Integração do projetor de vídeo na educação: Estudo com professores do Ensino Superior em Angola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/22776 |
Resumo: | A educação tem, nesta nova era, novas funções com o propósito de corresponder às exigências desta sociedade em mudança. Atualmente, verifica-se, na maioria das Universidades, a utilização, em diferentes contextos, de diversos recursos tecnológicos, em particular, o uso do projetor pelos professores em sala de aula. A metodologia deste estudo inscreve-se numa perspetiva qualitativa, sustentada no que é designado na literatura como investigação de tipo interpretativo. Neste sentido, o estudo pretendeu analisar a integração do projetor de vídeo em sala de aula e o índice de utilização nas práticas letivas dos professores em duas Instituições de Ensino Superior Angolanas. Os resultados tendem a evidenciar a contínua inclusão das tecnologias da informação e da comunicação na educação e de utilização regular do projetor de vídeo por parte dos professores nas suas práticas letivas. Por outro lado, verificou-se ainda alguns desajustes, quanto à instalação do projetor em algumas salas de aula. |
id |
RCAP_e43b8538084cc00be94d9b96c6b74b36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/22776 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Integração do projetor de vídeo na educação: Estudo com professores do Ensino Superior em AngolaIntegration of the video projector in education: Study with Higher Education teachers in AngolaEnsino superiorProfessorSala de aulaProjetor de vídeoA educação tem, nesta nova era, novas funções com o propósito de corresponder às exigências desta sociedade em mudança. Atualmente, verifica-se, na maioria das Universidades, a utilização, em diferentes contextos, de diversos recursos tecnológicos, em particular, o uso do projetor pelos professores em sala de aula. A metodologia deste estudo inscreve-se numa perspetiva qualitativa, sustentada no que é designado na literatura como investigação de tipo interpretativo. Neste sentido, o estudo pretendeu analisar a integração do projetor de vídeo em sala de aula e o índice de utilização nas práticas letivas dos professores em duas Instituições de Ensino Superior Angolanas. Os resultados tendem a evidenciar a contínua inclusão das tecnologias da informação e da comunicação na educação e de utilização regular do projetor de vídeo por parte dos professores nas suas práticas letivas. Por outro lado, verificou-se ainda alguns desajustes, quanto à instalação do projetor em algumas salas de aula.Education has, in this new era, new functions with the objective of corresponding to the people of this changing society. Currently, verify, in most Universities, the use, in different contexts, different technological resources, in particular, the use of the projector by teachers in the classroom. The methodology of this study is part of a qualitative perspective, based on what is referred to in the literature as interpretative research. In this sense, the study aimed to analyze the integration of the video projector in the classroom and the rate of use in the teaching practices of teachers in the two Higher Education Institutions in Angola. The results obtained demonstrate the continuous inclusion of information and communication technologies in education and regular use of the video projector by teachers in their teaching practices. On the other hand, there were still some mismatches, regarding the installation of the projector in some classrooms.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBBarbante, Cesário José Sanjambo2020-10-02T14:31:29Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/22776porBarbante, Cesário José Sanjambo (2020). Integração do projetor de vídeo na educação: Estudo com professores do Ensino Superior em Angola. In Eduser - Revista de Educação. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança. ISSN 1645-4774.12:1, p. 27-381645-477410.34620/eduser.v12i1.135info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:50:59Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/22776Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:13:54.949091Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integração do projetor de vídeo na educação: Estudo com professores do Ensino Superior em Angola Integration of the video projector in education: Study with Higher Education teachers in Angola |
title |
Integração do projetor de vídeo na educação: Estudo com professores do Ensino Superior em Angola |
spellingShingle |
Integração do projetor de vídeo na educação: Estudo com professores do Ensino Superior em Angola Barbante, Cesário José Sanjambo Ensino superior Professor Sala de aula Projetor de vídeo |
title_short |
Integração do projetor de vídeo na educação: Estudo com professores do Ensino Superior em Angola |
title_full |
Integração do projetor de vídeo na educação: Estudo com professores do Ensino Superior em Angola |
title_fullStr |
Integração do projetor de vídeo na educação: Estudo com professores do Ensino Superior em Angola |
title_full_unstemmed |
Integração do projetor de vídeo na educação: Estudo com professores do Ensino Superior em Angola |
title_sort |
Integração do projetor de vídeo na educação: Estudo com professores do Ensino Superior em Angola |
author |
Barbante, Cesário José Sanjambo |
author_facet |
Barbante, Cesário José Sanjambo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbante, Cesário José Sanjambo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Professor Sala de aula Projetor de vídeo |
topic |
Ensino superior Professor Sala de aula Projetor de vídeo |
description |
A educação tem, nesta nova era, novas funções com o propósito de corresponder às exigências desta sociedade em mudança. Atualmente, verifica-se, na maioria das Universidades, a utilização, em diferentes contextos, de diversos recursos tecnológicos, em particular, o uso do projetor pelos professores em sala de aula. A metodologia deste estudo inscreve-se numa perspetiva qualitativa, sustentada no que é designado na literatura como investigação de tipo interpretativo. Neste sentido, o estudo pretendeu analisar a integração do projetor de vídeo em sala de aula e o índice de utilização nas práticas letivas dos professores em duas Instituições de Ensino Superior Angolanas. Os resultados tendem a evidenciar a contínua inclusão das tecnologias da informação e da comunicação na educação e de utilização regular do projetor de vídeo por parte dos professores nas suas práticas letivas. Por outro lado, verificou-se ainda alguns desajustes, quanto à instalação do projetor em algumas salas de aula. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-02T14:31:29Z 2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/22776 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/22776 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Barbante, Cesário José Sanjambo (2020). Integração do projetor de vídeo na educação: Estudo com professores do Ensino Superior em Angola. In Eduser - Revista de Educação. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança. ISSN 1645-4774.12:1, p. 27-38 1645-4774 10.34620/eduser.v12i1.135 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135417546571776 |