Efetividade de Ensino Pré Operatório em Doentes Submetidos a Artroplastia Total da Anca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Violante, Ana Paula da Silva Marques
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.esenfc.pt/?url=5BACZzIW
Resumo: A área de intervenção do enfermeiro de reabilitação aos doentes do foro ortopédico, particularmente ao doente afetado por artrose da anca, surge como um meio que minimiza a incapacidade dos doentes, promovendo a sua adaptação futura através do desenvolvimento de novas capacidades e de aprendizagens de recursos que lhes permitam uma reintegração mais rápida no seu meio familiar/social, traduzindo-se assim em ganhos de saúde. O presente estudo tem como objetivo avaliar a efetividade de um programa de ensino pré operatório em doentes submetidos a Artroplastia Total da Anca. Trata-se de um estudo numa perspetiva quantitativa, de natureza quase experimental, com uma amostra consecutiva não probabilística, constituída por 30 doentes submetidos a ATA internados no serviço de Ortopedia A1º do Pólo A do CHUC, EPE, divididos em dois grupos: grupo experimental (GE=15) e grupo de controlo (GC=15), tendo em conta os critérios de inclusão/exclusão pré-definidos. A colheita de dados foi realizada através de dois questionários aplicados antes e após cirurgia. Como resultados podemos referir que a aplicação de uma intervenção programada de ensinos de enfermagem de reabilitação no pré-operatório aos doentes submetidos a ATA demonstrou que a quem foi implementado o protocolo de intervenção apresentou melhorias significativas no que diz respeito à dor, aos níveis de independência nas AVD, na amplitude de movimentos e níveis de ansiedade/stress. As conclusões apontam para que a implementação de um protocolo de intervenção no pré-operatório de forma ativa e sistemática por parte dos enfermeiros de reabilitação, em articulação com a equipa de saúde, proporciona avanços na qualidade da perícia no aumento da funcionalidade e promoção do bem estar e qualidade de vida, contribuindo desta forma para a tomada de decisão baseando a prática na evidência. Sugere-se a realização de novos estudos de caraterísticas longitudinais, focando outras variáveis e aplicação de outros métodos didáticos e pedagógicos nos ensinos pré operatórios.
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