A satisfação com a vida dos estudantes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Horta, Joana de Azinhaes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5070
Resumo: A investigação em Psicologia Positiva tem aumentado. Diversos estudos centram-se na experiência da Felicidade ou Bem-estar Subjectivo. A Satisfação com a vida é uma avaliação cognitiva e global da qualidade de vida e bem-estar dos indivíduos. O presente estudo tem como objectivo compreender a relação das dimensões da Saúde Mental, Afectividade e Personalidade com a Satisfação com a vida dos estudantes universitários. Para isso, 227 participantes completaram um questionário de dados demográficos e as medidas Satisfaction With Life Scale, Positive and Negative Affect Schedule, Mental Health Continuum Short Form e Big Five Inventory. Observou-se que níveis de Bem-estar emocional, Afectividade Negativa, Bem-estar social e Conscienciosidade explicam 44% da variância na Satisfação com a vida. Participantes do sexo masculino e feminino apresentaram um padrão de resultados diferente. Nos homens, 45% da variância na Satisfação com a vida é explicada por Bem-estar psicológico, Consciensiosidade e Bem-estar social. Porém, nas mulheres foram as dimensões Bem-estar emocional, Afectividade Negativa e Bem-estar social que explicaram 43% dos níveis de Satisfação. Os resultados suportam um contructo complexo onde diferentes critérios são utilizados para avaliar a Satisfação com a vida, confirmam a influência de componentes prazerosas e sugerem a importância de um funcionamento social e psicológico positivo. Diversas implicações são discutidas.
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