Organização e melhoria do desempenho do centro de manutenção de apoio às linhas de montagem de autorrádios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, João Carlos Ferreira Pinto de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/23173
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
id RCAP_e4130dd7fac40a4b59496c17f233bea7
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23173
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Organização e melhoria do desempenho do centro de manutenção de apoio às linhas de montagem de autorrádiosCAPTPMOEEMTTRMTBFManutenção autónomaFMEAAutonomous maintenance658.58Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão IndustrialO presente trabalho foi desenvolvido tendo como base a criação de um centro de apoio às tarefas de manutenção (CAP) na empresa Delphi Automotive Systems Portugal, em Braga. A pesquisa bibliográfica realizada incidiu na metodologia Total Productive Maintenance (TPM), como forma de redução de desperdícios associados a equipamentos e como estratégia de melhoria contínua. Foram analisadas as métricas Overall Equipment Effectiveness (OEE), Mean Time to Repair (MTTR) e Mean Time between Failures (MTBF) de modo a avaliar o impacto do centro de apoio à manutenção, assim como a redução de desperdícios alcançada com a nova localização deste centro. Dos vários pilares em que assenta a metodologia TPM, deu-se particular enfoque neste projeto ao pilar da Manutenção Autónoma, através da criação de instruções de manutenção e de folhas de registo de anomalias. Os equipamentos sujeitos a ações de manutenção autónoma foram escolhidos após a realização de uma análise FMEA. No final, foi possível verificar que o tempo de reação a avarias tinha registado melhorias, como consequência da aproximação da manutenção. No entanto, as restantes métricas de fiabilidade não registaram evoluções positivas. Do cálculo do OEE verificou-se que apesar de a Delphi não registar valores de 85%, situa-se muito próximo do valor de excelência. Dos desperdícios de equipamentos identificados, o tempo de mudança de ferramenta registou melhorias, ao contrário das avarias de equipamentos, com ênfase para a máquina de solda que foi o equipamento que mais contribuiu para o tempo perdido com avarias.This work was developed based on the creation of a maintence operations center (CAP) at Delphi Automotive Systems Portugal, in Braga. The literature review was centered in the Total Productive Maintenance methology (TPM), as a mean to reduce equipement related waste and as a continuous improvement strategy. The metrics Overall Equipement Effectiveness (OEE), Mean Time to Repair (MTTR) and Mean Time Between Failures (MTBF) were analysed in order to assess the impacto of the maintenance operations center, as well as waste reduction achieved by the new location. From the characteristics of TPM pillars, effort was focused on the Autonomous Maintenance pillar, through the creation of maintenance instructions and record sheets anomalies. The equipements targeted for autonomous maintenance activities were chosen after the development of a FMEA analysis. In the end, it was possible to verify the reaction time to failure registerd improvements, as a consequence of the approximation of maintenance. However, the remaining reliability metrics did not register any improvements. From the calculation of the OEE it was possible to verify that, despite Delphi do not register OEE values above 85%, it is very close of the excelency standard. From the equipement wastes identified, change-over had registered improvements. On the other hand, equipement failure, mainly the wave soldering machine, that has contributed the most to the time losses due to equipement failureLopes, Isabel da SilvaNunes, Eusébio P.Universidade do MinhoFreitas, João Carlos Ferreira Pinto de20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23173porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23173Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:44.186273Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Organização e melhoria do desempenho do centro de manutenção de apoio às linhas de montagem de autorrádios
title Organização e melhoria do desempenho do centro de manutenção de apoio às linhas de montagem de autorrádios
spellingShingle Organização e melhoria do desempenho do centro de manutenção de apoio às linhas de montagem de autorrádios
Freitas, João Carlos Ferreira Pinto de
CAP
TPM
OEE
MTTR
MTBF
Manutenção autónoma
FMEA
Autonomous maintenance
658.58
title_short Organização e melhoria do desempenho do centro de manutenção de apoio às linhas de montagem de autorrádios
title_full Organização e melhoria do desempenho do centro de manutenção de apoio às linhas de montagem de autorrádios
title_fullStr Organização e melhoria do desempenho do centro de manutenção de apoio às linhas de montagem de autorrádios
title_full_unstemmed Organização e melhoria do desempenho do centro de manutenção de apoio às linhas de montagem de autorrádios
title_sort Organização e melhoria do desempenho do centro de manutenção de apoio às linhas de montagem de autorrádios
author Freitas, João Carlos Ferreira Pinto de
author_facet Freitas, João Carlos Ferreira Pinto de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Isabel da Silva
Nunes, Eusébio P.
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, João Carlos Ferreira Pinto de
dc.subject.por.fl_str_mv CAP
TPM
OEE
MTTR
MTBF
Manutenção autónoma
FMEA
Autonomous maintenance
658.58
topic CAP
TPM
OEE
MTTR
MTBF
Manutenção autónoma
FMEA
Autonomous maintenance
658.58
description Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/23173
url http://hdl.handle.net/1822/23173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132197457756160