No interior do imaginário conventual: o programa pictórico do arcaz da sacristia da igreja do Convento de Santo António de Penamacor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Maria do Carmo Raminhas
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13819
Resumo: Localizada no interior da Beira Baixa, a vila de Penamacor apresenta-se hoje, aos olhos do historiador da arte, como uma preciosidade no que ao património artístico toca. Com um espólio datável de várias épocas, é particularmente interessante o produzido durante a Idade Moderna, período durante o qual a vila deteve papel de destaque no contexto nacional. Durante este período específico, demarca-se o Convento de Santo António. Fundado no século XVI, foi durante os dois séculos seguintes a igreja deste local profusamente decorada tendo os ditames tridentinos como modelo, expressos num programa cenográfico na sua maioria preservado e que envolve talha dourada, pinturas e esculturas. Contudo, a mensagem hagiográfica tridentina também extravasou o local de culto conventual, prolongando-se no espaço privado da sacristia, onde o arcaz nos apresenta onze painéis cujo discurso visual assenta na representação de episódios alusivos aos milagres do orago do convento, Santo António. O presente estudo debruça-se assim sobre uma análise iconográfica do programa do arcaz da sacristia, tendo por base a relação íntima com a fonte visual que lhes deu origem: as estampas do livro Vida de Santo António de Pádua, obra da oficina de gravadores e editores Klauber Workshop, activos em Augsburg durante o século XVIII.
id RCAP_e397486beb887af0bed69ccf5d61b1f2
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13819
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling No interior do imaginário conventual: o programa pictórico do arcaz da sacristia da igreja do Convento de Santo António de PenamacorBarrocoHagiografiaPinturaIconografiaEmblemaLocalizada no interior da Beira Baixa, a vila de Penamacor apresenta-se hoje, aos olhos do historiador da arte, como uma preciosidade no que ao património artístico toca. Com um espólio datável de várias épocas, é particularmente interessante o produzido durante a Idade Moderna, período durante o qual a vila deteve papel de destaque no contexto nacional. Durante este período específico, demarca-se o Convento de Santo António. Fundado no século XVI, foi durante os dois séculos seguintes a igreja deste local profusamente decorada tendo os ditames tridentinos como modelo, expressos num programa cenográfico na sua maioria preservado e que envolve talha dourada, pinturas e esculturas. Contudo, a mensagem hagiográfica tridentina também extravasou o local de culto conventual, prolongando-se no espaço privado da sacristia, onde o arcaz nos apresenta onze painéis cujo discurso visual assenta na representação de episódios alusivos aos milagres do orago do convento, Santo António. O presente estudo debruça-se assim sobre uma análise iconográfica do programa do arcaz da sacristia, tendo por base a relação íntima com a fonte visual que lhes deu origem: as estampas do livro Vida de Santo António de Pádua, obra da oficina de gravadores e editores Klauber Workshop, activos em Augsburg durante o século XVIII.Located in the interior of Beira Baixa, the village of Penamacor presents itself today, in the eyes of the art historian, as a gem, in as far as artistic heritage is concerned. With a collection dated from several historical, the one produced during the Modern Age, during which the village held a prominent role in the national context, is particularly interesting. During this period in particular, the Convento de Santo António is noteworthy. Established in the 16th century, it’s church lavishly decorated the next two centuries, wihin the Tridentine dictates model, expressed in mostly well preserved scenographic program that includes golden carvings, paintings and sculptures. However, the tridentine hagiographic message spilled over the conventual place of worship, extending into the private space of the sacristy, where the sacristy credens cabinet presents eleven painted panels whose visual discourse is based on the depiction of episodes alluding to the miracles of the patron, Santo António. This study focuses on an iconographic analysis of the program of the sacristy’s credens cabinet, based on the intimate relationship with the visual source that originated it: the engravings of the book Vida de Santo António de Pádua, a work by the engravers and publishers Klauber Workshop, active in Augsburg during the 18th century.Câmara Municipal de PenamacoruBibliorumMendes, Maria do Carmo Raminhas2023-11-30T17:18:54Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13819porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:57:32Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13819Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:10.483562Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv No interior do imaginário conventual: o programa pictórico do arcaz da sacristia da igreja do Convento de Santo António de Penamacor
title No interior do imaginário conventual: o programa pictórico do arcaz da sacristia da igreja do Convento de Santo António de Penamacor
spellingShingle No interior do imaginário conventual: o programa pictórico do arcaz da sacristia da igreja do Convento de Santo António de Penamacor
Mendes, Maria do Carmo Raminhas
Barroco
Hagiografia
Pintura
Iconografia
Emblema
title_short No interior do imaginário conventual: o programa pictórico do arcaz da sacristia da igreja do Convento de Santo António de Penamacor
title_full No interior do imaginário conventual: o programa pictórico do arcaz da sacristia da igreja do Convento de Santo António de Penamacor
title_fullStr No interior do imaginário conventual: o programa pictórico do arcaz da sacristia da igreja do Convento de Santo António de Penamacor
title_full_unstemmed No interior do imaginário conventual: o programa pictórico do arcaz da sacristia da igreja do Convento de Santo António de Penamacor
title_sort No interior do imaginário conventual: o programa pictórico do arcaz da sacristia da igreja do Convento de Santo António de Penamacor
author Mendes, Maria do Carmo Raminhas
author_facet Mendes, Maria do Carmo Raminhas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Maria do Carmo Raminhas
dc.subject.por.fl_str_mv Barroco
Hagiografia
Pintura
Iconografia
Emblema
topic Barroco
Hagiografia
Pintura
Iconografia
Emblema
description Localizada no interior da Beira Baixa, a vila de Penamacor apresenta-se hoje, aos olhos do historiador da arte, como uma preciosidade no que ao património artístico toca. Com um espólio datável de várias épocas, é particularmente interessante o produzido durante a Idade Moderna, período durante o qual a vila deteve papel de destaque no contexto nacional. Durante este período específico, demarca-se o Convento de Santo António. Fundado no século XVI, foi durante os dois séculos seguintes a igreja deste local profusamente decorada tendo os ditames tridentinos como modelo, expressos num programa cenográfico na sua maioria preservado e que envolve talha dourada, pinturas e esculturas. Contudo, a mensagem hagiográfica tridentina também extravasou o local de culto conventual, prolongando-se no espaço privado da sacristia, onde o arcaz nos apresenta onze painéis cujo discurso visual assenta na representação de episódios alusivos aos milagres do orago do convento, Santo António. O presente estudo debruça-se assim sobre uma análise iconográfica do programa do arcaz da sacristia, tendo por base a relação íntima com a fonte visual que lhes deu origem: as estampas do livro Vida de Santo António de Pádua, obra da oficina de gravadores e editores Klauber Workshop, activos em Augsburg durante o século XVIII.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-30T17:18:54Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/13819
url http://hdl.handle.net/10400.6/13819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Câmara Municipal de Penamacor
publisher.none.fl_str_mv Câmara Municipal de Penamacor
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136420033462272