Azulejaria de S. João de Deus em Portugal, séculos XVII-XXI. Roteiro Cultural e Turístico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/29009 |
Resumo: | O presente livro aborda a representação de S. João de Deus na azulejaria. S. João de Deus ainda não tinha sido abordado na azulejaria em Portugal de forma sistemática, comparativamente às outras figurações iconográficas do Santo e de outros Santos, que têm por base a pintura e a escultura e estão, inúmeras vezes, referenciados em livros temáticos. Sendo Portugal o paí do azulejo, também a Ordem Hospitaleira de S. João de Deus não foi indiferente, em fazer representar o seu fundador neste suporte cerâmico. Os motivos para tal arte são facilmente encontrados na extensa bibliografia, desde o século XVII até ao presente, que enriqueceu o interior das obras literárias, com inúmeras gravuras e estampas. Os gravadores têm sido, para a obra de Frei António de Gouveia, de 1659, e de Manuel Trinchería, de 1773, solicitados a conceber e produzir registos evocativos da vida e obra do Santo, permitindo aos encomendadores, quer reais, quer religiosos e públicos, elementos suficientes para a obra azulejar que chegou até ao presente. O desenvolvimento artístico em torno de S. João de Deus deve-se, fundamentalmente, à devoção que os Irmãos Hospitaleiros desenvolveram em Portugal em torno do seu fundador, essencialmente a partir do Convento-Hospital em Lisboa, desde os inícios do século XVIII. |
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Azulejaria de S. João de Deus em Portugal, séculos XVII-XXI. Roteiro Cultural e TurísticoAzulejariaJoão de Deus, Santo, 1495-1550 - Em azulejosRepresentaçãoO presente livro aborda a representação de S. João de Deus na azulejaria. S. João de Deus ainda não tinha sido abordado na azulejaria em Portugal de forma sistemática, comparativamente às outras figurações iconográficas do Santo e de outros Santos, que têm por base a pintura e a escultura e estão, inúmeras vezes, referenciados em livros temáticos. Sendo Portugal o paí do azulejo, também a Ordem Hospitaleira de S. João de Deus não foi indiferente, em fazer representar o seu fundador neste suporte cerâmico. Os motivos para tal arte são facilmente encontrados na extensa bibliografia, desde o século XVII até ao presente, que enriqueceu o interior das obras literárias, com inúmeras gravuras e estampas. Os gravadores têm sido, para a obra de Frei António de Gouveia, de 1659, e de Manuel Trinchería, de 1773, solicitados a conceber e produzir registos evocativos da vida e obra do Santo, permitindo aos encomendadores, quer reais, quer religiosos e públicos, elementos suficientes para a obra azulejar que chegou até ao presente. O desenvolvimento artístico em torno de S. João de Deus deve-se, fundamentalmente, à devoção que os Irmãos Hospitaleiros desenvolveram em Portugal em torno do seu fundador, essencialmente a partir do Convento-Hospital em Lisboa, desde os inícios do século XVIII.Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e EuropeiasRepositório da Universidade de LisboaBorges, Augusto Moutinho2017-09-21T10:22:22Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/29009por978-989-97458-0-3info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:21:05Zoai:repositorio.ul.pt:10451/29009Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:03.758921Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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