Sabes? Juntos aprendemos melhor : práticas para a inclusão educativa de um aluno com Paralisia Cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Lurdes Raquel dos Santos Telo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1655
Resumo: Este trabalho pretende mostrar como se fomentou a colaboração entre docentes com o objectivo de promover a inclusão de um aluno com paralisia cerebral na sala de aula, recorrendo a estratégias e a actividades que procuraram assegurar uma melhoria ao nível da sua actividade e participação, promover a amizade entre o aluno e os seus colegas e proporcionar o bem estar psico-afectivo do aluno na escola. Foi feito um levantamento de informação considerada relevante, através da consulta a documentação diversa e da aplicação de algumas técnicas de recolha de dados. Verificou-se que a professora não tomava a iniciativa em assegurar a participação do aluno nas actividades desenvolvidas dentro da sala de aula, no ginásio, no recreio, em visitas de estudo, e que a interacção entre os alunos era muito limitada. As reduzidas oportunidades oferecidas ao aluno para vivenciar situações de aprendizagem constituiam obviamente uma barreira ao acesso ao currículo e ao seu sucesso educativo. A informação recolhida permitiu a elaboração de uma planificação e direccionou a intervenção para as áreas da socialização, comunicação, cooperação entre docentes, subdividindo-se esta última nas áreas de atitude relacional e área académica. O propósito da intervenção foi o de auxiliar e incentivar a professora titular de turma de um aluno em situação de deficiência a acreditar que o seu aluno, à semelhança dos outros, também tem um grande potencial de aprendizagem e, através deste espírito colaborativo, fomentar a inclusão do aluno na turma e na escola.
id RCAP_e395dc4efc5adb5dc4d3a234fe620221
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1655
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sabes? Juntos aprendemos melhor : práticas para a inclusão educativa de um aluno com Paralisia CerebralEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALINCLUSÃO ESCOLARPARALISIA CEREBRALMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOREDUCATIONSPECIAL EDUCATIONSCHOOL INCLUSIONCEREBRAL PALSYEste trabalho pretende mostrar como se fomentou a colaboração entre docentes com o objectivo de promover a inclusão de um aluno com paralisia cerebral na sala de aula, recorrendo a estratégias e a actividades que procuraram assegurar uma melhoria ao nível da sua actividade e participação, promover a amizade entre o aluno e os seus colegas e proporcionar o bem estar psico-afectivo do aluno na escola. Foi feito um levantamento de informação considerada relevante, através da consulta a documentação diversa e da aplicação de algumas técnicas de recolha de dados. Verificou-se que a professora não tomava a iniciativa em assegurar a participação do aluno nas actividades desenvolvidas dentro da sala de aula, no ginásio, no recreio, em visitas de estudo, e que a interacção entre os alunos era muito limitada. As reduzidas oportunidades oferecidas ao aluno para vivenciar situações de aprendizagem constituiam obviamente uma barreira ao acesso ao currículo e ao seu sucesso educativo. A informação recolhida permitiu a elaboração de uma planificação e direccionou a intervenção para as áreas da socialização, comunicação, cooperação entre docentes, subdividindo-se esta última nas áreas de atitude relacional e área académica. O propósito da intervenção foi o de auxiliar e incentivar a professora titular de turma de um aluno em situação de deficiência a acreditar que o seu aluno, à semelhança dos outros, também tem um grande potencial de aprendizagem e, através deste espírito colaborativo, fomentar a inclusão do aluno na turma e na escola.This study aims to show how to foster collaboration among teachers in order to promote the inclusion of a student with cerebral palsy in the classroom, using strategies and activities that sought to ensure an improved level of activity and participation, promote friendship between the student and their colleagues and provide psycho-emotional well-being of the student in school. A survey was considered relevant information by consulting the various documentation and the application of some techniques of data collection. It was found that the teacher did not take the initiative to ensure student participation in activities within the classroom, the gym, the playground, on field trips, and interaction among students was very limited. The limited opportunities for students to experience learning situations is obviously a barrier to access to the curriculum and their educational success. The information gathered enabled the establishment of a planning and direct intervention in the areas of socialization, communication, cooperation among teachers, the latter subdivided in the areas of relational attitude and academic field. The purpose of the intervention was to facilitate and encourage the teacher holds class in a situation of a student with disabilities to believe that her student, like the others, also has a great potential for learning and, through this collaborative spirit, fostering inclusion of students in the class and school.2012-02-08T16:34:12Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1655porFerreira, Lurdes Raquel dos Santos Teloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:43Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1655Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:40.749119Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sabes? Juntos aprendemos melhor : práticas para a inclusão educativa de um aluno com Paralisia Cerebral
title Sabes? Juntos aprendemos melhor : práticas para a inclusão educativa de um aluno com Paralisia Cerebral
spellingShingle Sabes? Juntos aprendemos melhor : práticas para a inclusão educativa de um aluno com Paralisia Cerebral
Ferreira, Lurdes Raquel dos Santos Telo
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
INCLUSÃO ESCOLAR
PARALISIA CEREBRAL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SCHOOL INCLUSION
CEREBRAL PALSY
title_short Sabes? Juntos aprendemos melhor : práticas para a inclusão educativa de um aluno com Paralisia Cerebral
title_full Sabes? Juntos aprendemos melhor : práticas para a inclusão educativa de um aluno com Paralisia Cerebral
title_fullStr Sabes? Juntos aprendemos melhor : práticas para a inclusão educativa de um aluno com Paralisia Cerebral
title_full_unstemmed Sabes? Juntos aprendemos melhor : práticas para a inclusão educativa de um aluno com Paralisia Cerebral
title_sort Sabes? Juntos aprendemos melhor : práticas para a inclusão educativa de um aluno com Paralisia Cerebral
author Ferreira, Lurdes Raquel dos Santos Telo
author_facet Ferreira, Lurdes Raquel dos Santos Telo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Lurdes Raquel dos Santos Telo
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
INCLUSÃO ESCOLAR
PARALISIA CEREBRAL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SCHOOL INCLUSION
CEREBRAL PALSY
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
INCLUSÃO ESCOLAR
PARALISIA CEREBRAL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SCHOOL INCLUSION
CEREBRAL PALSY
description Este trabalho pretende mostrar como se fomentou a colaboração entre docentes com o objectivo de promover a inclusão de um aluno com paralisia cerebral na sala de aula, recorrendo a estratégias e a actividades que procuraram assegurar uma melhoria ao nível da sua actividade e participação, promover a amizade entre o aluno e os seus colegas e proporcionar o bem estar psico-afectivo do aluno na escola. Foi feito um levantamento de informação considerada relevante, através da consulta a documentação diversa e da aplicação de algumas técnicas de recolha de dados. Verificou-se que a professora não tomava a iniciativa em assegurar a participação do aluno nas actividades desenvolvidas dentro da sala de aula, no ginásio, no recreio, em visitas de estudo, e que a interacção entre os alunos era muito limitada. As reduzidas oportunidades oferecidas ao aluno para vivenciar situações de aprendizagem constituiam obviamente uma barreira ao acesso ao currículo e ao seu sucesso educativo. A informação recolhida permitiu a elaboração de uma planificação e direccionou a intervenção para as áreas da socialização, comunicação, cooperação entre docentes, subdividindo-se esta última nas áreas de atitude relacional e área académica. O propósito da intervenção foi o de auxiliar e incentivar a professora titular de turma de um aluno em situação de deficiência a acreditar que o seu aluno, à semelhança dos outros, também tem um grande potencial de aprendizagem e, através deste espírito colaborativo, fomentar a inclusão do aluno na turma e na escola.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-02-08T16:34:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1655
url http://hdl.handle.net/10437/1655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131223716528128