Integração do projetor de vídeo na educação: Estudo com professores do Ensino Superior em Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbante, Cesário José Sanjambo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/22776
Resumo: A educação tem, nesta nova era, novas funções com o propósito de corresponder às exigências desta sociedade em mudança. Atualmente, verifica-se, na maioria das Universidades, a utilização, em diferentes contextos, de diversos recursos tecnológicos, em particular, o uso do projetor pelos professores em sala de aula. A metodologia deste estudo inscreve-se numa perspetiva qualitativa, sustentada no que é designado na literatura como investigação de tipo interpretativo. Neste sentido, o estudo pretendeu analisar a integração do projetor de vídeo em sala de aula e o índice de utilização nas práticas letivas dos professores em duas Instituições de Ensino Superior Angolanas. Os resultados tendem a evidenciar a contínua inclusão das tecnologias da informação e da comunicação na educação e de utilização regular do projetor de vídeo por parte dos professores nas suas práticas letivas. Por outro lado, verificou-se ainda alguns desajustes, quanto à instalação do projetor em algumas salas de aula.
id RCAP_e43b8538084cc00be94d9b96c6b74b36
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/22776
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Integração do projetor de vídeo na educação: Estudo com professores do Ensino Superior em AngolaIntegration of the video projector in education: Study with Higher Education teachers in AngolaEnsino superiorProfessorSala de aulaProjetor de vídeoA educação tem, nesta nova era, novas funções com o propósito de corresponder às exigências desta sociedade em mudança. Atualmente, verifica-se, na maioria das Universidades, a utilização, em diferentes contextos, de diversos recursos tecnológicos, em particular, o uso do projetor pelos professores em sala de aula. A metodologia deste estudo inscreve-se numa perspetiva qualitativa, sustentada no que é designado na literatura como investigação de tipo interpretativo. Neste sentido, o estudo pretendeu analisar a integração do projetor de vídeo em sala de aula e o índice de utilização nas práticas letivas dos professores em duas Instituições de Ensino Superior Angolanas. Os resultados tendem a evidenciar a contínua inclusão das tecnologias da informação e da comunicação na educação e de utilização regular do projetor de vídeo por parte dos professores nas suas práticas letivas. Por outro lado, verificou-se ainda alguns desajustes, quanto à instalação do projetor em algumas salas de aula.Education has, in this new era, new functions with the objective of corresponding to the people of this changing society. Currently, verify, in most Universities, the use, in different contexts, different technological resources, in particular, the use of the projector by teachers in the classroom. The methodology of this study is part of a qualitative perspective, based on what is referred to in the literature as interpretative research. In this sense, the study aimed to analyze the integration of the video projector in the classroom and the rate of use in the teaching practices of teachers in the two Higher Education Institutions in Angola. The results obtained demonstrate the continuous inclusion of information and communication technologies in education and regular use of the video projector by teachers in their teaching practices. On the other hand, there were still some mismatches, regarding the installation of the projector in some classrooms.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBBarbante, Cesário José Sanjambo2020-10-02T14:31:29Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/22776porBarbante, Cesário José Sanjambo (2020). Integração do projetor de vídeo na educação: Estudo com professores do Ensino Superior em Angola. In Eduser - Revista de Educação. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança. ISSN 1645-4774.12:1, p. 27-381645-477410.34620/eduser.v12i1.135info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:50:59Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/22776Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:13:54.949091Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Integração do projetor de vídeo na educação: Estudo com professores do Ensino Superior em Angola
Integration of the video projector in education: Study with Higher Education teachers in Angola
title Integração do projetor de vídeo na educação: Estudo com professores do Ensino Superior em Angola
spellingShingle Integração do projetor de vídeo na educação: Estudo com professores do Ensino Superior em Angola
Barbante, Cesário José Sanjambo
Ensino superior
Professor
Sala de aula
Projetor de vídeo
title_short Integração do projetor de vídeo na educação: Estudo com professores do Ensino Superior em Angola
title_full Integração do projetor de vídeo na educação: Estudo com professores do Ensino Superior em Angola
title_fullStr Integração do projetor de vídeo na educação: Estudo com professores do Ensino Superior em Angola
title_full_unstemmed Integração do projetor de vídeo na educação: Estudo com professores do Ensino Superior em Angola
title_sort Integração do projetor de vídeo na educação: Estudo com professores do Ensino Superior em Angola
author Barbante, Cesário José Sanjambo
author_facet Barbante, Cesário José Sanjambo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbante, Cesário José Sanjambo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Professor
Sala de aula
Projetor de vídeo
topic Ensino superior
Professor
Sala de aula
Projetor de vídeo
description A educação tem, nesta nova era, novas funções com o propósito de corresponder às exigências desta sociedade em mudança. Atualmente, verifica-se, na maioria das Universidades, a utilização, em diferentes contextos, de diversos recursos tecnológicos, em particular, o uso do projetor pelos professores em sala de aula. A metodologia deste estudo inscreve-se numa perspetiva qualitativa, sustentada no que é designado na literatura como investigação de tipo interpretativo. Neste sentido, o estudo pretendeu analisar a integração do projetor de vídeo em sala de aula e o índice de utilização nas práticas letivas dos professores em duas Instituições de Ensino Superior Angolanas. Os resultados tendem a evidenciar a contínua inclusão das tecnologias da informação e da comunicação na educação e de utilização regular do projetor de vídeo por parte dos professores nas suas práticas letivas. Por outro lado, verificou-se ainda alguns desajustes, quanto à instalação do projetor em algumas salas de aula.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-02T14:31:29Z
2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/22776
url http://hdl.handle.net/10198/22776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Barbante, Cesário José Sanjambo (2020). Integração do projetor de vídeo na educação: Estudo com professores do Ensino Superior em Angola. In Eduser - Revista de Educação. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança. ISSN 1645-4774.12:1, p. 27-38
1645-4774
10.34620/eduser.v12i1.135
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135417546571776