Crise da Poluição Plástica: Estratégias de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seyffert, Pâmela Amaro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/112197
Resumo: A sustentabilidade e a responsabilidade social estão entre os principais desafios das empresas contemporâneas. Com a midiatização do consumo excessivo de plástico e com a ampla divulgação dos danos que esses materiais causam ao meio ambiente e nos seres vivos, manifestar-se em relação ao tema tornou-se questão de sobrevivência. A consciencialização da população aliada à popularização do ativismo e das culturas cívicas em prol da preservação do planeta já resultam em um novo cenário global, e muitas organizações passam por um processo de adaptação a essa nova realidade. A comunicação estratégica tornou-se essencial em um mercado de trabalho competitivo, que investe na humanização do negócio e na defesa de bandeiras sociais para fortalecer o relacionamento com o público interno e externo. A imagem que os diferentes stakeholders possuem da organização também passa a ser vital e impacta diretamente no seu desempenho. Logo, é importante que as ações e estratégias de comunicação estejam alinhadas com o discurso e as práticas de Responsabilidade Social Corporativa adotadas pelas empresas. Além dos funcionários, fornecedores e clientes, existe uma comunidade heterogênea de pessoas atingidas pelas organizações, que pensam e se manifestam de diferentes formas. Compreender como as empresas comunicam suas ações para diminuir os impactos da Crise Plástica é um dos objetivos desta investigação. Este trabalho tem como ponto de partida uma revisão bibliográfica, seguida de dois Estudo de Caso, com Análise de Conteúdo. Os objetos escolhidos são as duas principais redes de supermercados a operar em Portugal: Pingo Doce (Grupo Jerónimo Martins) e Continente (Grupo Sonae), e seus respectivos canais de comunicação. A análise das redes sociais e dos demais canais de informação online das organizações permitiu identificar que a principal estratégia de comunicação tem como foco a lucratividade do negócio, visto que as cadeias de supermercados priorizam maioritariamente a divulgação dos produtos comercializados em suas lojas. No entanto, a promoção de boas práticas sustentáveis e o compromisso com o meio ambiente estão presentes, ainda que de maneira minoritária, nos conteúdos publicados pelas empresas. Esse comportamento revela que existe um desejo em apostar na sensibilização ambiental para auxiliar colaboradores e consumidores no desenvolvimento de hábitos mais ecológicos.
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