Implicações da prática de videojogos de nova geração na actividade física de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Paulo Sérgio da Silva
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/10975
Resumo: Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação)
id RCAP_e3d9014054c8ae948b83ed7978e87ee6
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10975
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Implicações da prática de videojogos de nova geração na actividade física de criançasImplications of the new generation videogames’ practice in the children’sDispêndio energéticoActividade físicaObesidadeVideojogosMonitor de frequência cardíacaEscala de BorgEnergy expenditurePhysical activityObesityVideogamesHeart rate monitorBorg Scale796.01681.3Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação)Actualmente existe na literatura uma crescente evidência de que a prática de actividade física regular é benéfica para a saúde. Uma nova geração de videojogos de tipo activo procura promover uma maior interacção e movimento durante a sua prática. Consequentemente, os criadores deste tipo de videojogos afirmam que estes são um útil contributo para a promoção da actividade física nas crianças. O presente trabalho consta de dois estudos cujos objectivos foram: no primeiro estudo, identificar os níveis de actividade física e de dispêndio energético durante a prática de videojogos de tipo activo (EyeToy); no segundo estudo, identificar os níveis de actividade física e de dispêndio energético obtidos durante a prática de aulas de Educação Física. O primeiro estudo contou com a participação de 22 alunos com uma idade média de 13,5±0,8, no segundo estudo participaram 56 alunos com uma idade média de 12,6±0,95. A actividade física foi avaliada por um monitor de frequência cardíaca (polar AXN 500) e, no caso da actividade de videojogos, também pela aplicação da Escala de Borg de 6-20 pontos. Os resultados de ambos os estudos indicam a obtenção de níveis de actividade física (> 6 Mets) e de dispêndio energético (> 6 kcal/m) relevantes. Resultante da aplicação da escala de Borg, o nível de esforço percebido pelos alunos durante a actividade de videojogos foi considerado Moderado. Este estudo permite-nos concluir que tanto a prática de aulas de Educação Física como também a prática de videojogos de nova geração são um contributo válido para o aumento da actividade física em crianças.Nowadays, there is growing evidence in literature that Health benefits can be obtained from regular physical activity. A new generation of active videogames tries to produce greater interaction and movement during play. Therefore, videogames creators claim that this kind of active videogames can be a useful addiction to the range of opportunities for physical activity available to children. The present work consists of two studies. The aim of the first study was to identify the levels of physical activity and energy expenditure of pupils when playing new generation active videogames (EyeToy). The aim of the second study was to identify the levels of physical activity and energy expenditure of pupils when playing Physical Education classes. The sample was constituted, in the first study, by 22 students with a medium age of 13,5±0,8, and in the second study by 56 students with a medium age of 12,6±0,95. The physical activity was assessed by heart rate monitor (Polar AXN 500) and, in the case of the videogames activity, also for the application of the 6-20 points Borg scale. In booth studies the results showed relevant levels of physical activity (> 6 Mets) and energy expenditure (> 6 kcal/m). The subjects rated their perceived exertion (RPE) of the effort spent in the videogames activity as somewhat hard. This study allows us to conclude that the practice of the new generation videogames and physical education activities are a valid contribution for the increase of the physical activity in children.Osório, António JoséPereira, Beatriz OliveiraUniversidade do MinhoViana, Paulo Sérgio da Silva2009-12-222009-12-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10975porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:02:41Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10975Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:52:43.376493Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Implicações da prática de videojogos de nova geração na actividade física de crianças
Implications of the new generation videogames’ practice in the children’s
title Implicações da prática de videojogos de nova geração na actividade física de crianças
spellingShingle Implicações da prática de videojogos de nova geração na actividade física de crianças
Viana, Paulo Sérgio da Silva
Dispêndio energético
Actividade física
Obesidade
Videojogos
Monitor de frequência cardíaca
Escala de Borg
Energy expenditure
Physical activity
Obesity
Videogames
Heart rate monitor
Borg Scale
796.01
681.3
title_short Implicações da prática de videojogos de nova geração na actividade física de crianças
title_full Implicações da prática de videojogos de nova geração na actividade física de crianças
title_fullStr Implicações da prática de videojogos de nova geração na actividade física de crianças
title_full_unstemmed Implicações da prática de videojogos de nova geração na actividade física de crianças
title_sort Implicações da prática de videojogos de nova geração na actividade física de crianças
author Viana, Paulo Sérgio da Silva
author_facet Viana, Paulo Sérgio da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Osório, António José
Pereira, Beatriz Oliveira
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Paulo Sérgio da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Dispêndio energético
Actividade física
Obesidade
Videojogos
Monitor de frequência cardíaca
Escala de Borg
Energy expenditure
Physical activity
Obesity
Videogames
Heart rate monitor
Borg Scale
796.01
681.3
topic Dispêndio energético
Actividade física
Obesidade
Videojogos
Monitor de frequência cardíaca
Escala de Borg
Energy expenditure
Physical activity
Obesity
Videogames
Heart rate monitor
Borg Scale
796.01
681.3
description Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação)
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-22
2009-12-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/10975
url http://hdl.handle.net/1822/10975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132303432089600