Atitudes dos mecânicos face ao risco ambiental causado por óleos dos motores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/14832 |
Resumo: | No mundo contemporâneo, qualquer ator atento perceberá que a agressão ao ambiente é, cada vez mais, generalizada. Esta situação reclama uma urgente mudança de atitudes e de comportamentos face à relação estabelecida entre o homem e a natureza. Acrescenta-se igualmente que os diferentes problemas ambientais, ainda que tenham epicentro numa área devidamente identificada, os seus efeitos catastróficos atravessam as várias escalas geográficas, como sendo, local, regional, nacional e internacional, podendo atingir dimensões planetárias. Refira-se igualmente que os benefícios decorrentes da preservação ambiental são também transversais às diferentes escalas enunciadas. Aliás, a situação descrita já se tinha tornado evidente aquando da realização da ECO92, no Rio de Janeiro, em que um dos lemas por que se pautaram as reflexões da Conferência foi justamente: “Pensar Local e Agi Global.” Assim, a realização do presente trabalho, apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, como parte dos critérios exigíveis para a obtenção do grau de mestre, foi orientada exatamente pela necessidade de se estudar a problemática de poluição hídrica, com combustíveis e lubrificantes em São Tomé e Príncipe, mais concretamente na ilha de São Tomé, de modo a que, num futuro próximo, sejam adotados comportamentos individuais e mecanismos institucionais suscetíveis de levar à mitigação deste grave problema ambiental. A investigação, que se enquadra no paradigma interpretativo da realidade, foi desenvolvida de modo a abarcar duas categorias socioprofissionais, examinadas nos contextos dos respetivos distritos, sendo, primeiro, os mecânicos, cujas oficinas estão instaladas nas zonas ribeirinhas e, segundo, os autarcas que, nos termos das leis da República, têm a incumbência de velar pelo bem-estar das populações distritais, sendo de se referir, entre outros, o bem-estar ambiental. Para efeito de recolha de dados, nos seis distritos existentes na ilha de São Tomé, utilizámos a técnica de inquérito por questionário, tendo sido consideradas essencialmente as variáveis género, habilitação literária e o intervalo de idades. Relativamente ao tratamento de dados socorremo-nos da análise estatística, uma vez que optámos pelo método quantitativo, embora complementada pela análise de conteúdos. No que concerne aos principais resultados, podemos afirmar que as atitudes e os comportamentos pro-ambientais, quer dos mecânicos, quer dos autarcas, tendem a ser melhores, entenda-se positivas, em função do fator habilitação literária. As variáveis idade e género não têm implicação significativa no quadro da investigação. Tal como qualquer trabalho de investigação, este também apresenta algumas limitações, que desde logo têm de ver com a fraca literatura especializada observável no parque bibliográfico santomense, o que o condicionou de forma significativa, sobretudo na vertente da análise documental. Igualmente, a impossibilidade de deslocação à Região Autónoma do Príncipe, em consequência da escassez de recursos financeiros, afigura-se como uma importante limitação do trabalho, uma vez que não nos foi possível recolher dados, seguramente importantes, daquela parcela do território nacional. Neste sentido, no quadro de uma investigação futura, sugerimos vivamente que seja investigada a situação da ilha do Príncipe em relação a questão da poluição hídrica. |
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Atitudes dos mecânicos face ao risco ambiental causado por óleos dos motoresMudança de comportamentoAtitudeEducação AmbientalPoluiçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisNo mundo contemporâneo, qualquer ator atento perceberá que a agressão ao ambiente é, cada vez mais, generalizada. Esta situação reclama uma urgente mudança de atitudes e de comportamentos face à relação estabelecida entre o homem e a natureza. Acrescenta-se igualmente que os diferentes problemas ambientais, ainda que tenham epicentro numa área devidamente identificada, os seus efeitos catastróficos atravessam as várias escalas geográficas, como sendo, local, regional, nacional e internacional, podendo atingir dimensões planetárias. Refira-se igualmente que os benefícios decorrentes da preservação ambiental são também transversais às diferentes escalas enunciadas. Aliás, a situação descrita já se tinha tornado evidente aquando da realização da ECO92, no Rio de Janeiro, em que um dos lemas por que se pautaram as reflexões da Conferência foi justamente: “Pensar Local e Agi Global.” Assim, a realização do presente trabalho, apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, como parte dos critérios exigíveis para a obtenção do grau de mestre, foi orientada exatamente pela necessidade de se estudar a problemática de poluição hídrica, com combustíveis e lubrificantes em São Tomé e Príncipe, mais concretamente na ilha de São Tomé, de modo a que, num futuro próximo, sejam adotados comportamentos individuais e mecanismos institucionais suscetíveis de levar à mitigação deste grave problema ambiental. A investigação, que se enquadra no paradigma interpretativo da realidade, foi desenvolvida de modo a abarcar duas categorias socioprofissionais, examinadas nos contextos dos respetivos distritos, sendo, primeiro, os mecânicos, cujas oficinas estão instaladas nas zonas ribeirinhas e, segundo, os autarcas que, nos termos das leis da República, têm a incumbência de velar pelo bem-estar das populações distritais, sendo de se referir, entre outros, o bem-estar ambiental. Para efeito de recolha de dados, nos seis distritos existentes na ilha de São Tomé, utilizámos a técnica de inquérito por questionário, tendo sido consideradas essencialmente as variáveis género, habilitação literária e o intervalo de idades. Relativamente ao tratamento de dados socorremo-nos da análise estatística, uma vez que optámos pelo método quantitativo, embora complementada pela análise de conteúdos. No que concerne aos principais resultados, podemos afirmar que as atitudes e os comportamentos pro-ambientais, quer dos mecânicos, quer dos autarcas, tendem a ser melhores, entenda-se positivas, em função do fator habilitação literária. As variáveis idade e género não têm implicação significativa no quadro da investigação. Tal como qualquer trabalho de investigação, este também apresenta algumas limitações, que desde logo têm de ver com a fraca literatura especializada observável no parque bibliográfico santomense, o que o condicionou de forma significativa, sobretudo na vertente da análise documental. Igualmente, a impossibilidade de deslocação à Região Autónoma do Príncipe, em consequência da escassez de recursos financeiros, afigura-se como uma importante limitação do trabalho, uma vez que não nos foi possível recolher dados, seguramente importantes, daquela parcela do território nacional. Neste sentido, no quadro de uma investigação futura, sugerimos vivamente que seja investigada a situação da ilha do Príncipe em relação a questão da poluição hídrica.In the contemporary world, any attentive actor realizes that aggression to the environment is increasingly widespread. This situation calls for an urgent change in attitudes and behaviors towards the relationship between man and nature. It also adds that the different environmental problems, yet they have a properly identified epicentre area, its catastrophic effects traverse the various geographical scales, as local, regional, national and international, reaching global dimensions. It is also noted that the benefits of environmental preservation are also cross-listed at different scales. Indeed the situation described had already become apparent on the day of ECO92, in Rio de Janeiro, where one of the slogans that guided the reflections of the Conference was precisely: "Think Locally and Act Globally". Thus, the realization of this work, presented to the School of Education, Polytechnic Institute of Bragança, as part of the required criteria for the degree of master, was driven by the need to accurately envision the core of the issue of water pollution with fuels and lubricants in Sao Tome and Principe, but specifically on the island of São Tomé, so that in the near future, individual behaviors and institutional mechanisms that could lead to the reduction or eradication of this serious environmental problem are adopted. The research, which falls within the interpretative paradigm of reality, was developed to span two socio-professional categories examined in the contexts of the respective districts, being first, mechanics, whose workshops are located in coastal areas, and second, that mayors in accordance with the laws of the Republic, have the task of ensuring the welfare of the district population, being of referring, among others, the environmental well-being. For purposes of data collection, the six existing districts on the island of São Tomé, we used the technique of questionnaire survey, and to effect the variables gender, literary license and the age range were mainly considered. With regard to the processing of data we refer us the statistical analysis, since we chose the quantitative method, supplemented, however, by content analysis. Regarding the main results, we can say that the attitudes and pro-environmental behaviors, whether mechanical or mayors tend to be the best, we mean positive, according to the literary enabling factor. The variable age and gender have significant implications in the context of research. As with any research project, this also has some limitations, which immediately has to do with the weak observable literature in bibliographic in São Tome and Príncipe, which conditioned significantly, especially in the aspect of document analysis. Also, the inability to travel to the Autonomous Region of Príncipe, in consequence of the scarcity of financial resources, it would seem like a major limitation of this study, since we were unable to collect data certainly important, that portion of the national territory. In this sense, in the context of future research, we strongly suggest that it investigated the situation of the island of Príncipe regarding the issue of water pollution.Martins, Maria da ConceiçãoBiblioteca Digital do IPBRamos, António2018-01-03T10:15:39Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14832TID:201046547porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:35:05Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14832Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:40.526240Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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