A avaliação do comprometimento organizacional na implementação de um centro de serviços partilhados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Carlos German da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/22213
Resumo: Em Portugal, a competição que se verifica no mercado privado da saúde e a crescente necessidade de se tornarem cada vez mais eficientes e atingir níveis de serviço de excelência a um custo operacional mais reduzido, faz com que as organizações apostem na melhoria interna dos processos tornando-os cada vez mais ágeis. Cada organização tem de ser capaz de se reorganizar em termos operacionais e estratégicos de forma a otimizar os recursos, tendo como objetivo a criação de valor interno. Em prol da otimização de processos, o grupo GEPCS, Grupo Empresarial de Prestação de Cuidados de Saúde, optou pela criação de um centro de serviços partilhados na área de suporte das suas unidades de esterilização. A criação de um centro de serviços partilhados, enquanto sistema que é continuamente melhorado e reinventado através de benchmark, melhores práticas e redesenho de processos (Van der Linde et al., 2006), ambiciona proporcionar maior eficiência, criação de valor, redução de custos e um melhor atendimento aos clientes internos da organização. (Bergeron, 2002). Porém, qualquer mudança, enquanto chave para a implementação com sucesso das melhores estratégias de desenvolvimento (Nascimento, 2008), gera resistência por parte dos agentes envolvidos enquanto parte integrante da organização. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é demostrar que uma organização necessita da participação e comprometimento organizacional na implementação da mudança e na criação de um centro de serviços partilhados pois tal como defende Meyer (2009) “(…) o comprometimento é essencial para o sucesso da implementação da mudança”.
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