Análise de desempenho dos protocolos de roteamento DSDV, AODV e OLSR, aplicados a uma rede de comunicação VANET

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Guilherme dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10503
Resumo: A quantidade de veículos terrestres tem aumentado consideravelmente a cada ano, este aumento tem feito outra estatística crescer gradualmente, que são as mortes por acidentes de trânsito. Além do acréscimo nos níveis de poluição. Contudo, o exponencial avanço tecnológico dos sistemas eletroeletrônicos tem proporcionado melhorias nos sistemas de trânsito ao nível de desempenho, segurança, conforto e economia. O surgimento dos chamados Sistemas Inteligentes de Transportes (ITS), que englobam um conjunto de aplicações envolvendo sensores, atuadores e controladores, tem como objetivo propiciar aos condutores, passageiros e ambiente, um maior nível de eficiência para o tráfego, mitigando e evitando a ocorrência de acidentes. As diretrizes fundamentais para melhorar a segurança do sistema de trânsito nos próximos anos são as funcionalidades que proporcionem evitar acidentes e proteger pedestres (crash avoidance e pedestrian protection), sendo que as tecnologias de comunicação que servirão como infraestrutura de comunicação entre aplicações, irão desempenhar um papel fundamental para habilitar aplicações como Vehicle-to-Vehicle (V2V), Vehicle-to-Road Infrastructure (V2R) e Vehicle-to-Pedestrian (V2P). Proporcionando ao condutor estar mais consciente do ambiente ao seu redor, permitindo-lhe reagir a tempo e adequadamente a situações inesperadas, tais como uma parada brusca, pouca visibilidade, objeto repentino, etc. Mas, além disto, os sistemas de comunicação veicular irão permitir englogar os veículos no conceito de Internet of Things, permitindo compartilhar e recolher informações dos veículos, estradas e seus arredores a fim de proporcionar uma infinidade de serviços de valor acrescentado a passageiros e condutores. Porém, estas redes de comunicação veicular (VANETs) ainda necessitam de avanços de forma a permitir tais aplicações. Uma vez que, as soluções de comunicação existentes não garantem suporte total das peculiaridades do ambiente veicular tais como mobilidade, escalabilidade, confiabilidade, qualidade de serviço, tempo de latência, etc. Em tal contexto, esse trabalho apresenta uma revisão do estado da arte para as tecnologias habilitadoras dessas comunicações, e também uma revisão por parte das ferramentas utilizadas nesses estudos, os simuladores. Trazendo por fim a avaliação por meio do simulador NS-3, dos protocolos de roteamento DSDV, AODV e OLSR, quando aplicados a redes de comunicação veicular. Onde foram analisados os parâmentros de taxa de entrega de pacotes (PDR), goodput, routing overhead e atraso de entrega, em diferentes condições de densidade da rede e velocidade de deslocamento dos Nós (veículos). Os resultados das simulações mostraram que tanto em condições de baixa densidade quanto em cenários com baixa velocidade de deslocamento, os protocolos DSDV e OLSR possuem um desempenho superior ao protocolo AODV. Porém com o aumento da quantidade de Nós e também em condições de aumento da velocidade os protocolos DSDV e AODV, são diretamente afetados e tem suas performances reduzidas. Sendo o protocolo OLSR o qual apresentou os melhores resultados, seja sob a influência do aumento densidade ou da velocidade, isto devido a sua boa característica de gerenciamento.
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O surgimento dos chamados Sistemas Inteligentes de Transportes (ITS), que englobam um conjunto de aplicações envolvendo sensores, atuadores e controladores, tem como objetivo propiciar aos condutores, passageiros e ambiente, um maior nível de eficiência para o tráfego, mitigando e evitando a ocorrência de acidentes. As diretrizes fundamentais para melhorar a segurança do sistema de trânsito nos próximos anos são as funcionalidades que proporcionem evitar acidentes e proteger pedestres (crash avoidance e pedestrian protection), sendo que as tecnologias de comunicação que servirão como infraestrutura de comunicação entre aplicações, irão desempenhar um papel fundamental para habilitar aplicações como Vehicle-to-Vehicle (V2V), Vehicle-to-Road Infrastructure (V2R) e Vehicle-to-Pedestrian (V2P). Proporcionando ao condutor estar mais consciente do ambiente ao seu redor, permitindo-lhe reagir a tempo e adequadamente a situações inesperadas, tais como uma parada brusca, pouca visibilidade, objeto repentino, etc. Mas, além disto, os sistemas de comunicação veicular irão permitir englogar os veículos no conceito de Internet of Things, permitindo compartilhar e recolher informações dos veículos, estradas e seus arredores a fim de proporcionar uma infinidade de serviços de valor acrescentado a passageiros e condutores. Porém, estas redes de comunicação veicular (VANETs) ainda necessitam de avanços de forma a permitir tais aplicações. Uma vez que, as soluções de comunicação existentes não garantem suporte total das peculiaridades do ambiente veicular tais como mobilidade, escalabilidade, confiabilidade, qualidade de serviço, tempo de latência, etc. Em tal contexto, esse trabalho apresenta uma revisão do estado da arte para as tecnologias habilitadoras dessas comunicações, e também uma revisão por parte das ferramentas utilizadas nesses estudos, os simuladores. Trazendo por fim a avaliação por meio do simulador NS-3, dos protocolos de roteamento DSDV, AODV e OLSR, quando aplicados a redes de comunicação veicular. Onde foram analisados os parâmentros de taxa de entrega de pacotes (PDR), goodput, routing overhead e atraso de entrega, em diferentes condições de densidade da rede e velocidade de deslocamento dos Nós (veículos). Os resultados das simulações mostraram que tanto em condições de baixa densidade quanto em cenários com baixa velocidade de deslocamento, os protocolos DSDV e OLSR possuem um desempenho superior ao protocolo AODV. Porém com o aumento da quantidade de Nós e também em condições de aumento da velocidade os protocolos DSDV e AODV, são diretamente afetados e tem suas performances reduzidas. Sendo o protocolo OLSR o qual apresentou os melhores resultados, seja sob a influência do aumento densidade ou da velocidade, isto devido a sua boa característica de gerenciamento.The number of vehicles has increased considerably each year, this increase has made another statistic grow gradually, which are deaths from traffic accidents. In addition to causing the increase in pollution levels. However, the exponential technological advancement of electronic systems has provided improvements in transit systems in terms of performance, safety, comfort and economy. The emergence of so-called Intelligent Transportation Systems (ITS), which include a set of applications involving sensors, actuators, and controllers, aims to provide for drivers, passengers and environment, a higher level of efficiency for traffic, mitigating and preventing the occurrence of accidents. The basic guidelines to improve the safety of the transit system in the coming years are features that provide avoid accidents and protect pedestrians, and communication technologies that serve as communication infrastructure between applications, will play a key role to enable, applications such as Vehicle-to-Vehicle (V2V), Vehicle-to-Road Infrastructure (V2R) and Vehicle-to-Pedestrian (V2P). Providing the driver to be more aware of the environment around you, allowing you to react in time and appropriately to unexpected situations such as a sudden stop, poor visibility, sudden object, etc. But in addition, the vehicle communication systems will allow to involve vehicles on the concept of Internet of Things, enabling sharing and collecting information of vehicles, roads and their surroundings to provide a multitude of value-added services to passengers and drivers. However, these Vehicular Communication Networks (VANETs), still need improvement in order to allow such applications. Since the existing communication solutions do not guarantee full support of the peculiarities of the car environment such as mobility, scalability, reliability, quality of service, latency, etc. In this context, this study presents a review of the state of the art for enabling technologies such communications, and also a review by the tools used in these studies, the simulators. Bringing an end to evaluation through the NS-3 simulator, routing protocols DSDV, AODV and OLSR, when applied to Vehicular Communication Networks. Where parameters like Package Delivery Rate (PDR), goodput, routing overhead and delivery delay were analysed, in different network conditions like density and travel speed of the nodes (vehicles). The simulation results showed that both low-density conditions and in scenarios with lowspeed, the protocols DSDV and OLSR have a better performance than AODV protocol. However, with increasing number of nodes and also increase the speed, the protocols DSDV and AODV are directly affected and has reduced their performance. Being the protocol OLSR which showed the best results, under the influence of increased density or speed, that due to its good feature management.Alves, Mário Jorge de Andrade FerreiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSantos, Guilherme dos2017-11-23T11:45:08Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10503TID:201749858porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:52:02Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10503Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:55.579288Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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