A estrutura cíclica como estratégia temporal no processo composicional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Diogo André Novo de Almeida
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8857
Resumo: Nesta dissertação procurou realizar-se um estudo sistemático sobre a forma como a estrutura cíclica pode ser entendida enquanto estratégia temporal no processo da composição musical. Com esta sistematização pretendeu-se ordenar alguns aspetos da minha prática composicional, focada na utilização de estruturas no contexto de uma dinâmica temporal da música, enquanto força impulsionadora de tensão e distensão. Relativamente à dinâmica temporal, abordaram-se três aspetos, de entre os fundamentais: a estrutura cíclica, o silêncio associado ao timbre como ferramenta de projeção temporal de uma obra musical e a compreensão do impacto deste na própria estrutura. A dissertação começa por enquadrar as várias dimensões envolvidas na ideia do tempo numa perspetiva mais abrangente, em disciplinas relacionadas com áreas de conhecimento como a filosofia e a psicologia. Em seguida, abordou-se o tempo sob o ponto de vista estritamente musical, procurando compreender quais os fatores que permitem a transformação da nossa perceção e a categorização de estruturas musicais como imagem do tempo. Observou-se de forma particular a estrutura cíclica, pela qual se pretendeu fazer um estudo o mais sistemático possível de alguns processos temporais, utilizando o silêncio associado ao timbre, como ferramenta composicional e examinando ainda a forma como os elementos referidos anteriormente se relacionam ao nível da memória e na perceção temporal da música. Por fim, analisou-se uma obra de cada um dos três compositores selecionados do séc. XX e três da minha autoria, compostas no decurso do Mestrado, nas quais se procurou observar a articulação entre tempo e silêncio.
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