Idadismo em tempos de Covid-19: efeitos da comunicação social nas perceções de saúde das pessoas idosas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/24203 |
Resumo: | Um dos desafios relevantes da atual pandemia COVID-19 é o destaque da população idosa como vulnerável e consequente atenção especializada pelas entidades oficiais. Tal destaque também é visível na abordagem dos meios de comunicação a esta questão. O objetivo deste trabalho foi o de justamente explorar esta questão no contexto português. Para isso, realizámos dois estudos. O Estudo 1 foi realizado numa amostra da população em geral (n = 124; Midade = 36,6) e pretendeu explorar em que medida a apresentação de notícias positivas e negativas sobre as pessoas idosas no contexto da pandemia COVID- 19 ativava diferentes estereótipos associados a este grupo. Os resultados deste estudo demonstraram diferenças entre a condição negativa e de controlo não se tendo, contudo, verificado diferenças entre a condição de controlo e a condição de exposição a notícias positivas. Por sua vez, o Estudo 2, também de carácter experimental, procurou testar o efeito de exposição a estas notícias na saúde mental, autoeficácia e intenção de seguir as normas de prevenção do COVID-19 numa amostra de pessoas idosas (n = 169; Midade = 62,1). Os resultados não revelaram, no entanto, diferenças entre as diferentes condições experimentais. Estes resultados são discutidos à luz das teorias sobre ativação de estereótipos no contexto do idadismo em relação às pessoas idosas. |
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Idadismo em tempos de Covid-19: efeitos da comunicação social nas perceções de saúde das pessoas idosasIdadismoSaúde mental -- Mental healthCOVID-19IdosoAtivação automática do estereótipoAgeismOlder adultsStereotype activationUm dos desafios relevantes da atual pandemia COVID-19 é o destaque da população idosa como vulnerável e consequente atenção especializada pelas entidades oficiais. Tal destaque também é visível na abordagem dos meios de comunicação a esta questão. O objetivo deste trabalho foi o de justamente explorar esta questão no contexto português. Para isso, realizámos dois estudos. O Estudo 1 foi realizado numa amostra da população em geral (n = 124; Midade = 36,6) e pretendeu explorar em que medida a apresentação de notícias positivas e negativas sobre as pessoas idosas no contexto da pandemia COVID- 19 ativava diferentes estereótipos associados a este grupo. Os resultados deste estudo demonstraram diferenças entre a condição negativa e de controlo não se tendo, contudo, verificado diferenças entre a condição de controlo e a condição de exposição a notícias positivas. Por sua vez, o Estudo 2, também de carácter experimental, procurou testar o efeito de exposição a estas notícias na saúde mental, autoeficácia e intenção de seguir as normas de prevenção do COVID-19 numa amostra de pessoas idosas (n = 169; Midade = 62,1). Os resultados não revelaram, no entanto, diferenças entre as diferentes condições experimentais. Estes resultados são discutidos à luz das teorias sobre ativação de estereótipos no contexto do idadismo em relação às pessoas idosas.The COVID-19 pandemic brought many challenges, one of those challenges is the categorization of the older population as vulnerable and subsequent specialized attention given to them by official entities. That specialized attention is noticeable in the media’s approach to this issue. This dissertation’s objective was to explore that subject in the Portuguese context. For that we conducted two studies. Study 1 was conducted in a sample of the general population (n = 124; Mage = 36,6), and sought to explore how the presentation of positive and negative news about older people during the COVID-19 pandemic context, activated different stereotypes associated with this group. The results of this study showed differences between the negative and control group. However, no differences were seen between the control group and the group exposed to positive news. Study 2 was also an experimental study and sought to test the effect of exposure to these types of news on the mental health, self-efficacy and intention to follow COVID-19 safety recommendations, in a sample of older people (n = 169; Mage = 62,1). The results of this study however, did not show differences between the different experimental conditions. These results are discussed within the context of Stereotype Activation Theory and ageism against older people.2022-01-20T12:07:59Z2021-12-22T00:00:00Z2021-12-222021-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/24203TID:202855180porGinja, André Filipe da Silva Chatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:34:54Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/24203Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:15:47.807965Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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