La Petit Mort: uma possibilidade de materialização cénica sobre o silêncio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Joana Filipa Gomes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10551
Resumo: A presente monografia é parte constituinte do meu Projeto Final de Mestrado em Teatro, especialização em Encenação e Interpretação, da ESMAE, cujo título é La Petite Mort – uma possibilidade de materialização cénica sobre o silêncio, que resulta num convite à reflexão sobre o silêncio. Nos dois primeiros capítulos, é realizado um enquadramento teórico sobre “o silêncio como tema” e sobre “o silêncio como ausência de som”, nos quais discorro sobre o contributo do cinema e de de practitioners e pensadores como Antonin Artaud, John Cage e Susan Sontag para esta temática. No terceiro capítulo, faço uma descrição e uma reflexão acerca deste processo de investigação sobre as possibilidades do silêncio, que resultou na criação do solo teatral La Petite Mort. Aqui, abordo os pontos de partida e as alterações exploratórias que ocorreram durante o processo; reflito sobre o material criado em laboratório, bem como sobre os feedbacks dos ensaios abertos, a sequência de cenas como finalmente se apresenta, sobre as outras áreas envolvidas neste processo, como a cenografia e a sonoplastia, e, ainda, sobre os dias de apresentação. A acompanhar esta análise, encontra-se anexada a gravação do solo. As considerações finais surgem da reflexão sobre este processo, que traduz uma necessidade de pensar o silêncio, levando a que emerja uma nova questão.
id RCAP_e3beb5ffaa7bb2cb0b46e3553753539e
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10551
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling La Petit Mort: uma possibilidade de materialização cénica sobre o silêncioSilêncioComunicaçãoConvite à reflexãoRenovaçãoMemóriaSomSilenceCommunicationInvitation to reflectionRenovationMemorySoundA presente monografia é parte constituinte do meu Projeto Final de Mestrado em Teatro, especialização em Encenação e Interpretação, da ESMAE, cujo título é La Petite Mort – uma possibilidade de materialização cénica sobre o silêncio, que resulta num convite à reflexão sobre o silêncio. Nos dois primeiros capítulos, é realizado um enquadramento teórico sobre “o silêncio como tema” e sobre “o silêncio como ausência de som”, nos quais discorro sobre o contributo do cinema e de de practitioners e pensadores como Antonin Artaud, John Cage e Susan Sontag para esta temática. No terceiro capítulo, faço uma descrição e uma reflexão acerca deste processo de investigação sobre as possibilidades do silêncio, que resultou na criação do solo teatral La Petite Mort. Aqui, abordo os pontos de partida e as alterações exploratórias que ocorreram durante o processo; reflito sobre o material criado em laboratório, bem como sobre os feedbacks dos ensaios abertos, a sequência de cenas como finalmente se apresenta, sobre as outras áreas envolvidas neste processo, como a cenografia e a sonoplastia, e, ainda, sobre os dias de apresentação. A acompanhar esta análise, encontra-se anexada a gravação do solo. As considerações finais surgem da reflexão sobre este processo, que traduz uma necessidade de pensar o silêncio, levando a que emerja uma nova questão.This monograph assists the MA’s Project in Theatre – Acting/Directing Studies from ESMAE-IPP, the title of which is La Petite Mort - a possibility of scenic materialization about silence, which results in an invitation to reflect on silence. On the first two chapters, a theoretical framework on "silence as theme" and "silence as absence of sound" is made, in which I discuss the contribution of cinema, or practitioners and thinkers such as Antonin Artaud, John Cage or Susan Sontag for this theme about silence. On the third and final chapter, I describe and reflect on this process of research into the possibilities of silence, which resulted in the creation of the theater solo La Petite Mort. On this chapter I address the starting points; the exploratory changes that occurred during the process; reflection on laboratory-created material, as well as feedback from open trials; about the sequence of scenes as it is finally presented; on the other areas involved in this process, such as set design and sound design; and on the days of presentation. Accompanying this analysis, the recording of the soil is attached. The final considerations arise from the conclusions reached after reflection on this process, from the necessity to think about silence, and from which a new question emerges.Vicente, Maria Inês Areal Rothes MarquesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMartins, Joana Filipa Gomes2017-11-27T18:41:55Z2017-11-132017-11-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10551TID:201763702porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:19Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10551Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:40.296050Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv La Petit Mort: uma possibilidade de materialização cénica sobre o silêncio
title La Petit Mort: uma possibilidade de materialização cénica sobre o silêncio
spellingShingle La Petit Mort: uma possibilidade de materialização cénica sobre o silêncio
Martins, Joana Filipa Gomes
Silêncio
Comunicação
Convite à reflexão
Renovação
Memória
Som
Silence
Communication
Invitation to reflection
Renovation
Memory
Sound
title_short La Petit Mort: uma possibilidade de materialização cénica sobre o silêncio
title_full La Petit Mort: uma possibilidade de materialização cénica sobre o silêncio
title_fullStr La Petit Mort: uma possibilidade de materialização cénica sobre o silêncio
title_full_unstemmed La Petit Mort: uma possibilidade de materialização cénica sobre o silêncio
title_sort La Petit Mort: uma possibilidade de materialização cénica sobre o silêncio
author Martins, Joana Filipa Gomes
author_facet Martins, Joana Filipa Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vicente, Maria Inês Areal Rothes Marques
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Joana Filipa Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Silêncio
Comunicação
Convite à reflexão
Renovação
Memória
Som
Silence
Communication
Invitation to reflection
Renovation
Memory
Sound
topic Silêncio
Comunicação
Convite à reflexão
Renovação
Memória
Som
Silence
Communication
Invitation to reflection
Renovation
Memory
Sound
description A presente monografia é parte constituinte do meu Projeto Final de Mestrado em Teatro, especialização em Encenação e Interpretação, da ESMAE, cujo título é La Petite Mort – uma possibilidade de materialização cénica sobre o silêncio, que resulta num convite à reflexão sobre o silêncio. Nos dois primeiros capítulos, é realizado um enquadramento teórico sobre “o silêncio como tema” e sobre “o silêncio como ausência de som”, nos quais discorro sobre o contributo do cinema e de de practitioners e pensadores como Antonin Artaud, John Cage e Susan Sontag para esta temática. No terceiro capítulo, faço uma descrição e uma reflexão acerca deste processo de investigação sobre as possibilidades do silêncio, que resultou na criação do solo teatral La Petite Mort. Aqui, abordo os pontos de partida e as alterações exploratórias que ocorreram durante o processo; reflito sobre o material criado em laboratório, bem como sobre os feedbacks dos ensaios abertos, a sequência de cenas como finalmente se apresenta, sobre as outras áreas envolvidas neste processo, como a cenografia e a sonoplastia, e, ainda, sobre os dias de apresentação. A acompanhar esta análise, encontra-se anexada a gravação do solo. As considerações finais surgem da reflexão sobre este processo, que traduz uma necessidade de pensar o silêncio, levando a que emerja uma nova questão.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-27T18:41:55Z
2017-11-13
2017-11-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/10551
TID:201763702
url http://hdl.handle.net/10400.22/10551
identifier_str_mv TID:201763702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131475061243904