Estudo do impacto da musica na ansiedade do doente oncológico durante o exame de PET/CT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponard, Maria Dulce Maia Cardoso
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/31138
Resumo: As doenças oncológicas são consideradas responsáveis pelas alterações das condições físicas e emocionais dos doentes, provocam elevados distúrbios psicoemocionais e representam uma enorme carga social e financeira. A Tomografia de Emissão de Positrões (PET/CT) do acrónimo inglês Positron Emission Tomography/Computed Tomography, PET/CT) com 18F-2-fluoro-2-deoxy-D-glicose (18F-FDG) é um exame útil no diagnóstico, estadiamento e seguimento das doenças do foro oncológico e, muito importante na definição das estratégias terapêuticas. Os seus procedimentos de realização, o espaço confinado e o medo dos resultados, podem aumentar a ansiedade dos doentes e dificultar a obtenção das imagens com qualidade de diagnóstico. Pretende-se com este trabalho de Intervenção, testar a eficácia da utilização da música como técnica de relaxamento, durante a realização da PET/CT em doentes do foro oncológico, associando-a a estratégias de comunicação (simpatia, empatia, respeito, compaixão). Para este efeito, foram estudados dois grupos de doentes: grupo de Intervenção (GI, 22 elementos), que ouviu música e, grupo de Controlo (GC, 15 elementos), que não ouviu música. Avaliaram-se também outros fatores que podem influenciar a ansiedade sentida pelos doentes, cuja consequência dos seus efeitos nos resultados, pode acarretar atraso na definição dos tratamentos atempados devido à criação de artefactos. Para este efeito, utilizaram-se dois questionários de auto relato, um antes e outro após a realização da PET/CT. Os resultados mostraram redução da ansiedade nos dois grupos (GI: música + estratégias de comunicação e GC: só estratégias de comunicação), tendo sido mais evidente no Grupo de Intervenção. Este estudo demonstrou a importância da comunicação com os doentes e da música enquanto técnica de relaxamento, na redução da ansiedade durante a realização da PET/CT. A utilização da música neste tipo de exames pode ser uma mais-valia pela sua reprodutibilidade e baixo custo.
id RCAP_e3cdcbe3410d22126e7f68826694940a
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31138
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo do impacto da musica na ansiedade do doente oncológico durante o exame de PET/CTAnsiedadeCancroDistúrbios PsicoemocionaisPET/CTAs doenças oncológicas são consideradas responsáveis pelas alterações das condições físicas e emocionais dos doentes, provocam elevados distúrbios psicoemocionais e representam uma enorme carga social e financeira. A Tomografia de Emissão de Positrões (PET/CT) do acrónimo inglês Positron Emission Tomography/Computed Tomography, PET/CT) com 18F-2-fluoro-2-deoxy-D-glicose (18F-FDG) é um exame útil no diagnóstico, estadiamento e seguimento das doenças do foro oncológico e, muito importante na definição das estratégias terapêuticas. Os seus procedimentos de realização, o espaço confinado e o medo dos resultados, podem aumentar a ansiedade dos doentes e dificultar a obtenção das imagens com qualidade de diagnóstico. Pretende-se com este trabalho de Intervenção, testar a eficácia da utilização da música como técnica de relaxamento, durante a realização da PET/CT em doentes do foro oncológico, associando-a a estratégias de comunicação (simpatia, empatia, respeito, compaixão). Para este efeito, foram estudados dois grupos de doentes: grupo de Intervenção (GI, 22 elementos), que ouviu música e, grupo de Controlo (GC, 15 elementos), que não ouviu música. Avaliaram-se também outros fatores que podem influenciar a ansiedade sentida pelos doentes, cuja consequência dos seus efeitos nos resultados, pode acarretar atraso na definição dos tratamentos atempados devido à criação de artefactos. Para este efeito, utilizaram-se dois questionários de auto relato, um antes e outro após a realização da PET/CT. Os resultados mostraram redução da ansiedade nos dois grupos (GI: música + estratégias de comunicação e GC: só estratégias de comunicação), tendo sido mais evidente no Grupo de Intervenção. Este estudo demonstrou a importância da comunicação com os doentes e da música enquanto técnica de relaxamento, na redução da ansiedade durante a realização da PET/CT. A utilização da música neste tipo de exames pode ser uma mais-valia pela sua reprodutibilidade e baixo custo.Amaral, Ana Paula MonteiroRepositório ComumPonard, Maria Dulce Maia Cardoso2020-01-30T13:53:52Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31138202382958porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:52Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31138Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:41.100834Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo do impacto da musica na ansiedade do doente oncológico durante o exame de PET/CT
title Estudo do impacto da musica na ansiedade do doente oncológico durante o exame de PET/CT
spellingShingle Estudo do impacto da musica na ansiedade do doente oncológico durante o exame de PET/CT
Ponard, Maria Dulce Maia Cardoso
Ansiedade
Cancro
Distúrbios Psicoemocionais
PET/CT
title_short Estudo do impacto da musica na ansiedade do doente oncológico durante o exame de PET/CT
title_full Estudo do impacto da musica na ansiedade do doente oncológico durante o exame de PET/CT
title_fullStr Estudo do impacto da musica na ansiedade do doente oncológico durante o exame de PET/CT
title_full_unstemmed Estudo do impacto da musica na ansiedade do doente oncológico durante o exame de PET/CT
title_sort Estudo do impacto da musica na ansiedade do doente oncológico durante o exame de PET/CT
author Ponard, Maria Dulce Maia Cardoso
author_facet Ponard, Maria Dulce Maia Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaral, Ana Paula Monteiro
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponard, Maria Dulce Maia Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Ansiedade
Cancro
Distúrbios Psicoemocionais
PET/CT
topic Ansiedade
Cancro
Distúrbios Psicoemocionais
PET/CT
description As doenças oncológicas são consideradas responsáveis pelas alterações das condições físicas e emocionais dos doentes, provocam elevados distúrbios psicoemocionais e representam uma enorme carga social e financeira. A Tomografia de Emissão de Positrões (PET/CT) do acrónimo inglês Positron Emission Tomography/Computed Tomography, PET/CT) com 18F-2-fluoro-2-deoxy-D-glicose (18F-FDG) é um exame útil no diagnóstico, estadiamento e seguimento das doenças do foro oncológico e, muito importante na definição das estratégias terapêuticas. Os seus procedimentos de realização, o espaço confinado e o medo dos resultados, podem aumentar a ansiedade dos doentes e dificultar a obtenção das imagens com qualidade de diagnóstico. Pretende-se com este trabalho de Intervenção, testar a eficácia da utilização da música como técnica de relaxamento, durante a realização da PET/CT em doentes do foro oncológico, associando-a a estratégias de comunicação (simpatia, empatia, respeito, compaixão). Para este efeito, foram estudados dois grupos de doentes: grupo de Intervenção (GI, 22 elementos), que ouviu música e, grupo de Controlo (GC, 15 elementos), que não ouviu música. Avaliaram-se também outros fatores que podem influenciar a ansiedade sentida pelos doentes, cuja consequência dos seus efeitos nos resultados, pode acarretar atraso na definição dos tratamentos atempados devido à criação de artefactos. Para este efeito, utilizaram-se dois questionários de auto relato, um antes e outro após a realização da PET/CT. Os resultados mostraram redução da ansiedade nos dois grupos (GI: música + estratégias de comunicação e GC: só estratégias de comunicação), tendo sido mais evidente no Grupo de Intervenção. Este estudo demonstrou a importância da comunicação com os doentes e da música enquanto técnica de relaxamento, na redução da ansiedade durante a realização da PET/CT. A utilização da música neste tipo de exames pode ser uma mais-valia pela sua reprodutibilidade e baixo custo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-30T13:53:52Z
2020-01-01T00:00:00Z
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/31138
202382958
url http://hdl.handle.net/10400.26/31138
identifier_str_mv 202382958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130030211596288