A utilização do blogue na Biblioteca Escolar enquanto ferramenta de Marketing da Informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Pedro Rafael Fialho de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/3838
Resumo: O presente estudo avalia as potencialidades do blogue como ferramenta de marketing nas bibliotecas escolares, nomeadamente para difundir o acervo documental existente, para desenvolver a comunicação entre a gestão da biblioteca escolar e os seus utilizadores ou potenciais utilizadores e adequar as tomadas de decisão da gestão da mesma às reais necessidades desses utilizadores. O estudo revela-se pertinente, uma vez que hoje em dia as tecnologias estão presentes nas escolas portuguesas em geral e nas bibliotecas escolares em particular. Para efetuar esta investigação, procedeu-se à elaboração de dois questionários que depois de testados, foram lançados a alunos e professores bibliotecários ou membros da equipa responsável de quinze blogues do distrito de Lisboa. Os questionários dirigidos a alunos de escolas que utilizam blogues nas suas bibliotecas, bem como os dirigidos aos respetivos coordenadores permitem concluir que os frequentadores dos blogues estudados mostram algum desinteresse nos mesmos e que dividem o seu tempo por outras redes socias e sítios da Internet. A atualização dos blogues parece ter uma influência direta positiva na frequência dos mesmos por parte dos alunos. Os professores inquiridos referem a falta de tempo como a maior dificuldade para a atualização do blogue. Face às conclusões a que se chegou neste estudo considera-se pertinente que venha a existir uma reflexão sobre as razões da não interação direta com os alunos e sobre a alteração de comportamentos nas práticas diárias dos docentes, por forma a mostrarem aos frequentadores da biblioteca e do blogue a importância das suas contribuições e comentários.
id RCAP_e37a3bdaadd05faeaa004a47f99c9321
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3838
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização do blogue na Biblioteca Escolar enquanto ferramenta de Marketing da InformaçãoEDUCAÇÃOBIBLIOTECAS ESCOLARESMARKETINGPROFESSORES BIBLIOTECÁRIOSMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - ESP. EM BIBLIOTECAS ESCOLARES E LITERACIAS DO SÉC.XXIEDUCATIONSCHOOL LIBRARIESTEACHER-LIBRARIANSMARKETINGO presente estudo avalia as potencialidades do blogue como ferramenta de marketing nas bibliotecas escolares, nomeadamente para difundir o acervo documental existente, para desenvolver a comunicação entre a gestão da biblioteca escolar e os seus utilizadores ou potenciais utilizadores e adequar as tomadas de decisão da gestão da mesma às reais necessidades desses utilizadores. O estudo revela-se pertinente, uma vez que hoje em dia as tecnologias estão presentes nas escolas portuguesas em geral e nas bibliotecas escolares em particular. Para efetuar esta investigação, procedeu-se à elaboração de dois questionários que depois de testados, foram lançados a alunos e professores bibliotecários ou membros da equipa responsável de quinze blogues do distrito de Lisboa. Os questionários dirigidos a alunos de escolas que utilizam blogues nas suas bibliotecas, bem como os dirigidos aos respetivos coordenadores permitem concluir que os frequentadores dos blogues estudados mostram algum desinteresse nos mesmos e que dividem o seu tempo por outras redes socias e sítios da Internet. A atualização dos blogues parece ter uma influência direta positiva na frequência dos mesmos por parte dos alunos. Os professores inquiridos referem a falta de tempo como a maior dificuldade para a atualização do blogue. Face às conclusões a que se chegou neste estudo considera-se pertinente que venha a existir uma reflexão sobre as razões da não interação direta com os alunos e sobre a alteração de comportamentos nas práticas diárias dos docentes, por forma a mostrarem aos frequentadores da biblioteca e do blogue a importância das suas contribuições e comentários.The present study aims to assess the blog’s potential as a marketing tool for a school library, particularly to spread the existing collection of documents, to develop the communication between the school library’s management and its real or potential users to adapt the decisions to the real needs of those users. The study seems appropriate because technologies are present in Portuguese schools in general and in school libraries in particular. In order to perfom this investigation we created two surveys, that after being tested, were applied to students in fifteen school libraries with blogs and to their managers within the district of Lisbon. The results indicated that the studied blogs users showed a lack of interest in them and that they divide their time for other social networks and websites. The blogs’s update seems to have a positive influence on students’ frequency. However, the teachers expressed the lack of time as the greatest difficulty in this update. By taking into account the conclusions, this study proposes a reflection on the reasons for the lack of students’ interactions and on behavioural changes in teachers’ daily practices to show the library and blog’s users the importance of their contributions and comments.2013-07-12T13:20:08Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/3838porMoura, Pedro Rafael Fialho de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:20Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3838Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:33.139089Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização do blogue na Biblioteca Escolar enquanto ferramenta de Marketing da Informação
title A utilização do blogue na Biblioteca Escolar enquanto ferramenta de Marketing da Informação
spellingShingle A utilização do blogue na Biblioteca Escolar enquanto ferramenta de Marketing da Informação
Moura, Pedro Rafael Fialho de Oliveira
EDUCAÇÃO
BIBLIOTECAS ESCOLARES
MARKETING
PROFESSORES BIBLIOTECÁRIOS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - ESP. EM BIBLIOTECAS ESCOLARES E LITERACIAS DO SÉC.XXI
EDUCATION
SCHOOL LIBRARIES
TEACHER-LIBRARIANS
MARKETING
title_short A utilização do blogue na Biblioteca Escolar enquanto ferramenta de Marketing da Informação
title_full A utilização do blogue na Biblioteca Escolar enquanto ferramenta de Marketing da Informação
title_fullStr A utilização do blogue na Biblioteca Escolar enquanto ferramenta de Marketing da Informação
title_full_unstemmed A utilização do blogue na Biblioteca Escolar enquanto ferramenta de Marketing da Informação
title_sort A utilização do blogue na Biblioteca Escolar enquanto ferramenta de Marketing da Informação
author Moura, Pedro Rafael Fialho de Oliveira
author_facet Moura, Pedro Rafael Fialho de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Pedro Rafael Fialho de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
BIBLIOTECAS ESCOLARES
MARKETING
PROFESSORES BIBLIOTECÁRIOS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - ESP. EM BIBLIOTECAS ESCOLARES E LITERACIAS DO SÉC.XXI
EDUCATION
SCHOOL LIBRARIES
TEACHER-LIBRARIANS
MARKETING
topic EDUCAÇÃO
BIBLIOTECAS ESCOLARES
MARKETING
PROFESSORES BIBLIOTECÁRIOS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - ESP. EM BIBLIOTECAS ESCOLARES E LITERACIAS DO SÉC.XXI
EDUCATION
SCHOOL LIBRARIES
TEACHER-LIBRARIANS
MARKETING
description O presente estudo avalia as potencialidades do blogue como ferramenta de marketing nas bibliotecas escolares, nomeadamente para difundir o acervo documental existente, para desenvolver a comunicação entre a gestão da biblioteca escolar e os seus utilizadores ou potenciais utilizadores e adequar as tomadas de decisão da gestão da mesma às reais necessidades desses utilizadores. O estudo revela-se pertinente, uma vez que hoje em dia as tecnologias estão presentes nas escolas portuguesas em geral e nas bibliotecas escolares em particular. Para efetuar esta investigação, procedeu-se à elaboração de dois questionários que depois de testados, foram lançados a alunos e professores bibliotecários ou membros da equipa responsável de quinze blogues do distrito de Lisboa. Os questionários dirigidos a alunos de escolas que utilizam blogues nas suas bibliotecas, bem como os dirigidos aos respetivos coordenadores permitem concluir que os frequentadores dos blogues estudados mostram algum desinteresse nos mesmos e que dividem o seu tempo por outras redes socias e sítios da Internet. A atualização dos blogues parece ter uma influência direta positiva na frequência dos mesmos por parte dos alunos. Os professores inquiridos referem a falta de tempo como a maior dificuldade para a atualização do blogue. Face às conclusões a que se chegou neste estudo considera-se pertinente que venha a existir uma reflexão sobre as razões da não interação direta com os alunos e sobre a alteração de comportamentos nas práticas diárias dos docentes, por forma a mostrarem aos frequentadores da biblioteca e do blogue a importância das suas contribuições e comentários.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-07-12T13:20:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/3838
url http://hdl.handle.net/10437/3838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131252598505472