Análise fatorial exploratória de instrumentos para avaliação da carreira dual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Picamilho, Sónia Isabel Parreira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Saragoça, José, Teixeira, Mário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.6063/motricidade.31368
Resumo: A carreira dual constitui um desafio permanente e exigente com o cumprimento simultâneo dos papéis de aluno e atleta de alto rendimento. Reconhecendo a falta de pesquisa quantitativa em Portugal e de um instrumento que permita avaliar a conciliação da carreira desportiva de alto rendimento com a carreira escolar, desenvolvemos três instrumentos de recolha de dados que aplicámos através do Questionário a alunos-atletas que frequentam o modelo de conciliação português designado por Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola. O objetivo deste estudo exploratório é demonstrar as primeiras evidências de validade dos instrumentos desenvolvidos, nas três dimensões que suportam este modelo de conciliação: gestão desportiva, gestão escolar e saúde e bem-estar.  Participaram neste estudo 278 alunos-atletas de alto rendimento (n=278) entre os 14 e os 19 anos, 126 raparigas e 151 rapazes (M = 16.01, DP = 1.246). Os resultados do teste Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) com valores de 0.648 na dimensão gestão escolar, 0.757 na dimensão desportiva e 0.871 na dimensão saúde e bem-estar e o teste de esfericidade de Bartlett, demonstram uma validade aparente dos instrumentos para a análise das componentes principais. Os valores do Alfa de Cronbach (α) confirmam a confiabilidade das várias questões colocadas nos três instrumentos. Concluímos na análise fatorial exploratória que os três instrumentos foram desenvolvidos com índices bastante aceitáveis de validade e fiabilidade demonstrando que poderão ser utilizados, com um elevado grau de confiança, em futuras investigações sobre este modelo de conciliação da carreira dual em Portugal.
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