O livro de coro MM 382 do Arquivo Capitular da Sé de Angra: uma análise litúrgico-musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Luís
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/30078
Resumo: O MM 382 é um pequeno livro de cantochão, actualmente conservado no fundo musical do Arquivo Capitular da Sé de Angra. Trata-se de um livro de coro, possivelmente copiado nas últimas décadas do século XVIII, que contém o cantochão do Ofício e Missa para as festas da Conversão de Santo Agostinho, São Simão de Rojas e a Trasladação da Santa Casa de Loreto. É comum aparecerem manuscritos este tipo ao longo do século XVIII, constituindo adições de novas festas aos Graduais e Antifonários impressos em Itália, seguindo as várias reformas do Rito Romano, que por essa altura já circulavam em largo número. Porém, a realização destes livros pode ainda reflectir uma identidade litúrgica local, sobretudo aquela relacionada com as instituições religiosas a que se destinavam e as suas necessidades em termos de livros litúrgicos. Este parece ser o caso do MM 382 que, apesar de se encontrar depositado na Sé de Angra, aponta para que não tenha sido realizado nesta instituição, tendo origem no convento agostiniano de Nossa Senhora da Graça de Angra. A liturgia da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho (assim como as restantes ordens) encontra-se praticamente diluída no Rito Romano no final do século XVIII por via das sucessivas reformas, constituindo tarefa difícil a identificação deste tipo de colecções. Este estudo, através de uma análise litúrgico-musical ao conteúdo do MM 382, localiza-o no seu contexto de utilização e coloca várias hipóteses quanto à sua possível origem no convento Graciano de Angra.
id RCAP_e40cd9b29f9d15ab2ce865e9f0b9caa9
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/30078
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O livro de coro MM 382 do Arquivo Capitular da Sé de Angra: uma análise litúrgico-musicalmusicologiamúsicalivro de corocantochãoséculo XVIIIAngra do HeroísmoO MM 382 é um pequeno livro de cantochão, actualmente conservado no fundo musical do Arquivo Capitular da Sé de Angra. Trata-se de um livro de coro, possivelmente copiado nas últimas décadas do século XVIII, que contém o cantochão do Ofício e Missa para as festas da Conversão de Santo Agostinho, São Simão de Rojas e a Trasladação da Santa Casa de Loreto. É comum aparecerem manuscritos este tipo ao longo do século XVIII, constituindo adições de novas festas aos Graduais e Antifonários impressos em Itália, seguindo as várias reformas do Rito Romano, que por essa altura já circulavam em largo número. Porém, a realização destes livros pode ainda reflectir uma identidade litúrgica local, sobretudo aquela relacionada com as instituições religiosas a que se destinavam e as suas necessidades em termos de livros litúrgicos. Este parece ser o caso do MM 382 que, apesar de se encontrar depositado na Sé de Angra, aponta para que não tenha sido realizado nesta instituição, tendo origem no convento agostiniano de Nossa Senhora da Graça de Angra. A liturgia da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho (assim como as restantes ordens) encontra-se praticamente diluída no Rito Romano no final do século XVIII por via das sucessivas reformas, constituindo tarefa difícil a identificação deste tipo de colecções. Este estudo, através de uma análise litúrgico-musical ao conteúdo do MM 382, localiza-o no seu contexto de utilização e coloca várias hipóteses quanto à sua possível origem no convento Graciano de Angra.Universidade dos Açores2021-08-10T14:02:30Z2021-08-102018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/30078http://hdl.handle.net/10174/30078porHenriques, Luís. "O livro de coro MM 382 do Arquivo Capitular da Sé de Angra: uma análise litúrgico-musical". II Encontro Internacional de JOvens INvestigadores Atas. Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2018, pp. 334-341.nd717Henriques, Luísinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:27:42Zoai:dspace.uevora.pt:10174/30078Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:36.174879Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O livro de coro MM 382 do Arquivo Capitular da Sé de Angra: uma análise litúrgico-musical
title O livro de coro MM 382 do Arquivo Capitular da Sé de Angra: uma análise litúrgico-musical
spellingShingle O livro de coro MM 382 do Arquivo Capitular da Sé de Angra: uma análise litúrgico-musical
Henriques, Luís
musicologia
música
livro de coro
cantochão
século XVIII
Angra do Heroísmo
title_short O livro de coro MM 382 do Arquivo Capitular da Sé de Angra: uma análise litúrgico-musical
title_full O livro de coro MM 382 do Arquivo Capitular da Sé de Angra: uma análise litúrgico-musical
title_fullStr O livro de coro MM 382 do Arquivo Capitular da Sé de Angra: uma análise litúrgico-musical
title_full_unstemmed O livro de coro MM 382 do Arquivo Capitular da Sé de Angra: uma análise litúrgico-musical
title_sort O livro de coro MM 382 do Arquivo Capitular da Sé de Angra: uma análise litúrgico-musical
author Henriques, Luís
author_facet Henriques, Luís
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, Luís
dc.subject.por.fl_str_mv musicologia
música
livro de coro
cantochão
século XVIII
Angra do Heroísmo
topic musicologia
música
livro de coro
cantochão
século XVIII
Angra do Heroísmo
description O MM 382 é um pequeno livro de cantochão, actualmente conservado no fundo musical do Arquivo Capitular da Sé de Angra. Trata-se de um livro de coro, possivelmente copiado nas últimas décadas do século XVIII, que contém o cantochão do Ofício e Missa para as festas da Conversão de Santo Agostinho, São Simão de Rojas e a Trasladação da Santa Casa de Loreto. É comum aparecerem manuscritos este tipo ao longo do século XVIII, constituindo adições de novas festas aos Graduais e Antifonários impressos em Itália, seguindo as várias reformas do Rito Romano, que por essa altura já circulavam em largo número. Porém, a realização destes livros pode ainda reflectir uma identidade litúrgica local, sobretudo aquela relacionada com as instituições religiosas a que se destinavam e as suas necessidades em termos de livros litúrgicos. Este parece ser o caso do MM 382 que, apesar de se encontrar depositado na Sé de Angra, aponta para que não tenha sido realizado nesta instituição, tendo origem no convento agostiniano de Nossa Senhora da Graça de Angra. A liturgia da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho (assim como as restantes ordens) encontra-se praticamente diluída no Rito Romano no final do século XVIII por via das sucessivas reformas, constituindo tarefa difícil a identificação deste tipo de colecções. Este estudo, através de uma análise litúrgico-musical ao conteúdo do MM 382, localiza-o no seu contexto de utilização e coloca várias hipóteses quanto à sua possível origem no convento Graciano de Angra.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2021-08-10T14:02:30Z
2021-08-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/30078
http://hdl.handle.net/10174/30078
url http://hdl.handle.net/10174/30078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Henriques, Luís. "O livro de coro MM 382 do Arquivo Capitular da Sé de Angra: uma análise litúrgico-musical". II Encontro Internacional de JOvens INvestigadores Atas. Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2018, pp. 334-341.
nd
717
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade dos Açores
publisher.none.fl_str_mv Universidade dos Açores
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136677162123264