A implosão de Nuno Júdice: narrativa "estática" e filiação na auto-imagem da decadência de Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/40133 |
Resumo: | A narrativa de Nuno Júdice A Implosão apresenta-se como um relato ficcional manifestamente inspirado no contexto crítico do Portugal contemporâneo. Contudo, no âmbito do diálogo intertextual que estabelece, é possível ler esta narrativa integrada numa mundividência que remonta pelo menos ao ideário da influente Geração de 70 e do tema da decadência nacional. Sem esquecer a intertextualidade com alguns textos de Guerra Junqueiro ou O Marinheiro de Fernando Pessoa. Ao mesmo tempo, a escrita de Nuno Júdice e a tradição com que dialoga configuram-se como auto-imagens culturais e literárias de uma nação que sofre de hiperidentidade. |
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A implosão de Nuno Júdice: narrativa "estática" e filiação na auto-imagem da decadência de PortugalA implosão de Nuno Júdice: static narrative and filiation in the auto-image of Portuguese decadenceDecadência nacionalImagiologia comparatistaIdentidade culturalIntertextualidadeNuno Júdice, A ImplosãoComparative imagologyCultural identityIntertextualityNuno Júdice’s A ImplosãoPortuguese decadenceA narrativa de Nuno Júdice A Implosão apresenta-se como um relato ficcional manifestamente inspirado no contexto crítico do Portugal contemporâneo. Contudo, no âmbito do diálogo intertextual que estabelece, é possível ler esta narrativa integrada numa mundividência que remonta pelo menos ao ideário da influente Geração de 70 e do tema da decadência nacional. Sem esquecer a intertextualidade com alguns textos de Guerra Junqueiro ou O Marinheiro de Fernando Pessoa. Ao mesmo tempo, a escrita de Nuno Júdice e a tradição com que dialoga configuram-se como auto-imagens culturais e literárias de uma nação que sofre de hiperidentidade.Nuno Judice's narrative A Implosão is presented as a fictional work clearly inspired by the actual critical context of contemporary Portugal. However, within the intertextual dialogue it establishes, it is possible to read this narrative integrated into a critical worldview that dates back at least to the ideals of the influential Geração de 70 and the theme of Portuguese decadence. Without forgetting the intertextuality with some texts of Guerra Junqueiro or O Marinheiro [The Sailor] by Fernando Pessoa. At the same time, Nuno Judice's writing and the tradition with which it dialogues appear as cultural and literary self-images of a nation that suffers from hyper-identity.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMartins, José Cândido de Oliveira2023-02-06T17:25:14Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/40133por1888-4067info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:45:41Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40133Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:32:52.816747Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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