays is influence by the time of loading and unloading. The results obtained from the PIM shows passing-bays placed equidistantly are not always the optimum solution for your location. The best location of passing-bays allows vehicles to pass with the least possible time waiting in the escape. Overall, the thesis shows how proper optimisation of bay locations and vehicle schedules, can have a significant impact on haulage productivity.2014-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/38946http://hdl.handle.net/10316/38946TID:201664682porSoares, Ana Isabel Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:30:43Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/38946Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:58:55.726246Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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