Recursos digitais de apoio ao ensino: derivadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Maria Laurinda Carreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17352
Resumo: O presente trabalho tem por base a criação de recursos digitais de apoio ao ensino de derivadas no ensino secundário. Para tal o estudo teve como base o conceito, as propriedades e regras de derivadas; teoremas de funções deriváveis; estudo de extremos e monotonia de funções; derivada de segunda ordem, sentidos de concavidades e pontos de inflexão. Nos recursos digitais criados, recorreu-se ao software Sage Mathematics e pacote MegUA. Os mesmos estão disponíveis na plataforma aberta SIACUA.
id RCAP_e3a78bd7d9035547bf1397dae193cf46
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17352
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Recursos digitais de apoio ao ensino: derivadasRecursos digitaisMatemática para professoresDidáctica da matemática - Ensino secundárioEnsino assistido por computadorAprendizagem interactivaDerivadas (Matemática)O presente trabalho tem por base a criação de recursos digitais de apoio ao ensino de derivadas no ensino secundário. Para tal o estudo teve como base o conceito, as propriedades e regras de derivadas; teoremas de funções deriváveis; estudo de extremos e monotonia de funções; derivada de segunda ordem, sentidos de concavidades e pontos de inflexão. Nos recursos digitais criados, recorreu-se ao software Sage Mathematics e pacote MegUA. Os mesmos estão disponíveis na plataforma aberta SIACUA.This work is based on the creation of digital resources to support the teaching of derivatives in secondary education. Therefore this study was based on the concept, properties and rules of derivatives; theorems of derivative functions; study of extreme and monotony of functions; second order derivative, direction of concavities and inflection points. The digital resources were created, making use of the Sage Mathematics Software and the MegUA package. They are available in the open platform SIACUA.Universidade de Aveiro2017-05-08T10:18:53Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17352TID:201585197porBarros, Maria Laurinda Carreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:33:08Zoai:ria.ua.pt:10773/17352Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:29.665472Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Recursos digitais de apoio ao ensino: derivadas
title Recursos digitais de apoio ao ensino: derivadas
spellingShingle Recursos digitais de apoio ao ensino: derivadas
Barros, Maria Laurinda Carreira
Recursos digitais
Matemática para professores
Didáctica da matemática - Ensino secundário
Ensino assistido por computador
Aprendizagem interactiva
Derivadas (Matemática)
title_short Recursos digitais de apoio ao ensino: derivadas
title_full Recursos digitais de apoio ao ensino: derivadas
title_fullStr Recursos digitais de apoio ao ensino: derivadas
title_full_unstemmed Recursos digitais de apoio ao ensino: derivadas
title_sort Recursos digitais de apoio ao ensino: derivadas
author Barros, Maria Laurinda Carreira
author_facet Barros, Maria Laurinda Carreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Maria Laurinda Carreira
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos digitais
Matemática para professores
Didáctica da matemática - Ensino secundário
Ensino assistido por computador
Aprendizagem interactiva
Derivadas (Matemática)
topic Recursos digitais
Matemática para professores
Didáctica da matemática - Ensino secundário
Ensino assistido por computador
Aprendizagem interactiva
Derivadas (Matemática)
description O presente trabalho tem por base a criação de recursos digitais de apoio ao ensino de derivadas no ensino secundário. Para tal o estudo teve como base o conceito, as propriedades e regras de derivadas; teoremas de funções deriváveis; estudo de extremos e monotonia de funções; derivada de segunda ordem, sentidos de concavidades e pontos de inflexão. Nos recursos digitais criados, recorreu-se ao software Sage Mathematics e pacote MegUA. Os mesmos estão disponíveis na plataforma aberta SIACUA.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2017-05-08T10:18:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17352
TID:201585197
url http://hdl.handle.net/10773/17352
identifier_str_mv TID:201585197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137574612107264