MATIZES DO ACOLHIMENTO NO ENSINO SUPERIOR: APONTAMENTOS SOBRE O ESTADO DA ARTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/42123 |
Resumo: | O campo de conhecimento da psicologia defende que investir no acolhimento no ensino superior podem promover e fortalecer a trajetória da comunidade estudantil. O objetivo desse artigo foi mapear as concepções de acolhimento no ensino superior nos artigos da área da psicologia. Foram identificados 23 estudos que, a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, associam o conceito de acolhimento à permanência e à integração de estudantes. Para futuras pesquisa, defende-se incluir no debate o reconhecimento das universidades como espaços de aprendizagem e de potência da comunidade acadêmica, do papel social que essas instituições possuem e, ainda, das contribuições da Psicologia no desenvolvimento de alianças e redes com os diferentes atores educativos para o fortalecimento das vivências universitárias dos estudantes. |
id |
RCAP_e3beec676ccf5afe1deaccfa4b85e90e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/42123 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
MATIZES DO ACOLHIMENTO NO ENSINO SUPERIOR: APONTAMENTOS SOBRE O ESTADO DA ARTEacolhimento; ensino superior; psicologia; vivências universitárias.O campo de conhecimento da psicologia defende que investir no acolhimento no ensino superior podem promover e fortalecer a trajetória da comunidade estudantil. O objetivo desse artigo foi mapear as concepções de acolhimento no ensino superior nos artigos da área da psicologia. Foram identificados 23 estudos que, a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, associam o conceito de acolhimento à permanência e à integração de estudantes. Para futuras pesquisa, defende-se incluir no debate o reconhecimento das universidades como espaços de aprendizagem e de potência da comunidade acadêmica, do papel social que essas instituições possuem e, ainda, das contribuições da Psicologia no desenvolvimento de alianças e redes com os diferentes atores educativos para o fortalecimento das vivências universitárias dos estudantes.ISPGAYARepositório ComumSilva, Jéssica Petronilha daFeitosa, Lígia Rocha CavalcanteCord, Denise2022-10-28T15:05:23Z2022-09-302022-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/42123porSilva, J. P., Feitosa, Lígia R. C., & Cord, D. (2022)0874-2391info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-05T10:13:55Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/42123Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:13:41.102713Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
MATIZES DO ACOLHIMENTO NO ENSINO SUPERIOR: APONTAMENTOS SOBRE O ESTADO DA ARTE |
title |
MATIZES DO ACOLHIMENTO NO ENSINO SUPERIOR: APONTAMENTOS SOBRE O ESTADO DA ARTE |
spellingShingle |
MATIZES DO ACOLHIMENTO NO ENSINO SUPERIOR: APONTAMENTOS SOBRE O ESTADO DA ARTE Silva, Jéssica Petronilha da acolhimento; ensino superior; psicologia; vivências universitárias. |
title_short |
MATIZES DO ACOLHIMENTO NO ENSINO SUPERIOR: APONTAMENTOS SOBRE O ESTADO DA ARTE |
title_full |
MATIZES DO ACOLHIMENTO NO ENSINO SUPERIOR: APONTAMENTOS SOBRE O ESTADO DA ARTE |
title_fullStr |
MATIZES DO ACOLHIMENTO NO ENSINO SUPERIOR: APONTAMENTOS SOBRE O ESTADO DA ARTE |
title_full_unstemmed |
MATIZES DO ACOLHIMENTO NO ENSINO SUPERIOR: APONTAMENTOS SOBRE O ESTADO DA ARTE |
title_sort |
MATIZES DO ACOLHIMENTO NO ENSINO SUPERIOR: APONTAMENTOS SOBRE O ESTADO DA ARTE |
author |
Silva, Jéssica Petronilha da |
author_facet |
Silva, Jéssica Petronilha da Feitosa, Lígia Rocha Cavalcante Cord, Denise |
author_role |
author |
author2 |
Feitosa, Lígia Rocha Cavalcante Cord, Denise |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jéssica Petronilha da Feitosa, Lígia Rocha Cavalcante Cord, Denise |
dc.subject.por.fl_str_mv |
acolhimento; ensino superior; psicologia; vivências universitárias. |
topic |
acolhimento; ensino superior; psicologia; vivências universitárias. |
description |
O campo de conhecimento da psicologia defende que investir no acolhimento no ensino superior podem promover e fortalecer a trajetória da comunidade estudantil. O objetivo desse artigo foi mapear as concepções de acolhimento no ensino superior nos artigos da área da psicologia. Foram identificados 23 estudos que, a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, associam o conceito de acolhimento à permanência e à integração de estudantes. Para futuras pesquisa, defende-se incluir no debate o reconhecimento das universidades como espaços de aprendizagem e de potência da comunidade acadêmica, do papel social que essas instituições possuem e, ainda, das contribuições da Psicologia no desenvolvimento de alianças e redes com os diferentes atores educativos para o fortalecimento das vivências universitárias dos estudantes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-28T15:05:23Z 2022-09-30 2022-09-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/42123 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/42123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silva, J. P., Feitosa, Lígia R. C., & Cord, D. (2022) 0874-2391 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPGAYA |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPGAYA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137239407525888 |