A aplicação dos recursos públicos em educação no Brasil: análise dos resultados das políticas públicas implementadas nos governos FHC e LULA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/13020 |
Resumo: | Em dezembro de 2016 foi sancionada a Emenda Constitucional 95/2016, que institui novo regime fiscal no Brasil. Com sua aprovação, ficam limitados os gastos do Governo Federal nos próximos 20 anos, incluindo despesas com educação e saúde. Contribuindo com o debate que se estabeleceu sobre o impacto da limitação dos gastos públicos na educação, esse trabalho se propôs a analisar o comportamento de dois governos diferentes e o impacto de suas políticas públicas para educação. Os dois governos dos presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva serão objetos da análise. Com a utilização de pesquisa documental, serão analisados os gastos com educação, e o desempenho desses governos na resolução dos problemas relacionados ao acesso à escola, com a verificação do volume do número de matrículas, também serão analisados os desempenhos quanto ao rendimento escolar, percebendo as evoluções quando a permanência e êxito, e por fim as questões referentes a qualidade escolar, verificando e analisando os resultados de alunos brasileiros que participaram das avaliações do Programme for International Student Assessment (PISA). O objetivo é perceber se o governo que disponibilizou mais recursos para educação obteve melhores resultados em detrimento ao que investiu menos na área. |
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A aplicação dos recursos públicos em educação no Brasil: análise dos resultados das políticas públicas implementadas nos governos FHC e LULAGastos públicosEducaçãoLulaFHCPublic spendingEducationContabilidadeEm dezembro de 2016 foi sancionada a Emenda Constitucional 95/2016, que institui novo regime fiscal no Brasil. Com sua aprovação, ficam limitados os gastos do Governo Federal nos próximos 20 anos, incluindo despesas com educação e saúde. Contribuindo com o debate que se estabeleceu sobre o impacto da limitação dos gastos públicos na educação, esse trabalho se propôs a analisar o comportamento de dois governos diferentes e o impacto de suas políticas públicas para educação. Os dois governos dos presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva serão objetos da análise. Com a utilização de pesquisa documental, serão analisados os gastos com educação, e o desempenho desses governos na resolução dos problemas relacionados ao acesso à escola, com a verificação do volume do número de matrículas, também serão analisados os desempenhos quanto ao rendimento escolar, percebendo as evoluções quando a permanência e êxito, e por fim as questões referentes a qualidade escolar, verificando e analisando os resultados de alunos brasileiros que participaram das avaliações do Programme for International Student Assessment (PISA). O objetivo é perceber se o governo que disponibilizou mais recursos para educação obteve melhores resultados em detrimento ao que investiu menos na área.In December 2016, Constitutional Amendment 95/2016 was enacted, establishing a new tax regime in Brazil. With your approval, spending is limited federal government in the next 20 years, including education and health expenses. Contributing to the debate that was established on the impact of the limitation of public spending on education, this work set out to analyze the behavior of two different governments and the impact of their policies on education. The two governments of the presidents Fernando Henrique Cardoso and Luiz Inácio Lula da Silva will be objects of the analysis. With the use of documentary research, education expenditures will be analyzed, and the performance of these governments in solving the problems related to access to school, with the verification of the number of enrollments, will also be analyzed the performances regarding the school performance, realizing the evolutions when the permanence and success, and finally the questions related to the school quality, verifying and analyzing the results of Brazilian students who participated in the evaluations of the Program for International Student Assessment (PISA). The objective is to see if the government that provided more resources for education obtained better results to the detriment of those who invested less in the area.Pereira, Adalmiro Álvaro Malheiro de Castro AndradeMota, Carlos Filipe Magalhães Bastos daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoNeto, Alcides Pereira dos Santos2019-03-18T10:28:32Z2018-11-232018-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/13020TID:202192970porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:55:03Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/13020Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:15.837233Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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