Sistemas de Informação e Comunicação nos Institutos de Emprego

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacinto, Patrícia R S C
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/3059
Resumo: A investigação em sistemas de informação é um elemento essencial para o desenvolvimento da sociedade da informação que nos últimos anos tem registado uma evolução considerável. A sociedade atual tem na informação e no conhecimento os seus pilares, sustentados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A revolução das novas TIC, veio apresentar uma capacidade de introdução em todas as áreas da humanidade, estando a produzir mudanças aos níveis económico, social e organizacional, pelo que também estas áreas se deverão adaptar à nova realidade. Neste sentido, o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) deve acompanhar os padrões de exigência atual, respondendo aos desafios de uma nova sociedade recorrendo assim aos sistemas de informação. No presente projeto estabelece-se como principal objetivo analisar por um lado, se os sistemas de informação utilizados no IEFP da Guarda estão a ajudar as necessidades deste instituto, identificando o grau de satisfação dos funcionários/formadores em relação ao sistema e que benefícios eles encontram no seu uso. Por outro lado, pretende verificar-se o grau de satisfação dos formandos ao nível da formação na área das TIC. Os resultados demonstram que os sistemas de informação utilizados no IEFP da Guarda estão a ajudar as necessidades deste Instituto e os seus funcionários/formadores beneficiam do seu uso, uma vez que estes são de opinião que os sistemas de informação facilitam o desempenho das suas funções, valorizando a sua atividade profissional, evitam a perda de informação, possibilitam a comunicação com outras instituições e constituem uma mais-valia para os formandos. Relativamente aos formandos e no sentido de perceber o seu grau de satisfação relativamente às ações de formação frequentadas, nomeadamente ao nível da formação na área das TIC, podemos dizer que estes se encontram bastante satisfeitos.
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