As TIC como recurso para escola inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Lusa de Lara Honório
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/10744
Resumo: A Educação Especial no Brasil apresenta Leis representativas sobre a inclusão, mas ainda passíveis de muita discussão e compreensão tanto na análise interpretativa quanto na efetiva seguridade de seu cumprimento, a qual busca a promoção da interação do acesso e permanência dos educandos nas escolas. Investimento, qualificação, sensibilização e remuneração adequada norteiam o uso das ferramentas tecnológicas, indiscutivelmente necessárias para a educação contemporânea. Diante o exposto, o objetivo geral dessa investigação é assegurar a implementação das TIC – Tecnologia de Informação e Comunicação e sua influência no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com NEE – Necessidades Educativas Especiais, especificamente na Escola Municipal Gumercindo Vicente Santana, localizada na cidade de Palminópolis, no estado de Goiás, Brasil e, consequentemente, ser referencial para as demais escolas interioranas. Há que se ressaltar que a resistência apresentada pelos docentes acerca da metodologia inovadora, pode ser relacionada ao antagonismo entre tradicional e moderno. Para tanto, utilizou-se como metodologia de investigação a pesquisa quantitativa, e como instrumento de coleta de dados, utilizou-se o inquérito por questionário. Debate-se como deve ser o acolhimento dos alunos com NEE nas escolas regulares e o papel do educador frente à inclusão. Atualmente, as TIC fazem a diferença no desenvolvimento dos alunos, com as devidas adaptações curriculares, preparando-os para o mundo crítico-construtivo, trabalhando suas particularidades, potencializando suas habilidades e promovendo a autonomia na construção do conhecimento, favorecendo, pois, uma observação mais seletiva. Esse estudo busca recursos para a escola inclusiva no distrito de Palminópolis - GO, implantando as TIC como metodologia pedagógica.
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