Relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/19513 |
Resumo: | O presente relatório pretende contribuir para a reflexão sobre a importância da interação das vivências, conhecimentos e competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental (EESM). Ao longo deste documento e de acordo com a metodologia descritiva e critico-reflexiva que foi utilizada, apresentam-se as competências, contextos, públicos-alvo/destinatários e estratégias de intervenção. Estas foram trabalhadas no estágio e revelam-se de grande importância para aplicação na prática profissional. O estágio foi composto por três módulos, designadamente (1) Promoção de estilos de vida saudável - Diagnóstico e intervenção, (2) Desenvolvimento de competências em unidades de intervenção na crise de adultos e o opcional (3) referente a Psicogeriatria e demências. Decorreu no Instituto de Saúde São João de Deus (ISSJD), em Barcelos. Estas três áreas compõem um todo que se consubstancia nas competências que o EESM deve ter, dado que é capaz de fazer avaliações biopsicossociais e usar intervenções técnicas adequadas, as quais são indispensáveis para que o utente mantenha a sua autonomia, quer após a alta - prevenção das recaídas - quer mesmo quando o utente está institucionalizado. Houve também oportunidade de desenvolver e aprofundar vocabulário e técnicas na área da saúde mental com os utentes e respetivas famílias. A intervenção verificou-se no âmbito do domicílio, do internamento em crise e no utente institucionalizado com doença mental crónica, como a demência, e com défice cognitivo. As técnicas privilegiadas foram a relação de ajuda e comunicação assertiva, as atividades pedagógicas e psicoeducação, gestão do estudo de caso e as intervenções psicoterapêuticas. Pelos resultados obtidos constata-se que, relativamente ao desenvolvimento e consolidação das competências do EESM, os quatro âmbitos são muito relevantes e se complementam. Estas foram alvo de treino com vista ao aperfeiçoamento da sua aplicação, projetando esses benefícios na prática profissional. |
id |
RCAP_e41e7f8ae1d9335308a6aa706ac0f35b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/19513 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágioEnfermeiroCompetências e saúde mentalNursingSkills and mental healthDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO presente relatório pretende contribuir para a reflexão sobre a importância da interação das vivências, conhecimentos e competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental (EESM). Ao longo deste documento e de acordo com a metodologia descritiva e critico-reflexiva que foi utilizada, apresentam-se as competências, contextos, públicos-alvo/destinatários e estratégias de intervenção. Estas foram trabalhadas no estágio e revelam-se de grande importância para aplicação na prática profissional. O estágio foi composto por três módulos, designadamente (1) Promoção de estilos de vida saudável - Diagnóstico e intervenção, (2) Desenvolvimento de competências em unidades de intervenção na crise de adultos e o opcional (3) referente a Psicogeriatria e demências. Decorreu no Instituto de Saúde São João de Deus (ISSJD), em Barcelos. Estas três áreas compõem um todo que se consubstancia nas competências que o EESM deve ter, dado que é capaz de fazer avaliações biopsicossociais e usar intervenções técnicas adequadas, as quais são indispensáveis para que o utente mantenha a sua autonomia, quer após a alta - prevenção das recaídas - quer mesmo quando o utente está institucionalizado. Houve também oportunidade de desenvolver e aprofundar vocabulário e técnicas na área da saúde mental com os utentes e respetivas famílias. A intervenção verificou-se no âmbito do domicílio, do internamento em crise e no utente institucionalizado com doença mental crónica, como a demência, e com défice cognitivo. As técnicas privilegiadas foram a relação de ajuda e comunicação assertiva, as atividades pedagógicas e psicoeducação, gestão do estudo de caso e as intervenções psicoterapêuticas. Pelos resultados obtidos constata-se que, relativamente ao desenvolvimento e consolidação das competências do EESM, os quatro âmbitos são muito relevantes e se complementam. Estas foram alvo de treino com vista ao aperfeiçoamento da sua aplicação, projetando esses benefícios na prática profissional.This report aims to contribute to the reflection of the importance of the interaction of experiences, knowledge and skills of Nurse Specialist in Mental Health Nursing (EESM).Throughout this document and in accordance with the descriptive and critical - reflective methodology that was used, are presented the skills, contexts, audiences and intervention strategies. These were trained on internship and are of great importance to reveal their use in professional practice. The internship was composed of three modules, namely (1) Healthy lifestyles promotion - Diagnosis and intervention, (2) Development of skills in units of intervention in crisis in adults and the optional one was in (3) Geriatrics and dementias. These were held at the Health Institute of São João de Deus, in Barcelos. These three areas are a whole that is reflected in the skills that the EESM should have, since it is able to make assessments and biopsychosocial interventions with appropriate techniques. This is indispensable for the patients to keep their autonomy, either after discharge - prevention of relapses - either even when they are institutionalized. There was the opportunity to develop and deepen vocabulary and techniques in the area of mental health clients and their families. The intervention was at the household, the internment in crisis and with the institutionalized clients, with chronic mental illness, such as dementia and cognitive deficit. The techniques used were the help relationship and assertive communication, psychoeducation and pedagogical activities, study case management and the psychotherapeutic interventions. By the results, it appears that for the development and consolidation of EESM the skills, in the four areas of expertise, are very relevant and complement each other. These require training in order to improve its implementation, designing these benefits in professional practice.Sá, Luis Octávio deVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRoca, Fátima Maria2016-04-05T13:40:48Z2015-11-0420152015-11-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/19513TID:201488051porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:25:34Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/19513Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:16:23.413613Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio |
title |
Relatório de estágio |
spellingShingle |
Relatório de estágio Roca, Fátima Maria Enfermeiro Competências e saúde mental Nursing Skills and mental health Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
title_short |
Relatório de estágio |
title_full |
Relatório de estágio |
title_fullStr |
Relatório de estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio |
title_sort |
Relatório de estágio |
author |
Roca, Fátima Maria |
author_facet |
Roca, Fátima Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sá, Luis Octávio de Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roca, Fátima Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermeiro Competências e saúde mental Nursing Skills and mental health Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
topic |
Enfermeiro Competências e saúde mental Nursing Skills and mental health Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
description |
O presente relatório pretende contribuir para a reflexão sobre a importância da interação das vivências, conhecimentos e competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental (EESM). Ao longo deste documento e de acordo com a metodologia descritiva e critico-reflexiva que foi utilizada, apresentam-se as competências, contextos, públicos-alvo/destinatários e estratégias de intervenção. Estas foram trabalhadas no estágio e revelam-se de grande importância para aplicação na prática profissional. O estágio foi composto por três módulos, designadamente (1) Promoção de estilos de vida saudável - Diagnóstico e intervenção, (2) Desenvolvimento de competências em unidades de intervenção na crise de adultos e o opcional (3) referente a Psicogeriatria e demências. Decorreu no Instituto de Saúde São João de Deus (ISSJD), em Barcelos. Estas três áreas compõem um todo que se consubstancia nas competências que o EESM deve ter, dado que é capaz de fazer avaliações biopsicossociais e usar intervenções técnicas adequadas, as quais são indispensáveis para que o utente mantenha a sua autonomia, quer após a alta - prevenção das recaídas - quer mesmo quando o utente está institucionalizado. Houve também oportunidade de desenvolver e aprofundar vocabulário e técnicas na área da saúde mental com os utentes e respetivas famílias. A intervenção verificou-se no âmbito do domicílio, do internamento em crise e no utente institucionalizado com doença mental crónica, como a demência, e com défice cognitivo. As técnicas privilegiadas foram a relação de ajuda e comunicação assertiva, as atividades pedagógicas e psicoeducação, gestão do estudo de caso e as intervenções psicoterapêuticas. Pelos resultados obtidos constata-se que, relativamente ao desenvolvimento e consolidação das competências do EESM, os quatro âmbitos são muito relevantes e se complementam. Estas foram alvo de treino com vista ao aperfeiçoamento da sua aplicação, projetando esses benefícios na prática profissional. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-04 2015 2015-11-04T00:00:00Z 2016-04-05T13:40:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/19513 TID:201488051 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/19513 |
identifier_str_mv |
TID:201488051 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131846988005376 |