Tudo por um clique: estratégias para atrair, interagir e fidelizar no ciberjornalismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1304 |
Resumo: | Escrever uma notícia na Internet e fazê-la chegar eficazmente ao público implica, hoje, diversos momentos e mecanismos específicos. Atrair, manter, conduzir e fidelizar são as fases fundamentais da vida da notícia, cuja ciclo é, em grande medida, definido pelo utilizador. É necessário, em primeiro lugar, atrai-lo, para, em seguida, mantê-lo na página, navegando através da narrativa hipermédia. Seguidamente, deve o ciberjornalista conduzir o „ciberleitor‟ através da notícia e da „teia‟, que cria para garantir maior número de cliques possível. O call to action, cujo objetivo é „fidelizar‟, é o passo seguinte, mensurável através de várias ações possíveis do utilizador, que deve sempre continuar, nos momentos seguintes, a ser atraído. Visibilidade, interesse e sustentabilidade norteiam a elaboração da cibernotícia. O Google, as redes sociais, as caraterísticas da cibernotícia definidas pelas potencialidades oferecidas pela Web, através de uma narrativa hipermédia, são mecanismos que ajudam a garantir a sua visibilidade, configurando um novo paradigma na forma de construir uma notícia, sempre condicionada pela obrigatoriedade de ser sustentável. O clique – essencial à publicidade online - torna-se o elemento central e o objetivo desejado de qualquer cibernotícia. É para ele que trabalha o ciberjornalista, ansiando pela ação do utilizador. Este novo paradigma pressupõe uma dinâmica em que o curso da cibernotícia deverá cumprir determinados critérios, balizados pelos vários instrumentos de que o ciberjornalista dispõe para a elaborar, adaptada às caraterísticas particulares do meio e eficaz. Uma dinâmica que introduz necessariamente implicações à elaboração da cibernotícia e em que reside o objeto da nossa análise. |
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Tudo por um clique: estratégias para atrair, interagir e fidelizar no ciberjornalismoCiberjornalismoCiberjornalismo - Narrativa hipermédiaCiberjornalistaPubliciadde onlineFeeds Rss (Reallysimple Sydication)Escrever uma notícia na Internet e fazê-la chegar eficazmente ao público implica, hoje, diversos momentos e mecanismos específicos. Atrair, manter, conduzir e fidelizar são as fases fundamentais da vida da notícia, cuja ciclo é, em grande medida, definido pelo utilizador. É necessário, em primeiro lugar, atrai-lo, para, em seguida, mantê-lo na página, navegando através da narrativa hipermédia. Seguidamente, deve o ciberjornalista conduzir o „ciberleitor‟ através da notícia e da „teia‟, que cria para garantir maior número de cliques possível. O call to action, cujo objetivo é „fidelizar‟, é o passo seguinte, mensurável através de várias ações possíveis do utilizador, que deve sempre continuar, nos momentos seguintes, a ser atraído. Visibilidade, interesse e sustentabilidade norteiam a elaboração da cibernotícia. O Google, as redes sociais, as caraterísticas da cibernotícia definidas pelas potencialidades oferecidas pela Web, através de uma narrativa hipermédia, são mecanismos que ajudam a garantir a sua visibilidade, configurando um novo paradigma na forma de construir uma notícia, sempre condicionada pela obrigatoriedade de ser sustentável. O clique – essencial à publicidade online - torna-se o elemento central e o objetivo desejado de qualquer cibernotícia. É para ele que trabalha o ciberjornalista, ansiando pela ação do utilizador. Este novo paradigma pressupõe uma dinâmica em que o curso da cibernotícia deverá cumprir determinados critérios, balizados pelos vários instrumentos de que o ciberjornalista dispõe para a elaborar, adaptada às caraterísticas particulares do meio e eficaz. Uma dinâmica que introduz necessariamente implicações à elaboração da cibernotícia e em que reside o objeto da nossa análise.Writing news for the Web and make them arrive efficiently to the public demands, nowadays, several specific moments and strategies. Appeal, maintain, lead and create loyalty are the fundamental fases of the cibernews life, whose cycle is defined by the user. It is necessary, in the first place, appeal the user to, them, maintain him in the page, surfing through the hypermedia narrative. Then, the ciberjournalist should lead the user through the news and the web which the author elaborates to ensure the clicks highest number possible. The call to action, whose goal is to create loyalty, is the next moment, measurable through several possible actions of the user, who should always continue, in the next moments, to be appealed. Visibility, interest and sustainability define its preparation. Google, social networks, cibernews characteristics defined by the potencial offered by the Web, through the hypermedia narrative are strategies that help built its visibility, configuring a new paradigm in the way a cibernews is prepared, always limited by the obligation of being sustainable. The click - essential for online publicity – becomes the central element and the desirable goal of any cibernews. It is towards this goal that the ciberjournalist works, wishing for the user action. This new paradigm presupposes a new dynamic in which the cibernews path should fulfil several criteria restricted by the diverse instruments for its elaboration that are at the ciberjournalist disposal, effective and adapted to the particular characteristics of the media. A dynamic that necessarily introduces implications in the way a cibernews is made and in wich lies the target of our analyses.Universidade da Beira InteriorNogueira, Luis Carlos da CostaFerreira, Ivone Marília CarinhasuBibliorumFonseca, Ana Maria Clara2013-09-03T09:10:56Z2011-092011-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1304porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:36:52Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1304Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:10.586941Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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