Análise comparativa dos procedimentos de controlo interno nas compras entre duas entidades: setor empresarial e setor público
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/31173 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado na sequência do estágio curricular realizado na área de Auditoria Financeira, na sede em Coimbra da “M. Silva, P. Caiado, P. Ferreira & Associados, SROC, Lda.” no âmbito da componente não letiva do Mestrado em Contabilidade – Ramo de Auditoria do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro. Nenhuma entidade, independentemente do setor em que se insira e por mais pequena que seja a sua dimensão, pode exercer a sua atividade operacional sem ter implementado um sistema de controlo interno, por muito rudimentar que este seja. O presente trabalho tem como objetivo apresentar e comparar o sistema de controlo interno no setor das compras de duas entidades, uma delas pertencente ao setor empresarial e a outra ao setor público. Observámos que a diferença entre o controlo interno na área das compras das duas entidades analisadas reside nos procedimentos necessários para efetuar uma despesa e ao nível da contratação de fornecedores de bens e serviços. As divergências são essencialmente na burocracia associada aos procedimentos a seguir na contratação pública por parte da entidade do setor público, que advém do facto de estarmos na presença de entidades que utilizam recursos de são de todos, e que por isso têm procedimentos mais exigentes para garantir a transparência. |
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Análise comparativa dos procedimentos de controlo interno nas compras entre duas entidades: setor empresarial e setor públicoControlo internoSistema de controlo internoSetor das comprasO presente relatório foi elaborado na sequência do estágio curricular realizado na área de Auditoria Financeira, na sede em Coimbra da “M. Silva, P. Caiado, P. Ferreira & Associados, SROC, Lda.” no âmbito da componente não letiva do Mestrado em Contabilidade – Ramo de Auditoria do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro. Nenhuma entidade, independentemente do setor em que se insira e por mais pequena que seja a sua dimensão, pode exercer a sua atividade operacional sem ter implementado um sistema de controlo interno, por muito rudimentar que este seja. O presente trabalho tem como objetivo apresentar e comparar o sistema de controlo interno no setor das compras de duas entidades, uma delas pertencente ao setor empresarial e a outra ao setor público. Observámos que a diferença entre o controlo interno na área das compras das duas entidades analisadas reside nos procedimentos necessários para efetuar uma despesa e ao nível da contratação de fornecedores de bens e serviços. As divergências são essencialmente na burocracia associada aos procedimentos a seguir na contratação pública por parte da entidade do setor público, que advém do facto de estarmos na presença de entidades que utilizam recursos de são de todos, e que por isso têm procedimentos mais exigentes para garantir a transparência.This report was prepared following the curricular internship carried out in the area of Financial Auditing, at the “M. Silva, P. Caiado, P. Ferreira & Associados, SROC, Lda” within the scope of the master’s in accounting of the Higher Institute of Accounting and Administration of the University of Aveiro. No entity, regardless of the sector in which it operates and no matter how small its size, can exercise its operational activity without having implemented an internal control system (ICS), however rudimentary it may be. This paper aims to present and compare the internal control system in the purchasing sector of two entities, one belonging to the business sector and the other to the public sector. We observed that the difference between internal control in the purchasing area of the two entities analyzed lies in the procedures necessary to make an expense and in terms of contracting suppliers of goods and services. The divergences are essentially in the bureaucracy associated with the procedures to be followed in public procurement by the public sector entity, which stems from the fact that we are in the presence of entities that use resources from everyone, and therefore have more demanding procedures to guarantee transparency.2021-04-15T08:45:21Z2021-02-18T00:00:00Z2021-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31173porSilva, Liliana Raquel Fernandes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:00:11Zoai:ria.ua.pt:10773/31173Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:07.295340Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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