Envolvimento paterno e comportamento da criança em idade escolar : perceção do pai

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Francisco de Sousa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/45834
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde - Psicologia Clínica Dinâmica), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
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spelling Envolvimento paterno e comportamento da criança em idade escolar : perceção do paiEnvolvimento dos paisComportamento da criançaPaisIdade escolarTeses de mestrado - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde - Psicologia Clínica Dinâmica), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020Este estudo centra-se no envolvimento paterno (cuidados, disponibilidade, presença e disciplina) e na perceção do comportamento (internalizante e externalizante) da criança de idade escolar. Tem como objetivos, analisar a relação entre o envolvimento paterno e o comportamento da criança, e averiguar se existem variações nestas dimensões em função de variáveis da criança (sexo e idade), e de variáveis relacionais (proximidade na relação com a criança) e familiares (ser cuidador da criança e número de filhos). Participaram no estudo 113 indivíduos do sexo masculino, com 28 a 65 anos (M=42.73, DP=5.58), todos casados ou em união de facto, e com pelo menos um/a filho/a. As crianças-alvo eram maioritariamente do sexo feminino (67.3%) e tinham 6 a 12 anos de idade (M=8.15, DP=1.59). Utilizou-se a Escala de Envolvimento Paterno (EPP), o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ) e um Questionário Demográfico e Psicossocial. Verificou-se que níveis mais elevados de envolvimento paterno em termos de presença se associaram com a identificação de mais comportamentos internalizantes, havendo também uma tendência para um maior envolvimento na disciplina se associar com níveis mais altos de comportamentos externalizantes. Acresce que os pais das crianças mais novas (≤8 anos), comparativamente com os das mais velhas (>8 anos), referiram maior envolvimento na disciplina e nos cuidados, o mesmo acontecendo quando os cuidadores da criança são ambos os pais (versus apenas a mãe). Por fim, não obstante todos os pais identificarem proximidade na relação com a criança, os mais próximos reportaram níveis mais elevados de envolvimento (cuidados). Este estudo dá um contributo para aprofundar o conhecimento sobre o envolvimento paterno, designadamente no contexto português, no que se refere à sua relação com o comportamento da criança, mostrando também a relevância para este envolvimento da idade da criança, da relação estabelecida e do papel ativo do pai como cuidador.This study focuses on father involvement (care, availability, presence and discipline) and on the perception of school aged child behavior (internalizing and externalizing behavior). Its objectives are to analyze the relationship between father involvement and the child's behavior, and to ascertain whether there are variations in these dimensions due to the child’s variables (gender and age), and to relational (closeness to the child) and family (the child's caregiver and number of children) variables. 113 male individuals, aged between 28 to 65 years (M = 42.73, SD = 5.58), all married or in a consensual union with at least one child, participated in the study. The target children were mostly female (67.3%) aged between 6 to 12 years (M = 8.15, SD = 1.59). The Paternal Involvement Scale (EPP), the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) and a Demographic and Psychosocial Questionnaire were used. Higher levels of father involvement in terms of presence were found to be associated with the identification of more internalizing behaviors, while a tendency for greater involvement in discipline was observed to be associated with higher levels of externalizing behaviors. In addition, the fathers of the younger children (≤8 years), compared to those ofthe older children (>8 years), reported greater involvement in discipline and care, and the same occurred when the child's caregivers were both parents (versus only the mother). Finally, despite all the fathers identifying being close in the relationship with the child, the closest ones reported higher levels of involvement (care). This study contributes to deepening the knowledge on father involvement, namely in the Portuguese context, regarding its association with the child's behavior. Additionally, it highlights the relevance of the child's age, the relationship established and the father's active role as caregiver for this involvement.Santos, Salomé Vieira, 1959-Repositório da Universidade de LisboaOliveira, Francisco de Sousa2021-01-19T13:53:12Z20202020-06-222020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/45834TID:202693686porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:47:39Zoai:repositorio.ul.pt:10451/45834Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:58:03.110103Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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