O impacto das reformas portuárias no sector de recursos humanos dos portos: caso de estudo do Porto de Luanda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/47109 |
Resumo: | Durante as últimas décadas ocorreram grandes transformações no sector portuário, com especial relevo na sua gestão e operação. No decorrer desses anos tem-se vindo a verificar uma tendência mundial no que toca à crescente participação do sector privado nas atividades portuárias. Assim assistiu-se ao aparecimento generalizado do modelo de gestão de portos denominado Landlord Port que permite a concessão total ou parcial de terminais e suas operações entregues a entidades privadas, sistema homologado quase na totalidade dos portos da Europa Ocidental. Por força de todas estas alterações ocorridas a nível mundial e face aos desafios da modernização dos portos, tem sido desenvolvidos uma vasta literatura que pretende estudar os impactos causados pelas reformas portuárias tendo em vista criar as melhores condições para otimização dos sistemas portuários bem como a valorização e qualificação dos recursos humanos ao dispor dos portos e das empresas privadas que neles operam. Assinala-se que atualmente em Angola muitos dos seus portos alinharam pelo mesmo padrão de gestão tal como nos principais portos portugueses, assumindo-se como portos senhorios (Landlord Ports). Os portos angolanos, em particular o porto de Luanda, têm sofrido muitas alterações em consequência da reforma legislativa seguida que incluiu a necessidade de ajustar, quantitativa e qualitativamente os recursos humanos afetos às diferentes áreas do trabalho portuário e teve-se em conta as necessidades de mudanças nos seus modelos de organização e gestão, nas novas funções das autoridades portuária, nos sistemas de comunicação e de informação, numa perspetiva de lidar com os novos desafios da gestão e das tecnologias do sistema portuário. Este trabalho pretende apresentar uma reflexão sobre o enquadramento dos recursos humanos portuário diante de todas estas tendências que se observam nos atuais modelos de organização e gestão portuária adotado pelos portos em quase todo mundo e seus reflexos no Porto de Luanda, como caso de estudo. |
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O impacto das reformas portuárias no sector de recursos humanos dos portos: caso de estudo do Porto de LuandaAutoridade Portuária; Gestão de Recursos Humanos; Portos da Europa; Landlord Port; Porto de LuandaDurante as últimas décadas ocorreram grandes transformações no sector portuário, com especial relevo na sua gestão e operação. No decorrer desses anos tem-se vindo a verificar uma tendência mundial no que toca à crescente participação do sector privado nas atividades portuárias. Assim assistiu-se ao aparecimento generalizado do modelo de gestão de portos denominado Landlord Port que permite a concessão total ou parcial de terminais e suas operações entregues a entidades privadas, sistema homologado quase na totalidade dos portos da Europa Ocidental. Por força de todas estas alterações ocorridas a nível mundial e face aos desafios da modernização dos portos, tem sido desenvolvidos uma vasta literatura que pretende estudar os impactos causados pelas reformas portuárias tendo em vista criar as melhores condições para otimização dos sistemas portuários bem como a valorização e qualificação dos recursos humanos ao dispor dos portos e das empresas privadas que neles operam. Assinala-se que atualmente em Angola muitos dos seus portos alinharam pelo mesmo padrão de gestão tal como nos principais portos portugueses, assumindo-se como portos senhorios (Landlord Ports). Os portos angolanos, em particular o porto de Luanda, têm sofrido muitas alterações em consequência da reforma legislativa seguida que incluiu a necessidade de ajustar, quantitativa e qualitativamente os recursos humanos afetos às diferentes áreas do trabalho portuário e teve-se em conta as necessidades de mudanças nos seus modelos de organização e gestão, nas novas funções das autoridades portuária, nos sistemas de comunicação e de informação, numa perspetiva de lidar com os novos desafios da gestão e das tecnologias do sistema portuário. Este trabalho pretende apresentar uma reflexão sobre o enquadramento dos recursos humanos portuário diante de todas estas tendências que se observam nos atuais modelos de organização e gestão portuária adotado pelos portos em quase todo mundo e seus reflexos no Porto de Luanda, como caso de estudo.Cruz, Orlando MotaRepositório ComumOrlando, Emiliana2023-10-06T11:17:38Z2015-06-242015-06-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47109TID: 203361784porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-08T12:13:29Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47109Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:34:04.262499Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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