O comportamento de partilha depende das características do destinatário? Um estudo com crianças em idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Bruna Gaspar
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/6775
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA - Instituto Universitário, para obtenção do grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica
id RCAP_e38dbe5e10acbf3b2722887119f2b4c2
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6775
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O comportamento de partilha depende das características do destinatário? Um estudo com crianças em idade pré-escolarComportamento prosocialAltruísmoPartilhaJogo do ditadorProsocial behaviorAltruismSharingDictator gameDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no ISPA - Instituto Universitário, para obtenção do grau de Mestre na especialidade de Psicologia ClínicaO presente estudo investiga se o comportamento de partilha, varia em função das características dos destinatários, em crianças de idade pré-escolar. Participaram neste estudo cento e oitenta e seis crianças de três, quatro e cinco anos. O comportamento de partilha foi avaliado através do Jogo do Ditador, onde os participantes tiveram a oportunidade de doar autocolantes a nove destinatários hipotéticos: neutro, moralmente merecedores (partilha, não empurra), moralmente não merecedores (partilha, empurra), em necessidade (com poucos brinquedos, triste) e sem necessidade (com muitos brinquedos, contente). Quando comparadas com as crianças de três e quatro anos, as crianças de cinco anos deram mais autocolantes aos destinatários com poucos brinquedos, que partilha, triste e contente. Além disso, contrariamente às crianças de três e quatro anos, que não apresentaram diferenças na forma como partilharam autocolantes com os destinatários, as crianças de cinco anos deram mais autocolantes aos destinatários com poucos brinquedos, contente e menos aos destinatários que não partilha e que empurra. No seu conjunto, estes resultados indicam que as crianças de três e quatro anos ainda não utilizaram pistas contextuais, para adaptarem as suas decisões de partilha, ao contrário das crianças de cinco anos. São discutidas implicações destes resultados para a compreensão do comportamento de partilha.ABSTRACT: The present study investigates whether the sharing behaviour depends on recipients characteristics, in children of pre-school age. One hundred and eighty-sixth children of three, four and five years participated in this study. Sharing behaviour was evaluated through the Dictator's Game, in which participants had the opportunity of giving stickers to nine hypothetical recipients: neutral, morally deserving (share, not push), morally undeserving (not share, push), in need (sad, with fewer toys) and not in need (happy, with many toys). When compared to the three and four-year-olds, five-year-olds gave more stickers to recipients with fewer toys, who share, sad and happy. In addition, unlike children aged three and four, who did not show differences in how they shared stickers with recipients, five-year-olds gave more stickers to recipients with fewer toys, happy and less to recipients who do not share and who push. Taken together, these results indicate that three and four-year-olds have not yet used contextual clues to adapt their sharing decisions, unlike the five-year-olds. The implications of these results for the understanding of sharing behavior are discussed further.Menéres, SofiaRepositório do ISPAAndrade, Bruna Gaspar2019-01-03T20:46:33Z2018-112018-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/6775TID:202028640porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-30T02:19:30Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6775Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:24:36.632799Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O comportamento de partilha depende das características do destinatário? Um estudo com crianças em idade pré-escolar
title O comportamento de partilha depende das características do destinatário? Um estudo com crianças em idade pré-escolar
spellingShingle O comportamento de partilha depende das características do destinatário? Um estudo com crianças em idade pré-escolar
Andrade, Bruna Gaspar
Comportamento prosocial
Altruísmo
Partilha
Jogo do ditador
Prosocial behavior
Altruism
Sharing
Dictator game
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short O comportamento de partilha depende das características do destinatário? Um estudo com crianças em idade pré-escolar
title_full O comportamento de partilha depende das características do destinatário? Um estudo com crianças em idade pré-escolar
title_fullStr O comportamento de partilha depende das características do destinatário? Um estudo com crianças em idade pré-escolar
title_full_unstemmed O comportamento de partilha depende das características do destinatário? Um estudo com crianças em idade pré-escolar
title_sort O comportamento de partilha depende das características do destinatário? Um estudo com crianças em idade pré-escolar
author Andrade, Bruna Gaspar
author_facet Andrade, Bruna Gaspar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Menéres, Sofia
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Bruna Gaspar
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento prosocial
Altruísmo
Partilha
Jogo do ditador
Prosocial behavior
Altruism
Sharing
Dictator game
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Comportamento prosocial
Altruísmo
Partilha
Jogo do ditador
Prosocial behavior
Altruism
Sharing
Dictator game
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA - Instituto Universitário, para obtenção do grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11
2018-11-01T00:00:00Z
2019-01-03T20:46:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/6775
TID:202028640
url http://hdl.handle.net/10400.12/6775
identifier_str_mv TID:202028640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130107543027712