Realidade(s) familiares de crianças e jovens com necessidades educativas especiais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/4884 |
Resumo: | As famílias de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) vivenciam dificuldades e barreiras durante o seu dia-a-dia. Esses obstáculos acrescentam desafios ao exercício parental, afetando a vida desses pais, assim como a dos seus filhos. O presente projeto de investigação enquadra-se no tipo de estudo de casos múltiplos e tem como objetivo geral conhecer a perceção de uma amostra de famílias (N=5), mães/ cuidadoras de crianças e adolescentes com NEE, sobre o funcionamento parental e familiar, especificamente, as competências parentais, necessidades, bem-estar (satisfação com a vida) e rede de apoio social da família. Na recolha dos dados foram utilizados os instrumentos: Questionário de Autoavaliação da Competência Educativa Parental (QACEP), versão portuguesa de Costa (2010); a Escala de Autoeficácia Parental (EAEP), de Brites (2010); a Escala de Satisfação com a Vida (SWLS), versão portuguesa de Simões (1992 e uma entrevista semiestruturada elaborada com base na revisão da literatura. De uma forma geral, os resultados mostram-nos que o nascimento de um filho com NEE faz emergir novas exigências e necessidades de apoio à família. Neste sentido, todos os casos revelaram carências na rede de apoio formal, sendo que o apoio informal apareceu como um suporte fundamental, especialmente na área emocional. Verificou-se que a maior preocupação das mães se relacionava com a previsão do futuro dos seus filhos. Na generalidade, as participantes apresentaram-se satisfeitas nas suas funções parentais; contudo, revelaram também sentimentos de alguma tensão e stress. Os dois casos com valores mais baixos na autoavaliação das competências parentais evidenciaram também um maior descontentamento com a sua rede de apoio formal. |
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